Íncio

sábado, 13 de outubro de 2012

Estudar sua História


Senti valorizado e poder desenvolver noções necessárias para a formação do pensamento histórico quando localiza fatos significativos e refletindo sobre o tempo de sua própria vida.

Enfatizar o caráter subjetivo do conhecimento histórico,um vez que o homem (e o historiador) não registra tudo, mas produz “soluções”, recortes da realidade conforme sua experiência e projeto de sociedade.

Destaque para as lembranças e esquecimentos como componentes essenciais na formação da memória tem objetivo.

 Ao socializar e comparar as diferentes historias de vida.

Ao socializar e comparar as diferentes historias de vida.

 Os alunos estarão trabalhando as noções de SEMELHANÇA E DIFERENÇAS. Ao mesmo tempo, estarão construindo e resgatando sua identidade individual e coletiva a partir do grupo social do qual fazem parte.

 Descatas para os alunos que eles estão recuperando o passado por meio de lembranças, da memória pessoal de cada um (esta pode também ser enriquecida com pesquisa em outras fontes de informação, sejam orais ou escritas.

A montar a sua própria história buscando diferentes fontes (depoimentos de pessoas da família, certidão de nascimento, carteira de vacinação, certidão de batismo, fotografias e objetos pessoais), o aluno recupera uma história que está preservada em documentos escritos, visuais ou orais relacionados ao grupo social ao qual pertence. A partir daí começam-se a estabelecer nexos entre a história individual e a coletiva.

 Os alunos tomarão contate com idéia de que a sua identidade faz parte da história do grupo: como indivíduos, constituem esse grupo social e são constituídos por ele. E, ao relacionar a historia de vida com os fatos públicos marcantes (acontecimentos políticos, artísticos, econômicos, etc.),eles compreenderão que a história individual está inserida em um contexto mais amplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.