Senti
valorizado e poder desenvolver noções necessárias para a formação do pensamento
histórico quando localiza fatos significativos e refletindo sobre o tempo de
sua própria vida.
Enfatizar
o caráter subjetivo do conhecimento histórico,um vez que o homem (e o
historiador) não registra tudo, mas produz “soluções”, recortes da realidade
conforme sua experiência e projeto de sociedade.
Destaque
para as lembranças e esquecimentos como componentes essenciais na formação da
memória tem objetivo.
Ao
socializar e comparar as diferentes historias de vida.
Ao
socializar e comparar as diferentes historias de vida.
Os
alunos estarão trabalhando as noções de SEMELHANÇA E DIFERENÇAS. Ao mesmo
tempo, estarão construindo e resgatando sua identidade individual e coletiva a
partir do grupo social do qual fazem parte.
Descatas
para os alunos que eles estão recuperando o passado por meio de lembranças, da
memória pessoal de cada um (esta pode também ser enriquecida com pesquisa em
outras fontes de informação, sejam orais ou escritas.
A
montar a sua própria história buscando diferentes fontes (depoimentos de
pessoas da família, certidão de nascimento, carteira de vacinação, certidão de
batismo, fotografias e objetos pessoais), o aluno recupera uma história que
está preservada em documentos escritos, visuais ou orais relacionados ao grupo
social ao qual pertence. A partir daí começam-se a estabelecer nexos entre a
história individual e a coletiva.
Os
alunos tomarão contate com idéia de que a sua identidade faz parte da história
do grupo: como indivíduos, constituem esse grupo social e são constituídos por
ele. E, ao relacionar a historia de vida com os fatos públicos marcantes (acontecimentos
políticos, artísticos, econômicos, etc.),eles compreenderão que a história
individual está inserida em um contexto mais amplo.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.