Plano de curso 5ª série (7º ano)
A aprendizagem educação física auxilia o educando a entender
e respeitar o próprio corpo e a usufruir do
exercício físico em beneficio próprio, sem correr risco de prejuízo a
sua saúde e nem seguir os padrões com rigor que muitas vezes observamos.
A educação física contribui para o educando ter uma vida
melhor, aliada ao trabalho, à família, à comunidade e ao lazer, favorecendo o
conhecimento, o respeito e a valorização da pluralidade de manifestações da
cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo as como recurso valioso para
a integração entre pessoas e entre grupos sociais e étnicos.
Assim concebe as praticas corporais como construídas
historicamente com intenções e significados, que precisam ser apropriados de
forma critica, por parte de todo o segmento da sociedade assistido por esta
rede de ensino, colaborando, assim, para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Ementa:
características gerais dos meninos e das meninas;
maturação motora; maturação física, maturação perceptiva; maturação cognitiva;
maturação psicossocial.
A educação física e os avanços tecnológicos, atividade,
exercício e aptidão física, futebol, voleibol, ginástica.
Habilidades básicas; variações de caminhar, variações de
lançamentos. Variação na forma de saltar.
Objetivos gerais:
- formar um sujeito participativo, capaz de entender e a
respeitar o próprio corpo, usufruindo do exercício físico em beneficio próprio,
sem correr riscos e prejuízos a sua saúde.
- conhecer o desenvolvimento das proporções corporais e as
transformações do ser humano à medida que cresce e é estimulado.
- compreender e melhorar os sistemas básicos do movimento
corporal para o desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio, da agilidade, do
ritmo e da tomada de consciência do cuidado com o seu próprio corpo.
Objetivos
específicos:
ü
Coordenar sem dificuldade, o movimento de braços e pernas, mediante
deslocamento livres e dirigidos.
ü
Conhecer as diferentes técnicas para saltar e desenvolver a coordenação motora
e agilidade por meio de atividades da integração que busquem um beneficio
comum.
ü
Conhecer o desenvolvimento das proporções corporais e as transformações do ser
humano
À medida que cresce e é estimulado.
ü
Compreender e melhorar os sistemas básicos do movimento corporal para o
desenvolvimento do coordenação, do equilíbrio da agilidade, do ritmo e da
tomada de consciência do cuidado com o seu próprio corpo.
ü
Aprender a jogar de forma livre e espontâneo, acatando as regras e orientações
de cada jogo, respeitando as capacidades individuais das pessoas para o
desenvolvimento de habilidades.
ü
Conhecer as informações técnicas de alguns esportes como um meio motivador que
impulsione os alunos para a pratica regular de modalidades esportivos.
ü
Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e a adoção de hábitos
saudáveis de vida.
Conteúdos
Programáticos:
1º Período
Características gerais dos meninos e das meninas de 3 a 5 anos
Características gerais dos meninos e das meninas de 6 a 7 anos
Características gerais dos meninos e das meninas de 8 a 9 anos
Características gerais dos meninos e das meninas de 10 a 11 anos
Características gerais dos meninos e das meninas de 12 a 13 anos
Características gerais dos meninos e das meninas de 14 a 15 anos
Habilidades Básicas,
Variações de caminhar.
Variações de correr
Variações na forma de saltar
Variações de lançamentos
2º Período
A origem da atividade física
A educação física e os avanços tecnológicos
Método Sueco; Método de Amorós, Lalistencia
A 0influencia cultural e educação física no Brasil
3º Período
Atividade, exercício e adaptação física
Cuidados necessários na pratica de exercícios físicos e na melhoria da
qualidade de vida
O ser humano competitivo
O ser humano cooperativo
O que posso fazer em 5 minutos para ter uma qualidade na vida cotidiana
Jogos competitivos
4º Período
Jogos (Função lúdica e educativa)
Lazer uma necessidade para todos
Futebol: de praia de quadra, de campo
Voleibol: de quadra e praia
Quando o exercício físico pode ser prejudicial à saúde
Exercício físico e Doping
Ginástica
Metodologia
Trabalhos individuais e em grupos
Praticas de exercícios físicos (educação física pratica)
Exercício teórico
Produção de texto
Avaliação
A avaliação será processual através de atividades proposta
pelo professor envolvendo interesse, participação, comportamento.
Bibliografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.