Otrabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual
os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A
educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal,
sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as
sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar
no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepará-los para
a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social. Não
há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade. Aprática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o
processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que
os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de
necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.
Através da ação educativa o meio social
exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem
essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e
transformadora em relação ao meio social. Tais influências se manifestam
através de conhecimentos, experiências, valores, crenças, modos de agir,
técnicas e costumes acumulados por muitas gerações de indivíduos e grupos,
transmitidos, assimilados e recriados pelas novas gerações. Em sentido amplo, a
educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos
quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo
simples fato de existirem socialmente; neste sentido, a prática educativa
existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes
da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos
costumes, das formas de convivência humana. Em sentido estrito, a educação
ocorre em instituições específicas, escolares ou não, com escolas ou outras agências
de instrução e educação (igrejas, partidos, empresas) implicando ações de
ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematização, procedimentos
didáticos. Cumpre acentuar, no entanto, que a educação propriamente escolar se
destaca entre as demais formas de educação intencional por ser suporte e
requisito delas. Com efeito, é a escolarização básica que possibilita aos
indivíduos aproveitar e interpretar, consciente e criticamente, outras
influências educativas ( mormente os meios de comunicação em massa), a
participação efetiva dos indivíduos e grupos nas decisões que permeiam a
sociedade sem a educação intencional e sistematizada provida pela educação
escolar.
As
formas que assume a prática educativa, sejam não-intencionais ou intencionais,
formais ou não-formais, escolares ou extra-escolares, se interpenetram. Oprocesso educativo, onde quer que se dê, é sempre contextualizado social e
politicamente; há uma subordinação sociedade que lhe faz exigências, determina
objetivos e lhe provê condições e meios de ação. Vejamos mais de perto como se
estabelecem os vínculos entre sociedade e educação.
Conforme
dissemos, a educação é um fenômeno social. Isso significa que ela é parte
integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada
sociedade. Na sociedade brasileira atual, a estrutura social se apresenta
dividida em classes e grupos sociais com interesses distintos e antagônicos;
esse fato repercute tanto na organização econômica e política quanto na prática
educativa. Assim, as finalidades e meios da educação subordinam-se à estrutura
e dinâmica das relações entre as classes sociais, ou seja, são socialmente
determinados.
Que significa a expressão “a educação é
socialmente determinada”? Significa que a prática educativa, e especialmente os
objetivos e conteúdos
do ensino e
o trabalho docente,
estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
Com efeito, a prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade –
assim como os acontecimentos da vida cotidiana, os fatos políticos e econômicos
etc. – é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social
a que está subordinada. A estrutura social e as formas sociais pelas quais a
sociedade se organiza são uma decorrência do fato de que, desde o início da sua
existência, os homens vivem em grupos; sua vida está na dependência da vida de
outros membros do grupo social, ou seja, a história humana, a história da sua
vida e a história da sociedade se constituem e se desenvolvem na dinâmica das
relações sociais. Este fato é fundamental para se compreender que a organização
da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão
implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática
concreta dos homens.
Gostaria que essas postagens legais viessem com as referências, para que pudesse consultar mais sobre o assunto.
ResponderExcluir