1)
Após a leitura do texto
“curiosidade de pesquisador” explique como ocorreu o ensino de ciências desde
os primeiros anos até os dias atuais.
Antigamente a disciplina de
ciências era trabalhada tradicionalmente nas escolas de forma que os alunos não
tinham oportunidade de questionar e si davam a importância apenas de memorizar.
Mais a partir dos anos 60 essa
pratica começou a ser questionada devido os avanços tecnológicos que
possibilitaram o homem nas suas experiências e ter novos conceitos.
Mais para isso acontecer foram
vários anos de tentativas dentre eles:
Ø
Em
1970 a sociedade brasileira critica a formação do professor em áreas
especificas.
Ø
Em
1971 a LDB torna obrigatório o ensino de ciências para todas as series do
ginásio.
Ø
Em
1972 o MEC cria o projeto de melhoria do ensino de ciência para a capacitação
de professores do 2º grau.
Ø
Em
1980 são incluídos nas aulas temas como tecnologia, meio ambiente e saúde.
Ø
Em
2001 convenio entre a academia de ciências do Brasil e da França implementa o
programa ABC, para formar professores na metodologia investigativa.
2)
Comente sobre o método cientifico
e suas etapas destacando a sua importância para o processo de ensino e
aprendizagem de ciências naturais.
Os primeiros passos do método
cientifico são:
·
Hipóteses – Ao levantar hipóteses que nem
sempre são comprovadas pelos experimentos, as crianças passam a duvidar dos
conceitos prontos que recebem. E a partir disso passam a ter opinião própria.
·
Experimentos – O aluno interage melhor e
participa realmente de forma pratica tirando suas conclusões.
·
Conclusão – Um dos espaços que contribuem
bastante para os alunos tirarem suas conclusões ao experimento, pois a partir
daí começam a ter novas visões.
3)
Com suas palavras escreva como
deve ser o ensino de ciências naturais conforme o PCN dessa disciplina.
Que os conteúdos sejam
trabalhados em blocos temáticos seguindo padrões rígidos possibilitando
estabelecer diferentes sequencia internas aos ciclos, trabalhando conteúdos
locais e fazendo conexões com diferentes blocos e áreas.
Os conteúdos devem favorecer
também a construção de uma visão de mundo. Onde o homem seja um agente de
transformação.
Os objetivos deve ser traçado de
maneira que os alunos compreendam a natureza como um todo dinâmico
identificando as relações entre conhecimento cientifico, produção de tecnologia
e condições de vida no mundo de hoje em sua evolução histórica.
4)
Cite e esclareça um dos
fundamentos apontado por Celso Antunes para que se transforme informações em
conhecimentos.
Celso Antunes esclareceu no vídeo
como acontece o processo de aprendizagem abordando conceitos importantes sobre
a aprendizagem significativo e a mecânica onde ele coloca que essas noções
tiveram um impacto importante tanto na vida do aluno como na do professor .
Celso Antunes esclareceu os
seguintes fundamentos:
Ø
Ciências – Onde ele abordou os avanços
científicos que possibilitaram um saber mais sobre a aprendizagem de hoje.
Ø
Memória e Aprendizagem – Aqui ele destacou que nossa
memória não guarda textos mais sim palavras.
Ø
Diferentes Caminhos – Nem todos os alunos aprendem da
mesma forma por isso o professor sempre deve buscar novas metodologias para
facilitar o ensino aprendizagem.
Ø
Habilidades – Aqui entra a ação do professor
levando em conta as habilidades operatórias.
Ø
Modelos – Nos seres humanos aprendemos a
partir de modelos ou seja com nosso próprio “eu” e o convívio social.
Ø
Multiplicidade - Aqui eles destacou o
trabalho com as múltiplas linguagem do aluno.
Ø
O Bom Professor – Aquele que se organiza dentro
dos processos de aprendizagem.
Ø
Avaliação – Como instrumento de aprendizagem
deve ser sempre avaliado o ótimo de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.