Íncio

sábado, 13 de outubro de 2012

QUESTIONÁRIO: Ensino de ciências desde os primeiros anos até os dias atuais.

1)                      Após a leitura do texto “curiosidade de pesquisador” explique como ocorreu o ensino de ciências desde os primeiros anos até os dias atuais.
Antigamente a disciplina de ciências era trabalhada tradicionalmente nas escolas de forma que os alunos não tinham oportunidade de questionar e si davam a importância apenas de memorizar.
Mais a partir dos anos 60 essa pratica começou a ser questionada devido os avanços tecnológicos que possibilitaram o homem nas suas experiências e ter novos conceitos.
Mais para isso acontecer foram vários anos de tentativas dentre eles:
Ø     Em 1970 a sociedade brasileira critica a formação do professor em áreas especificas.
Ø     Em 1971 a LDB torna obrigatório o ensino de ciências para todas as series do ginásio.
Ø     Em 1972 o MEC cria o projeto de melhoria do ensino de ciência para a capacitação de professores do 2º grau.
Ø     Em 1980 são incluídos nas aulas temas como tecnologia, meio ambiente e saúde.
Ø     Em 2001 convenio entre a academia de ciências do Brasil e da França implementa o programa ABC, para formar professores na metodologia investigativa.


2)                      Comente sobre o método cientifico e suas etapas destacando a sua importância para o processo de ensino e aprendizagem de ciências naturais.
Os primeiros passos do método cientifico são:
· Hipóteses – Ao levantar hipóteses que nem sempre são comprovadas pelos experimentos, as crianças passam a duvidar dos conceitos prontos que recebem. E a partir disso passam a ter opinião própria.
· Experimentos – O aluno interage melhor e participa realmente de forma pratica tirando suas conclusões.
· Conclusão – Um dos espaços que contribuem bastante para os alunos tirarem suas conclusões ao experimento, pois a partir daí começam a ter novas visões.
3)                      Com suas palavras escreva como deve ser o ensino de ciências naturais conforme o PCN dessa disciplina.
Que os conteúdos sejam trabalhados em blocos temáticos seguindo padrões rígidos possibilitando estabelecer diferentes sequencia internas aos ciclos, trabalhando conteúdos locais e fazendo conexões com diferentes blocos e áreas.
Os conteúdos devem favorecer também a construção de uma visão de mundo. Onde o homem seja um agente de transformação.
Os objetivos deve ser traçado de maneira que os alunos compreendam a natureza como um todo dinâmico identificando as relações entre conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje em sua evolução histórica.
4)                      Cite e esclareça um dos fundamentos apontado por Celso Antunes para que se transforme informações em conhecimentos.
Celso Antunes esclareceu no vídeo como acontece o processo de aprendizagem abordando conceitos importantes sobre a aprendizagem significativo e a mecânica onde ele coloca que essas noções tiveram um impacto importante tanto na vida do aluno como na do professor .
Celso Antunes esclareceu os seguintes fundamentos:
Ø     Ciências – Onde ele abordou os avanços científicos que possibilitaram um saber mais sobre a aprendizagem de hoje.
Ø     Memória e Aprendizagem – Aqui ele destacou que nossa memória não guarda textos mais sim palavras.
Ø     Diferentes Caminhos – Nem todos os alunos aprendem da mesma forma por isso o professor sempre deve buscar novas metodologias para facilitar o ensino aprendizagem.
Ø     Habilidades – Aqui entra a ação do professor levando em conta as habilidades operatórias.
Ø     Modelos – Nos seres humanos aprendemos a partir de modelos ou seja com nosso próprio “eu” e o convívio social.
Ø     Multiplicidade -  Aqui eles destacou o trabalho com as múltiplas linguagem do aluno.
Ø     O Bom Professor – Aquele que se organiza dentro dos processos de aprendizagem.
Ø     Avaliação – Como instrumento de aprendizagem deve ser sempre avaliado o ótimo de cada aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.