Íncio

sábado, 13 de outubro de 2012

Sustentabilidade: Compromisso com a Sobrevivência


Tema: Sustentabilidade: Compromisso com a Sociedade

I – Apresentação
A todo momento em qualquer lugar, em pequenas ou, grande atitudes nossas ações são constantes busca pela sobrevivência e sustentabilidade. Porem para garantir esse direito é necessário que estimulemos as praticas de conservação a todas as formas de vida e de matéria primas do nosso planeta.

II - Problematização
Desenvolvimento sustentável e sobrevivência é o grande desafio da atual sociedade; a sustentabilidade é um conjunto de praticas humanas atua utilizando todos os tipos de recursos que vai natural a matérias transformadas, para a fim de suprir a infinita necessidade humana.


III – Justificativa
Partindo dessa permissa, podemos dizer que a busca pela sustentabilidade são inerte á sobrevivência humana pois tudo que é produzido ou transformado pelo homem é usufruído por seus pares, por isso é importante desenvolver atividades que atendam as necessidades da geração atual sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.

IV – Objetivo Geral
Ampliar e aperfeiçoar o conhecimento da comunidade estudantil e geral para suster suas necessidades essências a vida, bem como tudo que seja substancial.

V – Objetivos Especifico
- Comparar praticas de sustentabilidade medieval e contemporânea;
- Diferenciar sustentabilidade e sobrevivência;
- Reconhecer e compreender que uma das chaves do desenvolvimento sustentável é a educação ambiental;
- Entenderque toda e qualquer sobrevivência e sustentabilidade é advindo da agua alertando-os para seu desaparecimento;
- Incentivar famílias no cultivo do que for propicio, para melhorar sua alimentação;
- Ensinar estimular o reaproveitamento dos produtos, e a manutenção para a durabilidade dos demais.

VI – Estratégias/Metodologia
- Pesquisa de Campo;
- Pesquisa nos livros, e revista e jornais;
- Coleta de informações na comunidade;


VII – Etapas do Colegiado Estudantil em 2012
* Sensibilização
Exposição do tema a comunidade com visita domiciliar as famílias realizadas pela professora e alunos.
* Socialização e Coleta de Informações na comunidade com participação dos moradores.
- Informações coletadas por meio de questionários aplicativo. Obtidas individualmente.
* Organização
- Formação dos comitês, com escolha de líder e relator.
- Distribuição das tarefas.
- Realização das tarefas.
- Socialização das pesquisas feitas.
* Apresentações
Publico
Alunos, comunidade, professores/coordenadores e convidados, para juntar compartilhar os resultados e soluções que conseguimos ao pesquisar sobre os temas.




VIII - Cronograma

MÊS

TAREFAS

JANEIRO


FEVEREIRO

Reunião geral com os alunos e professora sobre a mudança do temado projeto


MARÇO

Escolha dos temas para o projeto do ano de 2012

ABRIL

Apresentação de novos temas do projeto para a comunidade em uma reunião de pais.


MAIO

Realização de pesquisas

JUNHO

Apresentação do projeto para a comunidade com os resultados das pesquisas.


JULHO


AGOSTO

Estudo dos resultados das pesquisas realizadas.

SETEMBRO

Apresentação de propostas para possíveis soluções dos problemas encontrados


OUTUBRO

Realização das propostas na pratica com os alunos

NOVEMBRO

Realização das propostas na pratica com a comunidade em geral


DEZEMBRO

Socialização dos resultados das propostas





IX – AVALIAÇÃO
- Avaliação feita a cada final de uma tarefa dialogada; socializando em todos os pontos.
Comitês de:
* Aproveitamento e reaproveitamento de recursos utilizados no dia-a-dia.
* Como fazer o uso adequado do extrativismo vegetal e animal da nossa região.
* O que podemos cultivar e criar em nosso espaço para contribuir com nosso sustento e ajudar a preservar o meio ambiente.

Epigrafes
“Se a educação sozinho não transforma a sociedade, em ela tampouco, a sociedade muda.”
(Paulo Freire)
“A educação será tão mais plena quanto mais esteja sendo um ato de conhecimento, um ato político, um compromisso ético e uma experiência estética.”
(Paulo Freire)
“a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
 (Nelson Mandela)
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir.”
(Jean Piaget)
“Para ser renovador, o projeto pedagógico deve renovar-se constantemente, caso contrário estará negando a si próprio.”
(Antônio Bussman)
“A educação tem dupla saída, ou ela nos engradece, ou ela nos esmaga.”
(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.