Tema:
Sustentabilidade: Compromisso com a Sociedade
I
– Apresentação
A todo momento em qualquer lugar, em pequenas ou,
grande atitudes nossas ações são constantes busca pela sobrevivência e
sustentabilidade. Porem para garantir esse direito é necessário que estimulemos
as praticas de conservação a todas as formas de vida e de matéria primas do
nosso planeta.
II
- Problematização
Desenvolvimento sustentável e sobrevivência é o
grande desafio da atual sociedade; a sustentabilidade é um conjunto de praticas
humanas atua utilizando todos os tipos de recursos que vai natural a matérias
transformadas, para a fim de suprir a infinita necessidade humana.
III
– Justificativa
Partindo dessa permissa, podemos dizer que a busca
pela sustentabilidade são inerte á sobrevivência humana pois tudo que é
produzido ou transformado pelo homem é usufruído por seus pares, por isso é
importante desenvolver atividades que atendam as necessidades da geração atual
sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.
IV
– Objetivo Geral
Ampliar e aperfeiçoar o conhecimento da comunidade
estudantil e geral para suster suas necessidades essências a vida, bem como
tudo que seja substancial.
V
– Objetivos Especifico
- Comparar praticas de sustentabilidade medieval e
contemporânea;
- Diferenciar sustentabilidade e sobrevivência;
- Reconhecer e compreender que uma das chaves do
desenvolvimento sustentável é a educação ambiental;
- Entenderque toda e qualquer sobrevivência e
sustentabilidade é advindo da agua alertando-os para seu desaparecimento;
- Incentivar famílias no cultivo do que for
propicio, para melhorar sua alimentação;
- Ensinar estimular o reaproveitamento dos produtos,
e a manutenção para a durabilidade dos demais.
VI
– Estratégias/Metodologia
- Pesquisa de Campo;
- Pesquisa nos livros, e revista e jornais;
- Coleta de informações na comunidade;
VII
– Etapas do Colegiado Estudantil em 2012
*
Sensibilização
Exposição do tema a comunidade com visita domiciliar
as famílias realizadas pela professora e alunos.
* Socialização e Coleta de Informações na comunidade
com participação dos moradores.
- Informações coletadas por meio de questionários
aplicativo. Obtidas individualmente.
*
Organização
- Formação dos comitês, com escolha de líder e
relator.
- Distribuição das tarefas.
- Realização das tarefas.
- Socialização das pesquisas feitas.
*
Apresentações
Publico
Alunos, comunidade, professores/coordenadores e
convidados, para juntar compartilhar os resultados e soluções que conseguimos
ao pesquisar sobre os temas.
VIII
- Cronograma
MÊS
|
TAREFAS
|
JANEIRO
|
|
FEVEREIRO
|
Reunião geral com os alunos e
professora sobre a mudança do temado projeto
|
MARÇO
|
Escolha dos temas para o projeto do
ano de 2012
|
ABRIL
|
Apresentação de novos temas do projeto
para a comunidade em uma reunião de pais.
|
MAIO
|
Realização de pesquisas
|
JUNHO
|
Apresentação do projeto para a
comunidade com os resultados das pesquisas.
|
JULHO
|
|
AGOSTO
|
Estudo dos resultados das pesquisas
realizadas.
|
SETEMBRO
|
Apresentação de propostas para
possíveis soluções dos problemas encontrados
|
OUTUBRO
|
Realização das propostas na pratica
com os alunos
|
NOVEMBRO
|
Realização das propostas na pratica
com a comunidade em geral
|
DEZEMBRO
|
Socialização dos resultados das
propostas
|
IX
– AVALIAÇÃO
- Avaliação feita a cada final de uma tarefa
dialogada; socializando em todos os pontos.
Comitês
de:
* Aproveitamento e reaproveitamento de recursos
utilizados no dia-a-dia.
* Como fazer o uso adequado do extrativismo vegetal
e animal da nossa região.
* O que podemos cultivar e criar em nosso espaço
para contribuir com nosso sustento e ajudar a preservar o meio ambiente.
Epigrafes
“Se a educação sozinho não transforma a sociedade,
em ela tampouco, a sociedade muda.”
(Paulo Freire)
“A educação será tão mais plena quanto mais esteja
sendo um ato de conhecimento, um ato político, um compromisso ético e uma
experiência estética.”
(Paulo Freire)
“a educação é a arma mais poderosa que você pode
usar para mudar o mundo.”
(Nelson
Mandela)
“O professor não ensina, mas arranja modos de a
própria criança descobrir.”
(Jean Piaget)
“Para ser renovador, o projeto pedagógico deve
renovar-se constantemente, caso contrário estará negando a si próprio.”
(Antônio Bussman)
“A educação tem dupla saída, ou ela nos engradece,
ou ela nos esmaga.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.