A
referência importante para a compreensão do ensino da arte no Brasil é a
célebre Missão Artística Francesa trazida em 1816, por dom João VI. Foi criada,
então, a Academia Imperial de Belas-Artes, que após a proclamação da republica,
passou a ser chamada de escola nacional de Belas Artes.
A
partir dessa epoca, temos uma historia do ensino de artes com enfase no
desenho, paulada por uma concepção de ensino autoritaria, centrada na
valorização do produto e na figura do professor como dono absoluto da verdade.
Surge
na decada de 1930, com influencia ampliada nos anos de 1950 e 1960 pelos ainda
recentes estudos sobre a criatividade, o movimento denominado escola nova, já
presente na Europa e nos Estados Unidos desde o final do seculo XX. A
influencia da pedagogia centrada no aluno, nas aulas de artes a influência da
Pedagogia centrada no aluno, nas aulas de Artes, direciona o ensino para a
livre expressão e valorização do processo de trabalho. O papel do professor era
dar oportunidades para que o aluno se expresse
de forma espontânea e pessoal que vinha a ser a valorização da
criatividade como máxima no ensino de Arte dentre os teoricos que fundamentaram
a pedagogia destacam-se John Dewey, Viktor Lowenfeld e Aerbet Read, no Brasil
Mario de Andrade colecionou desenhos infantis, e artistas como Anita Malfatti,
Flavio de Carvalho e Augusto Rodrigues.
De
fato, uma série de desvios vem comprometendo o ensino da arte. Ainda é muito
comum as aulas de arte serem confundidas com lazer, terapia, descanso das aulas
“serias”, o momento para fazer a decoração da escola, as festas, comemorar
determinada data cívica, preencher desenhos mimeograficos ou retirados do
computador, fazer o presente do dia dos pais, pintar o coelho da pascoa e a
arvore de natal, entr outros.
A
nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LEI 9.394/96) aprovada
em 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 26, paragrafo 2:
“O
ensino da arte constituirá componente curricular obrigatorio nos diversos
niveis da educação basica, de forma a promover o desenvovilmento cultural dos
alunos”.
A
arte na educação pode traduzir um meio de resistencia e representatividade
social pois, mantem a criança livre para expressar, através do seu corpo linhas
e pinceladas, ideias, sentimentos e capacidades, posibilitando chance de
desenvolver sua autonomia, auto-estima e segurança para falar e expresar suas
ideias.
CONCLUSÃO
O
objetivo artistico, é ele proprio, uma metafora e, por isso, se faz imargem que
mostra de um modo ou outro aos nossos sentidos o pensamento, sentimento das
coisas, resgatando em nós uma surpresa ao vê-las.
Por
tanto a cognição contemporanea é a aprendizagem inventiva, ou seja normatizada.
“Arte
é a contemplação: é o prazer do espirito que penetra a natureza e descobre que
ela tambem tem uma alma é a missão mais sublime do homeme, pois é o exercicio
do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o
compreendam”.
(AUGUSTE
RODIM)
REFERENCIAS
·
BARBOSA, Ana mar Tavares Bastos. (Teoria
e Pratica da Educação Artisticas) 1975.
·
PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Arte
(PCN) 1997
·
BAUMGART, Fritz (Breve historia da arte
tradicional (Marcos Holler) 1994
·
COLI, Jorge (O que é arte) 2000
·
DELEUZE, Gilles – conversações ed. 34,
2001.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.