RESUMO
NO DIA-A-DIA ENCONTRAMOS DIVERSOS
GÊNEROS TEXTUAIS: NARRATIVOS, DESCRITIVOS E DISSERTATIVOS, TAMBÉM EXISTEM
DIFERENTES TIPOS: RECEITAS CULINÁRIAS, E-MAIL, ORKUT, RELATÓRIOS, CARTAS ENTRE
OUTROS E TODOS ESTÃO VINCULADOS AO LETRAMENTO. A ESTRUTURA SÓCIO-HISTÓRICA
ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL: MARCUSCHI DEFENDE A COMUNICAÇÃO
COM SIGNIFICADO E BAKHTIN DEFENDE OS TEXTOS COMO FERRAMENTAS ARGUMENTATIVAS,
DIVIDINDO-OS EM SUBTIPOS, JÁ BRONCKART ENFATIZA O RELACIONAMENTO SOCIAL, A
CRIATIVIDADE; OS GÊNEROS CARACTERIZAM-SE MAIS
POR SUAS FUNÇÕES COMUNICATIVAS,
COGNITIVAS E INSTITUCIONAIS DO QUE POR DETALHES LINGÜÍSTICOS. O HOMEM PRECISA
ESTAR PREPARADO PARA EXERCER A CIDADANIA E ENFRENTAR O MERCADO DE TRABALHO, A
COMPETITIVIDADE, SEGUNDO SUAS NECESSIDADES. NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, TODAS
AS ÁREAS DEVERIAM TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS LEITORA E ESCRITORA NOS DIFERENTES
GÊNEROS, POIS, TODOS SÃO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO E INTERFEREM NO PROCESSO DE
RELACIONAMENTO SOCIAL PARA PODER ATINGIR O ALVO DESEJADO.
PALAVRAS-CHAVE: SÓCIO-HISTÓRICO.
COMUNICAÇÃO. SIGNIFICAÇÃO. CRIATIVIDADE. TRABALHO.
INTRODUÇÃO
Até que ponto gêneros textuais
podem ser aproximados é uma questão que tem sido abordada em vários trabalhos,
por exemplo, Marcushi, 2003.
Ao iniciar este artigo podemos
definir um texto através de duas formas:
1º na organização ou
estruturação, isto é, um objeto de comunicação entre um destinador e um
destinatário, portanto é um objeto de significação.
2º o texto encontra seu espaço
entre os objetos culturais, inserido numa sociedade e determinado por
ideologias especificas. Neste caso, é necessário analisar o seu contexto
sócio-histórico.
Nestas considerações o texto
torna-se objeto de comunicação entre dois sujeitos, criando assim a
possibilidade de aplicação da análise externa do texto.
Os gêneros textuais aqui
apresentados (narrativos, descritivo e dissertativo) estão vinculados ao
letramento, portanto discutiremos sua função social que a nosso ver é preparar
o homem para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
GÊNEROS TEXTUAIS COMO PRÁTICAS
SÓCIO-HISTÓRICAS.
Segundo Marcuschi os gêneros
textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e
social, portanto, são entidades sócio-discurssivas e formas de ação social em
qualquer situação comunicativa.
Caracterizam-se como eventos
textuais altamente maleáveis e dinâmicos.
Passemos para uma simples
observação histórica do surgimento dos gêneros que revela um conjunto limitado
dos mesmos. Após a invenção da escrita alfabética por volta do século VII a.C.,
multiplicam-se os gêneros, surgindo os tipos da escrita; os gêneros expandem-se
com o surgimento da cultura impressa e atualmente a fase denominada cultura eletrônica,
particularmente computador (internet) aparece como uma explosão de novo gênero
e forma de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
Os gêneros textuais
caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas; cognitivas e
institucionais, do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais.
Este artigo trás estudos sobre
três gêneros textuais relacionados ao meio de comunicação e analisa-os em sua
funcionalidade, apontando aspectos de interesse do educador e do educando.
DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE.
Muito se tem falado sobre a
diferença entre “tipos textuais” e “gêneros textuais”.
Alguns teóricos denominam
narração; descrição e dissertação como “modos de organização textual”,
diferenciando-os das terminologias que são considerados “gêneros textuais”.
Partindo desse pressuposto e
pautando-se no estudo de Marcuschi definimos a seguir:
Tipos textuais: seqüência definida pela
natureza lingüística de sua composição (narração, descrição e dissertação);
Gêneros textuais: são os textos encontrados
no nosso cotidiano e apresentam características sócio-comunicativas (carta
pessoal ou comercial, diários, agendas, e-mail, orkut, lista de compras,
cardápio entre outros).
Com referência a Bakhtin (1997),
concluímos que é impossível se comunicar verbalmente a não ser por um texto e
obriga-nos a compreender tanto as características estruturais (como ele é
feito) como as condições sociais (como ele funciona na sociedade).
TIPOS TEXTUAIS VOLTADOS PARA AS FUNÇÕES
SOCIAIS DOS TEXTOS.
Informativos;
Expositivos;
Numerados;
Prescritivos;
Literário;
Argumentativo.
Segundo Bakhtin (1997), os
gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados elaborados pelas mais
diversas esferas da atividade humana. Por essa relatividade a que se refere o
autor, pode-se entender que o gênero permite certa flexibilidade quanto à sua
composição, favorecendo uma categorização no próprio gênero, isto é, a criação
de um subgênero.
TIPOS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA.
Para Bakhtin (1997), quando um
indivíduo utiliza a língua, sempre o faz por meio de um tipo de texto ainda que
possa não ter consciência dessa, ou seja, a escolha de um tipo é um dos passos-
se não o primeiro- a ser seguido no processo de comunicação.
Por isso, os tipos textuais podem
ser uma ferramenta que está a disposição do falante, sendo por ele escolhidos
da maneira que melhor lhe convém para, no processo de comunicação, auxiliá-lo
na sua expressão lingüística.
Tomar um tipo textual como uma
estrutura básica normalmente usada em uma determinada situação o torna uma
valiosa “ferramenta” que o falante procura, guia e controla para poder
expressar a função maior da linguagem que é atingir uma comunicação, em maior
ou menor grau argumentativo, ou seja, uma comunicação cujo objetivo é
efetivamente alcançado e concretizado; daí dizer que a argumentação está
inscrita no uso da língua.
OBSERVAÇÕES SOBRE GÊNEROS
TEXTUAIS:
O presente trabalho fundamenta-se
teoricamente em reflexões feitas por Bakhtin (2000), Marcuschi (2002),
Bronckart (1999) entre outros.
De acordo com diversas pesquisas
voltadas para a questão dos gêneros textuais e segundo os autores citados
acima, já se tornou evidente que os gêneros são fenômenos históricos ligados à
vida cultural e social, os quais contribui para a ordenar e estabilizar as
atividades comunicativas do dia-a-dia.
Bronckart (1999) diz “Conhecer um
gênero de texto também é conhecer suas condições de uso, sua pertinência, sua
eficácia, ou de forma mais geral, sua adequação em relação às características
desse contexto social.” (BRONCKART, 1999, p. 48).
Como afirmou Bronckart (1999) “a
apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, “o que
permite dizer que os gêneros textuais operam como formas de legitimação
discursiva.
QUADRO 1 – Tipos de composição
textual:
Descrição
Narração
Dissertação
Segundo Bakhtin (1997), os
gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados elaborados pelas mais
diversas esferas da atividade humana. Por essa relatividade a que se refere o
autor, pode-se entender que o gênero permite certa flexibilidade quanto à sua
composição, favorecendo uma categorização no próprio gênero, isto é, a criação
de um subgênero.
TIPOS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA.
Para Bakhtin (1997), quando um
indivíduo utiliza a língua, sempre o faz por meio de um tipo de texto ainda que
possa não ter consciência dessa, ou seja, a escolha de um tipo é um dos passos-
se não o primeiro- a ser seguido no processo de comunicação.
Por isso, os tipos textuais podem
ser uma ferramenta que está a disposição do falante, sendo por ele escolhidos
da maneira que melhor lhe convém para, no processo de comunicação, auxiliá-lo
na sua expressão lingüística.
Tomar um tipo textual como uma
estrutura básica normalmente usada em uma determinada situação o torna uma
valiosa “ferramenta” que o falante procura, guia e controla para poder
expressar a função maior da linguagem que é atingir uma comunicação, em maior
ou menor grau argumentativo, ou seja, uma comunicação cujo objetivo é
efetivamente alcançado e concretizado; daí dizer que a argumentação está
inscrita no uso da língua.
5 OBSERVAÇÕES SOBRE GÊNEROS
TEXTUAIS:
O presente trabalho fundamenta-se
teoricamente em reflexões feitas por Bakhtin (2000), Marcuschi (2002),
Bronckart (1999) entre outros.
De acordo com diversas pesquisas
voltadas para a questão dos gêneros textuais e segundo os autores citados
acima, já se tornou evidente que os gêneros são fenômenos históricos ligados à
vida cultural e social, os quais contribui para a ordenar e estabilizar as
atividades comunicativas do dia-a-dia.
Bronckart (1999) diz “Conhecer um
gênero de texto também é conhecer suas condições de uso, sua pertinência, sua
eficácia, ou de forma mais geral, sua adequação em relação às características
desse contexto social.” (BRONCKART, 1999, p. 48).
Como afirmou Bronckart (1999) “a
apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, “o que
permite dizer que os gêneros textuais operam como formas de legitimação
discursiva.
QUADRO 1 – Tipos de composição
textual:
Descrição
É
um texto narrativo com predomínio de verbos de ligação que retratam
detalhadamente personagens, ambientes e objetos).
·
retrato de pessoas, ambientes, objetos;
·
predomínio de atributos;
·
uso de verbos de ligação;
·
freqüente emprego de metáforas, comparações e
outras figuras de linguagem;
·
tem como resultado a imagem física e
psicológica.
Narração
texto narrativo em 1ª ou 3ª
pessoa que contém enredo, conflito, cenário, tempo e espaço com predomínio de
verbos de ação, portanto o diálogo direto é freqüente).
·
relato de fatos;
·
presença de narrador, personagens, enredo,
cenário, tempo;
·
apresentação de um conflito;
·
uso de verbos de ação;
·
geralmente, é mesclada de descrições;
·
o diálogo direto é freqüente.
Dissertação
é um texto de defesa de um
argumento “tese” que possui introdução, desenvolvimento e conclusão; a
linguagem é objetiva prevalecendo à denotação; ele pode ser expositivo ou
argumentativo de caráter científico).
·
defesa de um argumento;
·
apresentação de uma tese que será defendida;
·
desenvolvimento ou a argumentação;
·
fechamento:
·
predomínio da linguagem objetiva;
·
prevalece
·
denotação.
CONCLUSÃO
Todos os textos surgem na sociedade e pertencem a
gêneros textuais que se relacionam com atividades sociais específicas, portanto
ele deve ser produzido e utilizado para atingir um objetivo almejado.
Muitos dos gêneros textuais são rotulados quanto
a sua estrutura e organização ganhando assim uma significação.
O trabalho com gêneros e tipos textuais faz
compreendermos as características estruturais de um texto e também as condições
sociais que levam ao funcionamento e ao bom êxito de seu uso, por outro lado
não podemos esquecer que a criatividade é uma ferramenta que deve ser levada em
consideração.
É claro que contamos com uma imensidão de gêneros
textuais existentes na sociedade e que, conforme as necessidades dessa
sociedade novos gêneros surgem e antigos desaparecem de acordo com suas funções
lingüísticas e sociais no qual o mercado de trabalho está inserido no contexto
sócio-histórico.
Concluímos que todo texto é um meio de
comunicação e que diferem os gêneros e tipos textuais de acordo com sua
funcionalidade que é flexível no processo de relacionamento social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.