Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia
2 de outubro de 1869 na Índia ocidental. Seu pai era um político local, e a mãe
dele era uma Vaishnavite religiosa. À idade de 13, Mohandas foi casado com uma
menina da mesma idade dele e começou uma vida de sexo ativa. Depois de um pouco
de educação indistinta foi decidido que ele deveria ir para a Inglaterra para
estudar Direito. Ele ganhou a permissão da mãe, prometendo se conter de vinho,
mulheres e carne, mas ele desafiou os regulamentos de sua casta que proibiam a
viagem para a Inglaterra.
Cursou a faculdade de Direito em
Londres. Procurando um restaurante vegetariano, havia descoberto na filosofia
de Henry Salt um argumento para o Vegetarianismo e se tornou convencido. Ele
organizou um clube vegetariano e as pessoas se encontravam com teósofos e
interesses altruísticos. Sua primeira leitura do Bhagavad-Gita estava em Edwin
Arnold, a tradução poética: "A Canção Celestial". Esta escritura
hindu e o Sermão da Montanha, se tornaram mais tarde as suas bíblias e guias de
viagens espirituais. Ele memorizou o Gita em suas meditações diárias, logo após
escovar os dentes e freqüentemente recitou seu sânscrito original em suas
orações.
Quando Gandhi voltou à Índia em 1891 a
mãe dele houvera falecido, e ele não obteve êxito a exercer na Índia sua
profissão legal como advogado devido sua timidez. Assim ele aproveitou a
oportunidade de ir para África do Sul durante um ano, representando uma firma
hindu em Natal durante um processo judicial naquela terra .
África do Sul, imóvel notório para
discriminação racial, deu para Gandhi os insultos que despertaram sua
consciência social. Como advogado Gandhi fez o melhor para descobrir os fatos.
Depois de resolver um caso difícil, ele passou deste modo a ser "visto"
e comentado. Segundo ele: " eu tive um aprendizado que me levou a
descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu
percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a
parte".
Ele também teimou em receber a verdade
dos clientes dele, e se ele descobrisse que eles tivessem mentido, ele
derrubaria os casos de seus clientes. Acreditava que o dever do advogado era
ajudar o tribunal a descobrir a verdade, não tentar provar o culpado inocente.
Ao término do ano durante uma festa de adeus antes que ele fosse viajar para a
Índia, Gandhi notou no jornal que uma lei estava sendo proposta e que privaria
os hindus do voto.
Os amigos dele o insistiram: "fique
e conduza a briga para os direitos de nossos compatriotas na África do
Sul." Gandhi fundou em Natal o Congresso hindu em 1894, e seus esforços
eram uma vigorosa advertência para a imprensa.
Quando Gandhi retornou à África após
buscar a esposa e filhos na Índia em janeiro de 1897,os sul-africanos tentaram
interromper suas atividades de maneiras sórdidas, como subornando e ameaçando o
agropecuário Dada Abdulla Sheth; mas Dada Abdulla era cliente de Gandhi, e
finalmente depois de um período de quarentena, Gandhi recebeu permissão para
aterrissar. A turba de espera reconheceu Gandhi, e alguns brancos começaram a
espancá-lo até que a esposa do Superintendente Policial veio ao salvamento
dele. A turba ameaçou lincha-lo, mas Gandhi escapou usando um disfarce.
Depois ele se recusou processar os que
haviam lhe espancado, permanecendo firme ao principio de ego-restrição com
respeito a uma pessoa infratora; além de que, tinha sido os líderes da
comunidade e do governo Natal que haviam causado o problema. Não obstante
Gandhi sentia o dever de apoiar o povo britânico durante a Guerra bôer,
organizando e conduzindo um Corpo médico hindu para alimentar os feridos no
campo de batalha. Quando trezentos hindus e oitocentos criados foram
contratados, os brancos foram surpreendidos.
Gandhi acabou permanecendo vinte anos na
África do Sul defendendo a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos
seus direitos . Ele experimentou o celibato durante trinta anos de sua vida, e
em 1906 levou o juramento de Brahmacharya para o resto da vida dele.
O primeiro uso de desobediência civil em
massa ocorreu em setembro de 1906. O Governo de Transvaal quis registrar a
população hindu inteira. Os hindus formaram uma massa que se encontrou no
Teatro Imperial de Joanesburgo; eles estavam furiosos com a ordem humilhante, e
alguns ameaçaram exercer uma resposta violenta a ordem injusta.
Porém, eles decidiram em grupo a se
recusarem a obedecer as providências de inscrição; havia unanimidade completa,
apenas alguns se registraram. Ainda, Gandhi sugeriu aos indianos que levassem
um penhor em nome de Deus; embora eles fossem hindus e muçulmanos, todos
acreditavam em um e no mesmo Deus.Gandhi decidiu chamar esta técnica de recusar
submeter a injustiça de Satyagraha que quer dizer literalmente: "força da
verdade" . Uma semana depois de desobediência, as mulheres Asiáticas foram
dispensadas do registro. Quando o governo de Transvaal finalmente pôs em
pratica o Ato de Inscrição Asiático em 1907, Gandhi e vários outros hindus
foram presos.
A pena dele foi de só dois meses sem
trabalho duro, dedicando-se durante esse período à leitura. Durante a vida ,
Gandhi passaria um total de mais de seis anos como prisioneiro. Enquanto lendo
em prisão Gandhi descobriu a "Desobediência Civil" de Thoreau e os
trabalhos de Tolstoy. Logo ele começou a perceber cada vez mais as possibilidades
infinitas do "amor universal".
O movimento de protesto para a conquista
dos direitos indianos na África do Sul continuou crescendo; em um certo ponto
foram presos 2.500 indianos dos 13,000 existentes na província, enquanto 6,000
tinham fugido de Transvaal.
Sendo civil aos oponentes durante a
desobediência, Gandhi desenvolveu o uso de ahimsa que significa "sem dor
" e normalmente é traduzido "não violência ". Gandhi seguiu o
Ódio de preceito " o pecado e não o pecador . Desde que nós vivemos espiritualmente,
ferir ou atacar outra pessoa são atacar a si mesmo. Embora nós possamos atacar
um sistema injusto, nós sempre temos que amar as pessoas envolvidas. Assim '
ahimsa' é a base da procura para verdade".
Gandhi também foi atraído a vida
agrícola simples. Ele começou duas comunidades rurais em Satyagrahis-Phoenix
Farm e Tolstoy Farm. Escreveu e editou o diário "Opinião indiana",
para elucidar os princípios e a prática de Satyagraha. Três assuntos foram
apontados: a indagação para direitos dos hindus na África do Sul; sobre a
proibição de imigrantes Asiáticos; e por fim, sobre o invalidamento de todos
casamentos não Cristãos.
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