O
texto as contribuições da teoria de Jean Piaget para a pedagogia da Infancia é
formado pela vida e obra de Jean Piaget um tratando de suas contribuições
pesquisas sobre o desenvolvimento humano, em particular o desenvolvimento
cognitivo. Paresenta a teoria do desenvolvimento moral e apresenta as duas
fases disse desenvolvimento o hereronomia e o autonomia moral. E os estagios de
desenvolvimento cognistos que são o estagio sensorio motor (de 0 a 2 ano
estagio pre-operatorio (dos 2 aos 7 anos), o operações concretas ( dos 7 aos 11
anos) e o estagio das operações formais. Inclui no mesmo as criticas a teoria
de Piaget e as epistimologia do conhecimento para explicar como se constroi a
inteligencia humana.
A
estrutura do texto vem dividida em cinco topicos que nos ajudam entende-lo:
No
primeiro topico vai ressaltar a obra e vida do pesquisador Jean Piaget.
O
segundo a teoria piagetiana sobre o desenvolvimento moral: da heteronomia moral
e a autonomia moral.
O
terceiro explica os estagios de desenvolvimentos cognitivos.
O
quarto em mostrar as criticas à teoria piagetiana.
O
quinto em esclarecer a epistimologia genetico e os processos de contruição do
conhecimento.
A
pedagogia da infancia é tratado como um ramo do desenvolvimento humano que
segundo a autora tem contribuição nas pesquisas do biologo e psicologico Jean
Piaget que estuda em particular o desenvolvilmento moral. Para Piaget (1984)
“toda moral consiste em um sistema de regras e a essencia de qualquer
moralidade esta no respeito as regras; que são duas fases do heterônomo
autorironomia moral a serem diferenciados, dos 3 aos 9 anos é a fase da regra
motora, 4 a 6 anos é a fase do egocentrismo, entre os 7 e os 9 anos, fase do
cooperação nascente. Já a autonomia moral é a capacidade da criança para
cooperar e entre outros, planos de cognição social, a interação entre iguais, a
estrutura do pensamento moral Diaz. Aguado (1992).
O
desenvolvimento cognitivo é dividido em estagio (1970,1973,2000) Piaget descreve
os estagios e caracteristicas do desenvolvimentais desde o nascimento até o
final da adolescencia Piaget (1973, 2000), definiu quatro grandes estagios 1º
sonsorio-motor (0-2 anos), o estagio pré-operatorio (2-7 anos), operações
concretas (7-12 anos)m operações formais (12-16 anos). O texto ressalta as
criticas a teoria de Piaget segundo Laurencio (1994), as principais criticas feita
a teoria de Piaget são: Subistimas a competencia da crinaça; estabelecer normas
de idade desmintidres pelo fortes [...]
Flaviel (1991)tem contribuições fundamentais para a organização dos pratica
educacionais, nomeadamente Para a pedagogia do infância.é muito importante
compreender a forma como a criança pensa
em situações de aprendizagem.
É
necessário sabemos que a aprendizagem é um processo de assimilação de
conhecimento próprios dos alunos é nesse contexto que Piaget associo assimilação e acomodação. A
aprendizagem não resultou apenas de necessidades e interesse interna da criança,
nem é um processo na qual as crianças escolher o querem fazer ; é antes, um
processo no qual elas vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e
mentais por influência do conhecimento e atividade vindo de fora, da
experiência humana ocumulado pelas gerações segundo vigotsky explicou na sua
teoria sócio-cultual.
Portanto
não podemos nos basear apenas na experiências espontânea, os resultados são
causais, dispersos, não sistematizado. A contribuição de Piaget faz mais que
isso pois tem função sistematizada Da educação infantil como teoria do processo
de ensino de modo a unir a preparação teórica e pratica na formação
profissional.
O
texto é organizado por Fátima vieira e Dalila Lino e vai discutir a pedagogia
da infância. É indicado principalmente aos praticantes de pedagogia e
professores da rede municipal e nos mais diferentes cotidianos escolares em que
vivem uma boa partir do seu dia e sua vida.
O
autor estudado neste texto é o biólogo Jean Piaget. Durante sua infância já era
interessado pelo mundo natural, com 10 anos escreveu sua primeira publicação em
um jornal cientifico de neuchatil. Em 1915 com
18 anos, Piaget recebe seu diploma em bacharel em ciências naturais. Com
21 anos obtém doutoramento em biologia pela universidade de bausanne, ele tem
varias obras nas construção do conhecimento humano.
Uma delas é a construção do real na criança.
Trad. Álvoro Cabral.rio de janeiro: zahar 1970.360p.
E
a segunda a epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de
janeiro:Freitas basto 1974.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.