1,)
QUAIS AS CONTRIBUIÇÔES DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO (PSICOLOGIA,ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA)
PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE UMA
PROPOSTA PEDAGÓGICA?
R-
Segundo Sonia Kramer os estudos provenientes da psicologia tem dada contribuições bastante relevantes que
nos permitem conhecer o desenvolvimento infantil nas diferentes áreas ( sensório-
motora, sócio afetiva, simbólica e cognitiva) e nos permitem também compreender
de que formas as crianças constroem o seu conhecimentos.
Se os estudos históricos nos ajudam a situar
a proposta pedagógica no contexto político mais amplo se os estudos sociológicos orientam nossa
definição sobre o papel que atribuímos á escola e quantos aos conhecimentos a
que deve dar cunho psicológico nos fornecem subsídios valiosos para planejar e
desenvolver nosso currículo e os estudos antropológicos exigem que levamos em
conta o contexto de vida mais imediato das crianças e as próprias
características especificas dos professores e da escola como instituição.
A há uma estreita relação entre educação e
sociedade. A partir de uma análise
crítica dos estudos e das discussões corretes na sociologia é possível definir
o papel que atribuímos a escola na sociedade brasileira, como concebemos as
crianças e os adultos que com elas trabalhamos e de que forma situamos nossa
própria proposta pedagógica.
2) DIFERENCIE EXEMPLIFICANDO
ENTRE AS TENDÊNCIAS ROMÂNTICA, COGNITIVA E CRÍTICA, PERPASSANDO PELOS AUTORES
QUE CARACTERIZAM CADA TENDÊNCIA.
R_ Montessori relata que
essa tendência se identifica com o
próprio surgimento da educação pré-escola. Que nasce no século xvIII, num
contexto em que os princípios do liberalismo, no plano filosófico, as profundas
modificações na organização da
sociedade, no plano social, e, ainda, as progressivas descobertas na área do
desenvolvimento infantil geram intensos questionamentos á chamadas escola
tradicional no plano educacional.
Na segunda tendência Piaget e em seus
discípulos; a mais importante de suas fontes inspiradoras como epistemológico
Piaget, investiga o processo de construção do conhecimento e realiza, ao longo de
sua vida, inúmeras pesquisas sobre o desenvolvimento psicogenético, centrando
seus estudos, principalmente nos últimos anos de sua vida, no pensamento
lógico.
A tendência crítica; a discussão sobre a
possibilidade de uma educação pré-escolar crítica é muito recente no Brasil.
Uma das propostas pedagógicas que mais tem trazido contribuições a essa
discussões é de Celestin Freinet (1896-(1996). Influenciado por Rousseau,
Pestalozzi, Ferreri crítico da escola tradicional e das escolas novas.
3) ESCREVA UMA REDAÇÃO
DISSERTATIVA COM SEGUINTE QUESTIONAMENTO: “ QUAIS AS FINALIDADES DOS
FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS PARA O TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL?
A
criança è um ser complexo e único, e na educação infantil atual não deve ser
vista como um homem em miniatura nem como um indivíduo sem direitos e deveres,
para tanto se faz referencial curricular nacional como contribuição para um
trabalho interdisciplinar no processo de equilíbrio e sua contribuição a partir da observação da ação da criança
frente as etapas da desenvolvimento infantil..
Segundo Vygotsky(2000) para que a criança se
desenvolva é necessário que haja a
interação e a troca com o outro, pois desta forma ela estabelece vínculos, cria
regras e saberes e, para tal utiliza-se de vários recursos, como a imitação, o
faz de conta, oposição, as diferentes
formas de linguagens e outros e que o brincar é um fator muito importante e
fundamental pois traz o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança,
já que por meio das brincadeiras a criança desenvolve algumas habilidades
importantes como: a atenção, a
imaginação, a memória etc. além disso, a brincadeira favorece a socialização
por meio da interação e que o educador pode observar, durante a brincadeira,
quais recursos da memória a criança utiliza para assumir determinado papel e/ou
função e, desta forma, pode perceber quais conhecimentos prévios ela utiliza
para representá-los.
Já segundo Kishimoto(2002) o
jogo é uma aquisição social, não inato; por esta razão, o professor deve
ensinar a criança a utilizar um brinquedo para que ela possa explorá-lo em sua
totalidade, e que o jogo deve ser valorizado por seu potencial para o
aprendizado o moral, para a integração da criança no grupo social e como meio
para a aquisição de regras também traz a linguagem como um forte veículo de
socialização e expressão e diferenciação.
Daí percebe-se que as metodologias dos
teóricos na Educação Infantil tem
as finalidades de proporcionar o
desenvolvimento da aprendizagem das crianças, pois as brincadeiras e jogos
entre outros tem as suas características e evolução, vão desenvolvendo-se de
acordo com a fase do desenvolvimento inserido, as crianças e as suas vivencias
com o meio.
Esse trabalho tem o objetivo de construir um
suporte teórico metodológico para proporcionar aos educadores de educação
infantil uma proposta de ação pautada nos valores éticos, morais afetivos
através das brincadeiras e jogos infantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.