SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
TEMA: LEITURA, ESCRITA
TEMPO ESTIMADO: 1 DIA
INTERFACES: CIÊNCIAS, PORTUGUÊS
OBJETIVOS:
Reconhecer, identificar e interpretar os significados dos números em situações do cotidiano, em código, em localizações e contagem. Compreender o sentido do texto lido e produzir oralmente e por escrito e sobre ordenar as palavras retiradas do texto “ Lista de compras”.
Relacionar a boa alimentação com a saúde e com as atividades diárias do homem.
CONTEÚDOS
Leitura e escrita ( texto lista de compras).
Produção oral e escrito, ordem alfabética.
Escrita dos números de 1 a 10
Alimentação
ATIVIDADE DESENVOLVIDA
01º PASSO
Fazer algumas perguntas para os alunos, tendo como objetivos saber até onde vai seus conhecimentos com relação a escrita dos números.
Quem de vocês ajudam seus pais a fazerem compras?
Qual é o primeiro passo antes de irmos as compras?
Quem gosta de ajudar os pais?
Para que serve a lista de compras?
02º PASSO
Apresentar a lista a eles, e ressaltar da importância de se anotar o que vai comprar e a quantidade que será comprado. Fazer a leitura da lista no coletivo.
03º PASSO
Pedir que eles faça sua própria lista em seguida pedir que venham na lusa e escreva uma palavra na qual representa um dos elementos que iram comprar.
04º PASSO
Realizar a leitura das mesmas para que possam descobrir se ouvi alguns erros das palavras escritas, caso haja a professora com ajudas deles ira corrigir.
05º PASSO
Após a correção pedir que os discentes coloquem os produtos em ordem alfabética realizando a e numeração para que se possam saber quantos produtos iram comprar.
06º PASSO
Conversar com eles sobre o gênero textual “Lista de compras”.
Para que serve?
Quantos produtos eles iram comprar?
Desses produtos, quanto são comestíveis?
Quantos são pra uso de higiene?
Após a ordem alfabética, que produto ficou em primeiro lugar?
Qual foi o ultimo?
RECURSOS DIDÁTICOS
• Livro didático do aluno
• Papel 40kg
• Pincel atômico
• Quadro, giz, chamex, texto
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado de acordo com sua participação durante a realização das atividades, seu interesse pelas atividades propostas, o desempenho individual e coletivo, pois cada criança tem suas dificuldades e facilidades de compreender diferente da outra, portanto, a avaliação tem que ser de forma individual.
REFERÊNCIAS
BURANELO, Cristiane. “ Letramento e alfabetização linguística. Conhecer e crescer”. 2ª edição. São Paulo: Escola educacional. 2008
GARCIA, Jacqueline. “ Alfabetização matemática. Conhecer e crescer”. 1ª edição, São Paulo: Escola educacional. 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.