Íncio

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Planejamento de Artes 9° ano

Competências:

 • Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

Habilidades:

• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específico dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.
 • Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.


Conteúdos:

Patrimônio cultural;
Arte de morar e de vestir: O homem e seu abrigo;
As cadeiras;           
A moda;
Livro infantil;
Mãe amor maior.

Estratégias:       
                              
Desenvolver os conteúdos de artes através de leituras, diálogos, debates, músicas, confecção de maquete, confecções de cartazes, confecções de artes, pesquisas, dramatizações, filmes, palestras, exercícios orais e escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções textuais, interpretações textuais, avaliações orais e escritas.

Recursos:

 Lousa, giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas, cartolinas, tesouras, folhas de papeis, jornais, revistas, réguas, etc.

Avaliações:

Observar o desempenho do aluno individualmente e em grupo: quanto à atenção, interesse, participação, leituras, execução das atividades orais e escritas desenvolvidas e avaliação escrita e oral.

Referencias:    
    
Projeto Radix: Arte, 9°ano/Beá Meira—São Paulo: Scipione, 2009. —(Coleção Projeto Radix).

Dia a Dia do Professor 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.