1.
RESUMO
Alguns autores utilizam as expressões recreação
e lazer, como se fossem sinônimos. Para vários autores, recreação e lazer
resultam num processo criativo para modificar imaginariamente a velocidade e o
presente. É difícil estabelecer se uma atividade recreativa é um lazer. Para
classifica-la, é necessário analisar como está atividade será desenvolvida e
assim chega a uma conclusão.
Diferença entre lazer e recreação:
Lazer é o estado de espirito em que uma
pessoa se encontra instintivamente, dentro do seu tempo livre, em busca do
lúdico, que é a diversão, alegria, entretenimento.
Recreação é o momento ou a circunstancia que
o individuo escolhe espontaneamente e através da qual se satisfaz suas vontades
e anseios relacionados ao seu lugar.
SUMÁRIO
1. RESUMO...............................................................................................................04
2.
INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
3.
REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................06
4.
METODOLOGIA....................................................................................................08
5.
CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................09
6.
REFERENCIAS.....................................................................................................10
2. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar
alguns dos diversos conceitos existentes sobre os temas abordados que são a
recreação e o lazer.
Desta forma deixando de forma clara e
concreta a sua importância para a educação e o desenvolvimento físico, psíquico
e social das crianças, jovens e adultos.
Outro objetivo deste trabalho é comparar e
diferenciar os diversos conceitos dos temas relacionados acima e desenvolver
uma análise critica sobre cada um deles.
Há uma tendência em se confunde os termos
tempo livre lazer e recreação. O termo tempo livre faz referencia a um marco temporal,
um espaço de tempo, onde a disponibilidade de tempo livre é uma condição para
que possa haver o lazer.
3. REFERÊNCIAL TEÓRICO
Este estudo centra-se na discussão sobre
trajetórias percorridas pela recreação e pelo lazer no Brasil, focalizando os
significados incorporados, por ambos, na primeira metade do século XX.
Poder – se a definir lazer, como uma forma de
uma pessoa utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que apreciei e que
não seja considerado trabalho.
De acordo com Gomes e Elizalde o lazer não é
um fenômeno isolado e se manifesta em diferentes contextos de acordo com os
sentidos e os significados culturalmente produzidos/reproduzidos pelos sujeitos
em suas relações com o mundo. O lazer participa da complexa trama
histórico-social que caracteriza a vida na sociedade, e é um dos fios tecidos
na rede humana de significados, dos símbolos e das significações.
Na vida cotidiana o lazer constitui-se de
relações dialógicas com outros campos além do trabalho, tais como a educação, a
política, a economia, a linguagem, a saúde, a arte, a ciência e a natureza,
entre outras dimensões da vida, sendo parte integrante e constitutiva de cada
sociedade.
Desse modo, lazer é uma necessidade humana e
dimensão da cultura caracterizada pela vivência lúdica de manifestações
culturais no tempo/espaço social. Assim, o lazer é constituído na articulação
de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o
tempo/espaço social. Juntos, esses elementos configuram as condições materiais
e simbólicas, subjetivas e objetivas que podem – ou não – fazer do lazer um
potente aliado no processo de transformação de nossas sociedades, tornando-as
mais humanas e inclusivas.
Segundo Gomes, as manifestações culturais que
constituem o lazer são práticas sociais vivenciadas como desfrute e como
fruição da cultura, tais como: festas, jogos, passeios, viagens, poesia,
grafite e desenho, pintura, escultura, dança, vivências e expressões corporais,
jogos eletrônicos e experiências virtuais, fotografia, teatro, atividades
recreativas e esportivas, festivais e eventos artísticos, variadas formas de
educação popular local, espaços de conversação e debate etc.
Não nos esqueçamos de que o lazer também
compreende outras práticas culturais que abrem possibilidades de introspecção –
tais como a meditação, a contemplação e o relaxamento – que podem representar
significativas experiências pessoais.
O termo recreação é hoje passível de análise
por muitas óticas diferenciadas. Para Uvinha (2008), "a recreação pode
significar muitas coisas para muitas pessoas. É uma palavra que é reconhecida
em uso comum e ainda é raramente definida de forma clara. Para alguns, ela pode
ser usada intercambiando com o conceito de lazer; para outros, ela tem
conotação mais específica, definindo e distinguindo uma distinta área
comportamental.
Aqui, optaremos por distinguir a recreação de
maneira bem específica, como uma manifestação cultural que se caracteriza por
divertir e entreter o indivíduo que dela participa. É, por essência, uma
prática lúdica onde a participação busca ser prazerosa e produzir, no indivíduo
ou na sociedade, um movimento de mudança positiva, de renovação, um revigorar
da mente ou do corpo, ou ainda de ambos.
A prática recreativa não é algo que possa ser
predefinida por um período do dia, por um tema ou por um local e não está
relacionado a um fazer em específico. Está mais relacionado a uma motivação, ao
que leva o indivíduo àquela prática ou vivência, assim como a abordagem lúdica
e prazerosa no transcorrer destas. Na prática, o que para muitos pode ser
trabalho, ou estudo, para outros pode ser recreação, por exemplo, para um
músico profissional tocar um instrumento ou estudar partituras é trabalho. Este
mesmo músico pode passar divertidas horas pescando e se recreando. Para um
pescador profissional, por outro lado, pescar é trabalho, sendo que, talvez,
tocar um instrumento ou estudar uma partitura é que possa garantir-lhe boas
horas de recreação.
Para melhor compreender a recreação, talvez
valha a pena entender melhor também os termos que, por afinidades, cercam esta
área e se relacionam intensamente com ela.
4. METODOLOGIA
Da mesma forma que é comum encontramos a
ideias de que lazer e recreação são sinônimos, encontramos entre autores da
área o consumo de que a recreação é um dos componentes do lazer. Através da
analise dos conceitos básicos sobre a recreação. A diferença principal segundo
Waichman (2004) está no fato de que em uma experiência recreativa, deve haver,
psíquica e biologicamente, uma disponibilidade de energia.
A recreação é, comumente apresentada de
maneira ligada á área de lazer, quase como se o binômio “ recreação e lazer”
possuísse um significado único. Isto talvez ocorra por ambas as áreas possuírem
características comuns como o componente lúdico, a busca da satisfação pessoal,
a flexibilidade nas regras. Mas recreação e lazer não estão restritas um ao
outro embora muitas vezes encontraremos vivências que pertencem ás duas áreas.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apresentei de forma objetiva algumas ideias
sobre a recreação e o lazer. Agora cabe ao leitor fazer uma reflexão mais
profunda sobre este tema tão magnifico e complexo. Esperamos que as informações
contidas nesse artigo possam ajudar ao acadêmico ou qualquer outra pessoa na
organização e planejamento de suas atividades. Por isso esperamos que os
conteúdos abordados acima venham colaborar de forma objetiva e concreta para
uma melhor compreensão. E principalmente para uma melhor qualidade de vida, não
esquecendo que existem várias formas de recreação e lazer e nem sempre é
preciso dinheiro para isso só precisa de imaginação, ser criativo.
6. REFERENCIAS
Apostila
do curso
BRAMANTE, AC.
Recreação e lazer: concepções e significados. Campinas, SP: Unicamp 2003.
Htts://pt.m.wikipedia.org/wiki/
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