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quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Lazer e Recreação - Artigo

1. RESUMO

Alguns autores utilizam as expressões recreação e lazer, como se fossem sinônimos. Para vários autores, recreação e lazer resultam num processo criativo para modificar imaginariamente a velocidade e o presente. É difícil estabelecer se uma atividade recreativa é um lazer. Para classifica-la, é necessário analisar como está atividade será desenvolvida e assim chega a uma conclusão.
Diferença entre lazer e recreação:
Lazer é o estado de espirito em que uma pessoa se encontra instintivamente, dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico, que é a diversão, alegria, entretenimento.
Recreação é o momento ou a circunstancia que o individuo escolhe espontaneamente e através da qual se satisfaz suas vontades e anseios relacionados ao seu lugar.

SUMÁRIO

1.  RESUMO...............................................................................................................04
2. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
3. REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................06
4. METODOLOGIA....................................................................................................08
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................09
6. REFERENCIAS.....................................................................................................10 

  
2. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns dos diversos conceitos existentes sobre os temas abordados que são a recreação e o lazer.
Desta forma deixando de forma clara e concreta a sua importância para a educação e o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças, jovens e adultos.
Outro objetivo deste trabalho é comparar e diferenciar os diversos conceitos dos temas relacionados acima e desenvolver uma análise critica sobre cada um deles.
Há uma tendência em se confunde os termos tempo livre lazer e recreação. O termo tempo livre faz referencia a um marco temporal, um espaço de tempo, onde a disponibilidade de tempo livre é uma condição para que possa haver o lazer.

3. REFERÊNCIAL TEÓRICO

Este estudo centra-se na discussão sobre trajetórias percorridas pela recreação e pelo lazer no Brasil, focalizando os significados incorporados, por ambos, na primeira metade do século XX.
Poder – se a definir lazer, como uma forma de uma pessoa utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que apreciei e que não seja considerado trabalho.
De acordo com Gomes e Elizalde o lazer não é um fenômeno isolado e se manifesta em diferentes contextos de acordo com os sentidos e os significados culturalmente produzidos/reproduzidos pelos sujeitos em suas relações com o mundo. O lazer participa da complexa trama histórico-social que caracteriza a vida na sociedade, e é um dos fios tecidos na rede humana de significados, dos símbolos e das significações.
Na vida cotidiana o lazer constitui-se de relações dialógicas com outros campos além do trabalho, tais como a educação, a política, a economia, a linguagem, a saúde, a arte, a ciência e a natureza, entre outras dimensões da vida, sendo parte integrante e constitutiva de cada sociedade.
Desse modo, lazer é uma necessidade humana e dimensão da cultura caracterizada pela vivência lúdica de manifestações culturais no tempo/espaço social. Assim, o lazer é constituído na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social. Juntos, esses elementos configuram as condições materiais e simbólicas, subjetivas e objetivas que podem – ou não – fazer do lazer um potente aliado no processo de transformação de nossas sociedades, tornando-as mais humanas e inclusivas.
Segundo Gomes, as manifestações culturais que constituem o lazer são práticas sociais vivenciadas como desfrute e como fruição da cultura, tais como: festas, jogos, passeios, viagens, poesia, grafite e desenho, pintura, escultura, dança, vivências e expressões corporais, jogos eletrônicos e experiências virtuais, fotografia, teatro, atividades recreativas e esportivas, festivais e eventos artísticos, variadas formas de educação popular local, espaços de conversação e debate etc.
Não nos esqueçamos de que o lazer também compreende outras práticas culturais que abrem possibilidades de introspecção – tais como a meditação, a contemplação e o relaxamento – que podem representar significativas experiências pessoais.
O termo recreação é hoje passível de análise por muitas óticas diferenciadas. Para Uvinha (2008), "a recreação pode significar muitas coisas para muitas pessoas. É uma palavra que é reconhecida em uso comum e ainda é raramente definida de forma clara. Para alguns, ela pode ser usada intercambiando com o conceito de lazer; para outros, ela tem conotação mais específica, definindo e distinguindo uma distinta área comportamental.
Aqui, optaremos por distinguir a recreação de maneira bem específica, como uma manifestação cultural que se caracteriza por divertir e entreter o indivíduo que dela participa. É, por essência, uma prática lúdica onde a participação busca ser prazerosa e produzir, no indivíduo ou na sociedade, um movimento de mudança positiva, de renovação, um revigorar da mente ou do corpo, ou ainda de ambos.
A prática recreativa não é algo que possa ser predefinida por um período do dia, por um tema ou por um local e não está relacionado a um fazer em específico. Está mais relacionado a uma motivação, ao que leva o indivíduo àquela prática ou vivência, assim como a abordagem lúdica e prazerosa no transcorrer destas. Na prática, o que para muitos pode ser trabalho, ou estudo, para outros pode ser recreação, por exemplo, para um músico profissional tocar um instrumento ou estudar partituras é trabalho. Este mesmo músico pode passar divertidas horas pescando e se recreando. Para um pescador profissional, por outro lado, pescar é trabalho, sendo que, talvez, tocar um instrumento ou estudar uma partitura é que possa garantir-lhe boas horas de recreação.
Para melhor compreender a recreação, talvez valha a pena entender melhor também os termos que, por afinidades, cercam esta área e se relacionam intensamente com ela.


4. METODOLOGIA
Da mesma forma que é comum encontramos a ideias de que lazer e recreação são sinônimos, encontramos entre autores da área o consumo de que a recreação é um dos componentes do lazer. Através da analise dos conceitos básicos sobre a recreação. A diferença principal segundo Waichman (2004) está no fato de que em uma experiência recreativa, deve haver, psíquica e biologicamente, uma disponibilidade de energia.
A recreação é, comumente apresentada de maneira ligada á área de lazer, quase como se o binômio “ recreação e lazer” possuísse um significado único. Isto talvez ocorra por ambas as áreas possuírem características comuns como o componente lúdico, a busca da satisfação pessoal, a flexibilidade nas regras. Mas recreação e lazer não estão restritas um ao outro embora muitas vezes encontraremos vivências que pertencem ás duas áreas.


5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Apresentei de forma objetiva algumas ideias sobre a recreação e o lazer. Agora cabe ao leitor fazer uma reflexão mais profunda sobre este tema tão magnifico e complexo. Esperamos que as informações contidas nesse artigo possam ajudar ao acadêmico ou qualquer outra pessoa na organização e planejamento de suas atividades. Por isso esperamos que os conteúdos abordados acima venham colaborar de forma objetiva e concreta para uma melhor compreensão. E principalmente para uma melhor qualidade de vida, não esquecendo que existem várias formas de recreação e lazer e nem sempre é preciso dinheiro para isso só precisa de imaginação, ser criativo.

6. REFERENCIAS

Apostila do curso
BRAMANTE, AC. Recreação e lazer: concepções e significados. Campinas, SP: Unicamp 2003.
Celeiro. Recreação. Disponível em www.projetoceleiro.com.br
Gonçalves, ys. Disponível em: http:// www.cdof.com.br
Htts://pt.m.wikipedia.org/wiki/

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