Literatura infantil
A arte de contar
histórias
Levando em consideração a escolaridade infantil,é de grande
importância tomar cuidado ao escolher as histórias a serem contadas .Na
verdade,a leitura sempre será o ponto de partida na evolução de qualquer
processo educativo dos seres humanos,pois ela tem o poder de suprir todas as
necessidades dos indivíduos desde que sejam vista como fonte cultural de prazer
para que a mesma evidencie à criança a
partir do contato com a leitura despertar de
imaginação,curiosidade,identificação,sencibilidade,comoção,prazer em
ouvir,emoção,socialização enfim uma série de fatores que propicie para ambos a
força essencial e que esses valores perpassem o campo da neutralidade e possa
contagiá-los de apreciação e prazer em ler.
É lendo que a criança aguça o prazer em ler,pois elas,nesse
momento interagem com os personagens desenvolvendo o gosto em estar em
constante contato com o mundo mágico da literatura.Também é necessário tomar
cuidado ao escolher o tipo de leitura a serem trabalhados com nossos alunos.Dê preferência à aquelas que
despertem na criança o interesse em ouvir ,pois na idade infantil,é natural que
opte por histórias simplificadas e com poucos textos favorecendo assim melhor
compreensão por parte do educando.
A avaliação
Nas empresas,nas famílias e em todos empreendimentos é
importante traçar metas,usar estratégias,afim de que se chegue a um determinado
objetivo.E durante esse processo,várias coisas na qual foi planejada não deram
certo.É através desses itens não alcançados é que se busca novas
perspectivas.Na escola não é diferente,e principalmente tratando-se de educação
infantil como afirma César Cool,segundo ele,a avaliação é um processo
fundamental na vida das pessoas e acontecem em diferentes modos:
A avaliação inicial é aquela em que o professor observa no
início de cada período do ano letivo as habilidades adquiridas em anos passados
e atuais adquiridas tanto nas famílias quanto em grupos sociais que na verdade
são chamados de conhecimentos prévios e servem de subsídios para os professores
possam estarem buscando promover aprendizagens mais significativas.
Segundo Cool,é através da avaliação formativa que o
professor percebe como está se desenvolvendo o processo ensino-aprendizagem.A
mesma tem a função de informar o profissional a fim de ele possa estar fazendo
ajustes, caso a ação educativa não
esteja de acordo como planejado.
Nesse processo avaliativo, o professor tem a função de ouvir
e observar a participação dos alunos em diversas atividades seja em grupo ou em
atividades individual, Vigotsk afirma também em sua teoria, que o professor
deve avaliar não só o quer a criança sabe fazer sozinha, mas também de avaliar
as potencias que os mesmo desenvolvem juntamente com os demais, e, valorizando
sempre todos os conceitos apreendidos dando ênfase maior a aqueles não
alcançados pelos demais.
A avaliação construída refere-se ao final de um processo de
ensino-aprendizagem ou ao final de
qualquer atividade realizada assim, o professor deve obter-se de informações
nas quais os ajudaras a detalhar os avanços e retrocesso.
Um dos grandes resultados
significativos do processo avaliativo, é a relação família-escola. Pois
essa parceria tem a função de comparar o que se aprendem na escola com o
conhecimento adquirido nos anseios familiares com o intuito de discutirem ate
em que ponto deve ser melhorado o aprendizado sistemático proposto dar-se
através dos já existentes, adquiridos em diferentes experiências vivenciadas
pelos alunos.
Brincar
A
brincadeira é uma atividades em que as crianças desenvolvem com muito
entusiasmo a diversão. Para elas, a arte de brincar é uma expressão onde todos
demonstram alegria e afeição. É através da brincadeira que a criança desenvolve
atitudes em que a convivência, o sentimento superam os conflitos vivenciados
por eles no dia-a-dia.
Na escola, e tratando-se de educação infantil, a
brincadeira devera ter um grande propósito. Cabe ao professor utilizar-se deste
artifício, não fazendo com que as crianças brinquem apenas para ver o tempo
passar ou simplesmente para preencher uma lacuna de sua rotina. A brincadeira
deve fazer parte da vida dos alunos sim, desde que ela possa viabilizar o aluno
à condição de se auto-descobrir, demonstrando suas capacidades e limitações
podendo assim desenvolver seu lado psicológico ajudando-os na contribuição do
seu bom processo evolutivo.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.