1
– O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
Hoje,
em todos os setores da atividade humana, fala-se muito em planejamento. Vejamos ,
através de um texto de Paulo Freire, em que consiste o planejamento e qual a
sua importância.
“Tinha
chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do
terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às
vezes, os pés apenas escorregavam nela, às vezes mais do que escorregar, os pés
se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e
Antônio estavam a transportar, numa camioneta, cestos cheios de cacau, para o
sítio onde deviam secar.
Em
certa altura perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinha
pela frente. Pararam, desceram da camioneta, olharam o atoleiro, que era um
problema para eles. Atravessaram a pé uns dois metros de lama, defendidos pelas
suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram
como resolver o problema.
Depois, com a ajuda de algumas pedras e
de galhos secos de árvores, deram terreno a consistência mínima para que as cordas da camioneta
passassem sem atolar.
Pedro
e Antônio estudaram. Procuraram compreender o problema que tinha de resolver e,
em seguida, encontraram uma resposta precisa. Não se estuda apenas nas escolas.
Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam. Estudar é assumir uma atitude
séria e curiosa diante de um problema.
Podemos
dizer que planejar é estudar. Planejar é, portanto, “assumir uma atitude
séria e curiosa diante de um problema”.
Diante de um problema eu procuro refletir para decidir quais as melhores
alternativas de ação possíveis para alcançar determinados objetivos a partir de
certa realidade. Foi isso que fizeram Pedro e Antônio. Analisaram a realidade,
discutiram como resolver o problema, decidiram qual seria a melhor alternativa
e agiram.
Oplanejamento é, hoje, uma necessidade em todos os campos da atividade humana.
Aliás,
sempre foi. Só que hoje adquiriu maior importância por causa da complexidade
dos problemas. Quanto mais complexos forem os problemas, maior é a necessidade
de planejamento.
No
processo de planejamento procuramos responder às seguintes perguntas:
· O que pretendo
alcançar?
· Em quanto tempo
pretendo alcançar?
· Como posso
alcançar isso que pretendo?
· O que fazer e
como fazer?
· Quais os
recursos necessários?
· O que e como
analisar a situação a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado?
2 – PLANEJAMENTO
EDUCACIONAL, DE CURRÍCULO E DE ENSINO
Seguintes tipos
de planejamento:
Planejamentoeducacional –
Consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento
geral do país. A elaboração desse tipo de planejamento requer a proposição de
objetivos a longo prazo que definem uma política da educação.
Planejamentode currículo –
Já vimos o que é planejamento de currículo. O problema central do planejamento
curricular é formular objetivos educacionais a partir daqueles expressos nos
guias curriculares oficiais. Nesse sentido, a escola deve procurar adaptá-los
às situações concretas, selecionando aquelas experiências que mais poderão
contribuir para alcançar os objetivos dos alunos, das suas famílias e da
comunidade.
Planejamentode ensino –
Podemos dizer que o planejamento de ensino é a especificação do planejamento de
currículo. Consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o
professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos
educacionais propostos. Um planejamento de ensino deverá prever:
· Objetivos
específicos (ou instrucionais) estabelecidos a partir dos objetivos
educacionais.
· Conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos
no sentido determinado pelos objetivos.
· Procedimento de
recursos de ensino que estimulam as atividade de aprendizagem.
· Procedimentos
de avaliação que possibilitem verificar, de alguma forma, até que ponto os
objetivos foram alcançados.
3 – ETAPAS DO
PLANEJAMENTO DE ENSINO
São
quatro as etapas do planejamento de ensino:
a) Conhecimento da
realidade.
b) Elaboração do
Plano.
c) Execução do
Plano.
d) Avaliação e
Aperfeiçoamento do Plano.
Conhecimento da
realidade – Para
poder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do
aluno é preciso, antes de mais nada, saber para quem se vai planejar. Por isso,
conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento.
É preciso saber quais as aspirações, frustrações, necessidades e possibilidades
dos alunos. Fazendo isso, estaremos fazendo uma Sondagem, isto é, buscando dados.
Uma
vez realizada a sondagem, deve-se estudar cuidadosamente os dados coletados. A
conclusão a que chegamos, após o estudo dos dados coletados, constitui o Diagnóstico.
Sem
a sondagem e o diagnóstico corre-se o risco de propor o que é impossível
alcançar ou o que não interessa ou,
ainda, o que já foi alcançado.
Elaboração do
plano –
A partir do dados fornecidos pela sondagem e interpretadas pelo diagnóstico,
temos condições de estabelecer o que é possível alcançar, como fazer para
alcançar o que julgamos possível e como avaliar os resultados.
· Estruturação do plano de ensino.
Execução
do plano – Ao
elaborarmos o plano de ensino, antecipamos, de forma organizada, todas as
etapas do trabalho escolar. A execução do plano consiste no desenvolvimento das
atividades previstas. Na execução, sempre haverá o elemento não plenamente
previsto. Às vezes, a reação dos alunos
ou as circunstâncias do ambiente exigirão adaptações e alterações no
planejamento. Isso é normal e não dispensa o planejamento, pois, uma das
características de um bom planejamento deve ser a flexibilidade.
Avaliação
e aperfeiçoamento do plano – Ao término da execução do que foi
planejado, passamos a avaliar o próprio plano com vistas ao replanejamento.
Nessa etapa, a
avaliação adquire um sentido diferente da avaliação do ensino-aprendizagem e um
significado mais amplo. Isso porque, além de avaliar os resultados de ensino
aprendizagem, procuramos avaliar a qualidade do nosso plano, a nossa eficiência
como professor e a eficiência do sistema escolar
4
– OS OBJETIVOS
4.1
– Importância dos objetivos de ensino
· O professor
precisa determinar inicialmente o que o aluno será capaz de fazer ao final do
aprendizado. Se não define os objetivos, não pode avaliar o resultado de sua
atividade de ensino, nem escolher os procedimentos mais adequados.
4.2
– Tipos de objetivos
· Os objetivos
podem ser educacionais ou instrucionais e tanto um como outro podem referir-se
aos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.
4.3
– Funções dos objetivos instrucionais
· Classificar as mudanças desejadas.
· Orientar na
escolha de conteúdos, experiências de aprendizagem e processo de avaliação.
4.4
– Como definir objetivos instrucionais
Os
objetivos instrucionais:
· devem indicar
os comportamentos do aluno e não do professor.
· devem indicar claramente a intenção do
professor e não dar margem a muitas interpretações.
· devem
especificar o que o aluno deve realizar para demonstrar que alcançou o objetivo.
· podem estabelecer as condições em que o aluno
deverá demonstrar ser capaz de fazer – no final do curso, da unidade ou aula –
o que está previsto no objetivo.
· podem especificar o grau de perfeição que se
espera do aluno.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.