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sábado, 13 de outubro de 2012

PLANEJAMENTO DE ENSINO


1 – O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Hoje, em todos os setores da atividade humana, fala-se muito em planejamento. Vejamos, através de um texto de Paulo Freire, em que consiste o planejamento e qual a sua importância.
“Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela, às vezes mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam a transportar, numa camioneta, cestos cheios de cacau, para o sítio onde deviam secar.
Em certa altura perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Pararam, desceram da camioneta, olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram a pé uns dois metros de lama, defendidos pelas suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema.
Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores, deram terreno a consistência  mínima para que as cordas da camioneta passassem sem atolar.
Pedro e Antônio estudaram. Procuraram compreender o problema que tinha de resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa. Não se estuda apenas nas escolas. Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam. Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.
Podemos dizer que planejar é estudar. Planejar é, portanto, “assumir uma atitude séria  e curiosa diante de um problema”. Diante de um problema eu procuro refletir para decidir quais as melhores alternativas de ação possíveis para alcançar determinados objetivos a partir de certa realidade. Foi isso que fizeram Pedro e Antônio. Analisaram a realidade, discutiram como resolver o problema, decidiram qual seria a melhor alternativa e agiram.
Oplanejamento é, hoje, uma necessidade em todos os campos da atividade humana.
Aliás, sempre foi. Só que hoje adquiriu maior importância por causa da complexidade dos problemas. Quanto mais complexos forem os problemas, maior é a necessidade de planejamento.
No processo de planejamento procuramos responder às seguintes perguntas:
· O que pretendo alcançar?
· Em quanto tempo pretendo alcançar?
· Como posso alcançar isso que pretendo?
· O que fazer e como fazer?
· Quais os recursos necessários?
· O que e como analisar a situação a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado?

2 – PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, DE CURRÍCULO E DE ENSINO

Seguintes tipos de planejamento:


Planejamentoeducacional – Consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento geral do país. A elaboração desse tipo de planejamento requer a proposição de objetivos a longo prazo que definem uma política da educação.
Planejamentode currículo – Já vimos o que é planejamento de currículo. O problema central do planejamento curricular é formular objetivos educacionais a partir daqueles expressos nos guias curriculares oficiais. Nesse sentido, a escola deve procurar adaptá-los às situações concretas, selecionando aquelas experiências que mais poderão contribuir para alcançar os objetivos dos alunos, das suas famílias e da comunidade.
Planejamentode ensino Podemos dizer que o planejamento de ensino é a especificação do planejamento de currículo. Consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos. Um planejamento de ensino deverá prever:
· Objetivos específicos (ou instrucionais) estabelecidos a partir dos objetivos educacionais.
·  Conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos.
· Procedimento de recursos de ensino que estimulam as atividade de aprendizagem.
· Procedimentos de avaliação que possibilitem verificar, de alguma forma, até que ponto os objetivos foram alcançados.



3 – ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE ENSINO

São quatro as etapas do planejamento de ensino:
a)      Conhecimento da realidade.
b)     Elaboração do Plano.
c)      Execução do Plano.
d)     Avaliação e Aperfeiçoamento do Plano.
Conhecimento da realidade – Para poder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno é preciso, antes de mais nada, saber para quem se vai planejar. Por isso, conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento. É preciso saber quais as aspirações, frustrações, necessidades e possibilidades dos alunos. Fazendo isso, estaremos fazendo uma Sondagem, isto é, buscando dados.
Uma vez realizada a sondagem, deve-se estudar cuidadosamente os dados coletados. A conclusão a que chegamos, após o estudo dos dados coletados, constitui o Diagnóstico.
Sem a sondagem e o diagnóstico corre-se o risco de propor o que é impossível alcançar ou o que não interessa ou,  ainda, o que já foi alcançado.
Elaboração do plano – A partir do dados fornecidos pela sondagem e interpretadas pelo diagnóstico, temos condições de estabelecer o que é possível alcançar, como fazer para alcançar o que julgamos possível e como avaliar os resultados.
· Estruturação do plano de ensino.
Execução do plano – Ao elaborarmos o plano de ensino, antecipamos, de forma organizada, todas as etapas do trabalho escolar. A execução do plano consiste no desenvolvimento das atividades previstas. Na execução, sempre haverá o elemento não plenamente previsto.  Às vezes, a reação dos alunos ou as circunstâncias do ambiente exigirão adaptações e alterações no planejamento. Isso é normal e não dispensa o planejamento, pois, uma das características de um bom planejamento deve ser a flexibilidade.
Avaliação e aperfeiçoamento do plano – Ao término da execução do que foi planejado, passamos a avaliar o próprio plano com vistas ao replanejamento.
Nessa etapa, a avaliação adquire um sentido diferente da avaliação do ensino-aprendizagem e um significado mais amplo. Isso porque, além de avaliar os resultados de ensino aprendizagem, procuramos avaliar a qualidade do nosso plano, a nossa eficiência como professor e a eficiência do sistema escolar

4 – OS OBJETIVOS

4.1 – Importância dos objetivos de ensino

· O professor precisa determinar inicialmente o que o aluno será capaz de fazer ao final do aprendizado. Se não define os objetivos, não pode avaliar o resultado de sua atividade de ensino, nem escolher os procedimentos mais adequados.

4.2 – Tipos de objetivos

· Os objetivos podem ser educacionais ou instrucionais e tanto um como outro podem referir-se aos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.


4.3 – Funções dos objetivos instrucionais

·    Classificar as mudanças desejadas.
· Orientar na escolha de conteúdos, experiências de aprendizagem e processo de avaliação.

4.4 – Como definir objetivos instrucionais

Os objetivos instrucionais:
· devem indicar os comportamentos do aluno e não do professor.
·   devem indicar claramente a intenção do professor e não dar margem a muitas interpretações.
· devem especificar o que o aluno deve realizar para demonstrar que alcançou  o objetivo.
·  podem estabelecer as condições em que o aluno deverá demonstrar ser capaz de fazer – no final do curso, da unidade ou aula – o que está previsto no objetivo.
·  podem especificar o grau de perfeição que se espera do aluno.

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.