Íncio

sábado, 13 de outubro de 2012

Os Parâmetros Curriculares Nacionais


Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.
Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socilizando discursos, pesquisas e recomendações.

23
 
Nós estamos diante de uma proposta aberta, flexível a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre os currículos e sobre os programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

Agora as diversidades culturais são respeitadas, as escolas estão livres para escolher de que forma querem trabalhar, fazendo um projeto, observando as necessidades locais.
Diante desta nova proposta curricular (PCN) o centro da atividade escola não é o professor, nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem.
Em oposição a escola Nova destaca o princípio da aprendizagem por descoberta. O professor é visto, então como facilitador no processo de busca de conhecimento que deve partir do aluno. Cabe ao professor organizar e coordenar as situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos.
Os PCNs precisam ser estudados, discutidos pelo corpo docente da escola, acabou o trabalho individualizado do professor, todos precisam trabalhar em equipe, formar grupos de Estudos dos PCNs.




-          Núcleo comum – 8 áreas ( Mat., Língua Port., Hist., Geografia, Ciências Naturais, Ensino religioso, Educação Física e Arte )
-          Interdisciplinares – É a integração das diferentes áreas do conhecimento.
-          CICLOS : 1º  ciclo ( 1ª e 2ª séries)
                                 2º  ciclo ( 3ª e 4ª séries)
-          PROJETOS – São formas de trabalhar os velhos conteúdos, de forma mais atraente e interessante.
-          CONTEÚDOS
                     Conceituais – Organização das idéias (através do material concreto...)
                     Procedimentais – Os procedimentos expressam um saber fazer, que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações de forma ordenada para atingir uma meta. Ex. Resolver problemas ou operações do s eu jeito.                
        
-          Atitudinais – referem-se às atitudes relativas ao conhecimento, à comunidade, aos valores sociais.
O aluno decide, que atitude tomar diante dos conteúdos aprendidos em relação ao professor, colegas, disciplinas, tarefas e a sociedade.

-          BLOCOS TEMÁTICOS – são temas geradores que envolvem vários conteúdos. E podem ser trabalhados diversas aulas. Ex: GRANDEZAS E MEDIDAS – ( sistema monetário , unidade de medida, geometria...)


RecursosDidáticos – trabalha com materiais que estejam dentro da realidade do aluno. Ex: jornais, revistas (paradidáticos), material de sucata, reálias, rádio, televisão, vídeo, computador...

Avaliação – deverá fazer parte do processo de ensino-aprendizagem de uma forma sistemática e contínua, isto é, ao longo do processo, e não apenas no final.

TRANSVERSALIDADE OU TEMAS  TRANSVERSAIS –  são temas que integram as áreas do conhecimento, relacionados a questões sociais.

-          São formas de atravessar os diferentes campos do conhecimento, crítica e socialmente.
-          Um  tratamento especial para os conteúdos, preparando o educando para a vida.
-          São temas que integram as áreas do conhecimento, relacionados a questões sociais.

          SIGLA
(para melhor comppreensão)                           T
E
M
P
O
S
TEMAS LOCAIS – problemas de sua cidade que devem ser colocados em evidência. Ex: Trânsito , Meios de comunicação, Transportes...
ÉTICA – respeito mútuo ( como devo agir diante dos outros)
        -discriminação, justiça, diálogo, solidariedade, os valores. Ex: A escola, a família, a escravidão.
MEIO AMBIENTE – (Preservação da natureza – animais, plantas, sol...)
PLURALIDADE  CULTURAL – respeito as diferentes grupos e culturas.
                                                  - Descobrimento do Brasil, Independência do Brasil, A família.
ORIENTAÇÃOSEXUAL – sexualidade de uma forma responsável – prevenção da Aids...
                                              - A diferença entre o corpo da menina e do menino.
                                             -  conhecimento do funcionamento do corpo.
                                                   Ex: Reprodução, As partes do corpo.
SAÚDE – saúde preventiva (alimentação, exercícios físicos, ar puro, higiene pessoal. A auto-medicação. Ex: as vitaminas, os alimentos, o corpo humano (esqueleto), higiene pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.