Íncio

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS DA 8ª SÉRIE (9º ANO )



PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8ª SÉRIA (9º ANO ) 
PARA O 1º BIMESTRE

OBJETIVO GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES    OU  COMPETÊNCIAS
CONTEUDOS  BÁSICOS

__Compreender as relações de mão dupla entre o processo social e a evolução das tecnologias, associadas à   compreensão dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida.

__Valorizando a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua comunidade.

__Confrontar as diferentes explicações individuais e coletivas, reconhecendo a existência de diferentes modelos explicativos na Ciência, inclusive de caráter histórico, respeitando às opiniões, para reelaborar suas idéias e interpretações.



__Matéria e Energia
·         Matéria corpo massa e volume.
·         Energia: pode ser facilmente percebida.
·         Átomos e moléculas.
__Medições de unidade de medida
·         O sistema  métrico decimal
·         O sistema Internacional de unidades.
__Matéria: estados físicos e propriedades.
·         As mudanças de estado físico da matéria .
·         Temperatura, pressão e mudança de estado.
·         Outras propriedades físicas da matéria.
__O movimento
·         Movimento, referencial e velocidade.


·         Movimento retilíneo uniforme
·         Movimento retilíneo uniformimente variado.
__As leis de Newton
·         O que é força ?
·         A primeira lei de Newton: o principio da inércia.
·         A segunda lei de Newton: relação  entre força e aceleração.
·         A terceira lei de Newton: ação e reação.




     


 Disciplina: Ciências   Série: 9º ano  Carga horária anual:120h/a   Carga horária mensal : 12h/a
Profª: 


PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8ª Série (9º ANO)PARA O 2º BIMESTRE

OBJETIVO GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES    OU  COMPETÊNCIAS
CONTEUDOS  BÁSICOS


__Elaborar individualmente e em grupo relatos orais, escritos, perguntas e suposições acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre as informações obtidas por meio de trabalhos práticos e de textos, registrando suas próprias sínteses mediante tabelas gráficos, esquemas, textos ou maquetes.

__Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

__Caracterizar as transformações tanto naturais como induzidas pelas atividades humanas, na atmosfera, na litosfera, na hidrosfera e na biosfera, associadas aos ciclos dos matérias e ao fluxo de energia na Terra, reconhecendo a necessidade de investimento para preservar o ambiente em geral e, particularmente, em sua região.


__A gravitação universal
·         Gravidade, uma força a distancia
·         A lei da gravitação universal
·         A gravidade,  o peso e a cinemática
__O trabalho das máquinas
·        Sistema de forças e maquinas
·        As máquinas simples
·        Trabalho de uma força
__Energia mecânica
·        A energia se transforma
·        Como medir a energia?
·        Energia mecânica: potencial e cinética


·        A conservação da energia mecânica
·        Potencia e Trabalho
__Temperatura e calor
·         Termologia o que é? Temperatura
·         Escalas termométricas
·         Como o calor se propaga /Calor latente e mudança de estado.
__As ondas e o som
·         Dois tipos de ondas: mecânicas e eletromagnéticas /Elementos de uma onda
As ondas sonoras





           Disciplina: Ciências   Série: 9º ano   Carga horária anual:120h/a   Carga horária mensal :12h/a
Profª: 
PLANO DE CURSO

PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS Da 8ª Série (9º ANO) PARA O 3º BIMESTRE

           OBJETIVO GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando, identificando, regularizando  conhecimentos.
CAPACIDADES    OU  COMPETÊNCIAS
CONTEUDOS  BÁSICOS



__Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

__Elaborar, individualmente e em grupo relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação experimentação, textos ou outras fontes.

__Confontar as diferentes explicações  individuais e coletivas, inclusive as de caráter histórico, para elaborar suas idéias e interpretações.

__Compreender e exemplificar como as necessidades humanas, de caráter social, prático ou cultural, contribuem para o desenvolvimento do conhecimento do conhecimento cientifico ou, no sentido inverso, beneficiam-se desse conhecimento.
__As ondas e a luz
·         Luz: uma onda eletromagnética
·         Fenômenos ondulatórios
·         A luz e a visão
·         Cores
__Instrumentos ópticos
·         Espelhos
·         Lentes
·         Olho humano: um instrumentos óptico
__Eletricidade
·         Eletricidade e matéria
·         A eletricidade dos corpos
·         Eletrostática: a eletricidade estática
·         Eletrodinâmicas:cargas elétricas em movimento


·         O circuito elétrico e a corrente elétrica
·         Tensão elétrica
·         Medindo a corrente elétrico
·         Resistência elétrica
·         Potência elétrica
__Magnetismo
·         Imãs
·         Magnetismo e eletricidade:eletromagnetismo






        Disciplina: Ciências    Série: 9º ano   Carga horária anual:120h/a   Carga horária mensal :12h/a
Profª: Viana Freitas

PLANO DE CURSO

PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS De 8ª Série  (9º ANO) PARA O 4º BIMESTRE

OBJETIVO GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES    OU  COMPETÊNCIAS
CONTEUDOS  BÁSICOS



__Compreender as relações de mão dupla entre o processo social e a evolução das tecnologias, associadas à compreensão dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida.

__Confrontar as diferentes explicações individuais e coletivas, reconhecendo a existência de diferentes modelos explicativos na Ciência, inclusive de caráter histórico, respeitando às opiniões, para reelaborar suas idéias e interpretações.

__Elaborar perguntas e hipóteses, selecionando e organizando dados e idéias para resolver problemas.
__Reconhecer que a humanidade sempre se envolveu com o conhecimento da natureza e que a ciência, é a forma de desenvolver este conhecimento, e que relaciona-se com outras atividades humanas

__O átomo: estrutura e identificação
·         Estrutura do átomo
·         Alguns números de um átomo
·         A identificação dos átomos
·         O que são Isótopos?
__A tabela periódica dos elementos químicos
·         A tabela periódica atual
__As ligações químicas
·         Como acontecem as ligações entre os átomos
·         Ligação iônica ou eletrovalente
·         Ligação covalente ou molecular
__Substancias e misturas

·         Substancias puras
·         Misturas: homogêneas e heterogêneas
·         Separação de misturas
__Funções químicas: ácidos e bases
·         Sais
·         Óxidos
__Reações químicas
·         Balanceamento de equações químicas
·         Alguns tipos de reações quimicas







Um comentário:

  1. Krl meu, você puxa a página para o lado no celular e essa merda puxa uma seta q direciona para outra página. Q saco é impossível ler as coisas desse jeito!

    ResponderExcluir

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.