PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8ª SÉRIA (9º ANO ) PARA O 1º BIMESTRE
OBJETIVO
GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências,
organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
| 
CAPACIDADES    OU  COMPETÊNCIAS | 
CONTEUDOS  BÁSICOS | ||
| 
__Compreender as relações de mão dupla entre o
  processo social e a evolução das tecnologias, associadas à   compreensão
  dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida. 
__Valorizando a disseminação de informações
  socialmente relevantes aos membros da sua comunidade. 
__Confrontar as diferentes explicações
  individuais e coletivas, reconhecendo a existência de diferentes modelos
  explicativos na Ciência, inclusive de caráter histórico,
  respeitando às opiniões, para reelaborar suas idéias e interpretações. | 
__Matéria e Energia 
·         Matéria corpo massa e volume. 
·         Energia: pode ser facilmente percebida. 
·         Átomos e moléculas. 
__Medições de unidade de medida 
·         O sistema  métrico decimal 
·         O sistema Internacional de unidades. 
__Matéria: estados físicos e propriedades. 
·         As mudanças de estado físico da matéria . 
·         Temperatura, pressão e mudança de estado. 
·         Outras propriedades físicas da matéria. 
__O movimento 
·         Movimento, referencial e velocidade. | 
·         Movimento retilíneo uniformimente variado. 
__As leis de Newton 
·         O que é força ? 
·         A primeira lei de Newton: o principio da inércia. 
·         A segunda lei de Newton: relação  entre força e aceleração. 
·         A terceira lei de Newton: ação e reação. | |
 Disciplina:
Ciências   Série: 9º ano  Carga horária
anual:120h/a   Carga horária mensal : 12h/a
Profª: 
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8ª
Série (9º ANO)PARA O 2º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL : Desenvolver a
capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando,
identificando, regularizando conhecimentos.
| 
CAPACIDADES    OU  COMPETÊNCIAS | 
CONTEUDOS  BÁSICOS | ||
| 
__Elaborar individualmente e em grupo relatos orais, escritos,
  perguntas e suposições acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre
  as informações obtidas por meio de trabalhos práticos e de textos, registrando
  suas próprias sínteses mediante tabelas gráficos, esquemas, textos ou
  maquetes. 
__Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes. 
__Caracterizar as transformações tanto naturais como induzidas pelas
  atividades humanas, na atmosfera, na litosfera, na hidrosfera e na biosfera,
  associadas aos ciclos dos matérias e ao fluxo de energia na Terra,
  reconhecendo a necessidade de investimento para preservar o ambiente em geral
  e, particularmente, em sua região. | 
__A gravitação universal 
·         Gravidade, uma força a distancia 
·         A lei da gravitação universal 
·         A gravidade,  o peso e a cinemática 
__O trabalho das máquinas 
·        Sistema de forças e maquinas 
·        As máquinas simples 
·        Trabalho de uma força 
__Energia mecânica 
·        A energia se transforma 
·        Como medir a energia? 
·        Energia mecânica: potencial e cinética | 
·        A conservação da energia mecânica 
·        Potencia e Trabalho 
__Temperatura e calor 
·         Termologia o que é? Temperatura 
·         Escalas termométricas 
·         Como o calor se propaga /Calor latente e mudança de estado. 
__As ondas e o som 
·         Dois tipos de ondas: mecânicas e eletromagnéticas /Elementos de uma
  onda 
As ondas sonoras | |
   
       Disciplina: Ciências   Série: 9º ano  
Carga horária anual:120h/a   Carga horária mensal :12h/a
Profª: 
PLANO DE CURSO
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS Da 8ª
Série (9º ANO) PARA O 3º BIMESTRE
          
OBJETIVO GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências,
organizando, classificando, identificando, regularizando  conhecimentos.
| 
CAPACIDADES   
  OU  COMPETÊNCIAS | 
CONTEUDOS  BÁSICOS | ||
| 
__Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes. 
__Elaborar, individualmente e em grupo relatos orais e outras formas
  de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por
  meio de observação experimentação, textos ou outras fontes. 
__Confontar as diferentes explicações  individuais e coletivas,
  inclusive as de caráter histórico, para elaborar suas idéias e
  interpretações. 
__Compreender e exemplificar como as necessidades humanas, de caráter
  social, prático ou cultural, contribuem para o desenvolvimento do
  conhecimento do conhecimento cientifico ou, no sentido inverso, beneficiam-se
  desse conhecimento. | 
__As ondas e a luz 
·         Luz: uma onda eletromagnética 
·         Fenômenos ondulatórios 
·         A luz e a visão 
·         Cores 
__Instrumentos ópticos 
·         Espelhos 
·         Lentes 
·         Olho humano: um instrumentos óptico 
__Eletricidade 
·         Eletricidade e matéria 
·         A eletricidade dos corpos 
·         Eletrostática: a eletricidade estática 
·         Eletrodinâmicas:cargas elétricas em movimento | 
·         O circuito elétrico e a corrente elétrica 
·         Tensão elétrica 
·         Medindo a corrente elétrico 
·         Resistência elétrica 
·         Potência elétrica 
__Magnetismo 
·         Imãs 
·         Magnetismo e eletricidade:eletromagnetismo | |
        Disciplina:
Ciências    Série: 9º ano   Carga horária
anual:120h/a   Carga horária mensal :12h/a
Profª: Viana Freitas
PLANO DE CURSO
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS De 8ª
Série  (9º ANO) PARA O 4º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL : Desenvolver a
capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando,
identificando, regularizando conhecimentos.
| 
CAPACIDADES   
  OU  COMPETÊNCIAS | 
CONTEUDOS  BÁSICOS | ||
| 
__Compreender as relações de mão dupla entre o processo social e a
  evolução das tecnologias, associadas à compreensão dos processos de
  transformação de energia, dos materiais e da vida. 
__Confrontar as diferentes explicações individuais e coletivas,
  reconhecendo a existência de diferentes modelos explicativos na Ciência,
  inclusive de caráter histórico, respeitando às opiniões, para reelaborar suas
  idéias e interpretações. 
__Elaborar perguntas e hipóteses, selecionando e organizando dados e
  idéias para resolver problemas. 
__Reconhecer que a humanidade sempre se envolveu com o conhecimento da
  natureza e que a ciência, é a forma de desenvolver este conhecimento, e que
  relaciona-se com outras atividades humanas | 
__O átomo: estrutura e identificação 
·         Estrutura do átomo 
·         Alguns números de um átomo 
·         A identificação dos átomos 
·         O que são Isótopos? 
__A tabela periódica dos elementos químicos 
·         A tabela periódica atual 
__As ligações químicas 
·         Como acontecem as ligações entre os átomos 
·         Ligação covalente ou molecular 
__Substancias e misturas | 
·         Substancias puras 
·         Misturas: homogêneas e heterogêneas 
·         Separação de misturas 
__Funções químicas: ácidos e bases 
·         Sais 
·         Óxidos 
__Reações químicas 
·         Balanceamento de equações químicas 
·         Alguns tipos de reações quimicas | |
 






 
 
Krl meu, você puxa a página para o lado no celular e essa merda puxa uma seta q direciona para outra página. Q saco é impossível ler as coisas desse jeito!
ResponderExcluir