PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8ª SÉRIA (9º ANO ) PARA O 1º BIMESTRE
OBJETIVO
GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências,
organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES OU COMPETÊNCIAS
|
CONTEUDOS BÁSICOS
|
||
__Compreender as relações de mão dupla entre o
processo social e a evolução das tecnologias, associadas à compreensão
dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida.
__Valorizando a disseminação de informações
socialmente relevantes aos membros da sua comunidade.
__Confrontar as diferentes explicações
individuais e coletivas, reconhecendo a existência de diferentes modelos
explicativos na Ciência, inclusive de caráter histórico,
respeitando às opiniões, para reelaborar suas idéias e interpretações.
|
__Matéria e Energia
· Matéria corpo massa e volume.
· Energia: pode ser facilmente percebida.
· Átomos e moléculas.
__Medições de unidade de medida
· O sistema métrico decimal
· O sistema Internacional de unidades.
__Matéria: estados físicos e propriedades.
· As mudanças de estado físico da matéria .
· Temperatura, pressão e mudança de estado.
· Outras propriedades físicas da matéria.
__O movimento
· Movimento, referencial e velocidade.
|
· Movimento retilíneo uniformimente variado.
__As leis de Newton
· O que é força ?
· A primeira lei de Newton: o principio da inércia.
· A segunda lei de Newton: relação entre força e aceleração.
· A terceira lei de Newton: ação e reação.
|
|
Disciplina:
Ciências Série: 9º ano Carga horária
anual:120h/a Carga horária mensal : 12h/a
Profª:
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8ª
Série (9º ANO)PARA O 2º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL : Desenvolver a
capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando,
identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES OU COMPETÊNCIAS
|
CONTEUDOS BÁSICOS
|
||
__Elaborar individualmente e em grupo relatos orais, escritos,
perguntas e suposições acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre
as informações obtidas por meio de trabalhos práticos e de textos, registrando
suas próprias sínteses mediante tabelas gráficos, esquemas, textos ou
maquetes.
__Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.
__Caracterizar as transformações tanto naturais como induzidas pelas
atividades humanas, na atmosfera, na litosfera, na hidrosfera e na biosfera,
associadas aos ciclos dos matérias e ao fluxo de energia na Terra,
reconhecendo a necessidade de investimento para preservar o ambiente em geral
e, particularmente, em sua região.
|
__A gravitação universal
· Gravidade, uma força a distancia
· A lei da gravitação universal
· A gravidade, o peso e a cinemática
__O trabalho das máquinas
· Sistema de forças e maquinas
· As máquinas simples
· Trabalho de uma força
__Energia mecânica
· A energia se transforma
· Como medir a energia?
· Energia mecânica: potencial e cinética
|
· A conservação da energia mecânica
· Potencia e Trabalho
__Temperatura e calor
· Termologia o que é? Temperatura
· Escalas termométricas
· Como o calor se propaga /Calor latente e mudança de estado.
__As ondas e o som
· Dois tipos de ondas: mecânicas e eletromagnéticas /Elementos de uma
onda
As ondas sonoras
|
|
Disciplina: Ciências Série: 9º ano
Carga horária anual:120h/a Carga horária mensal :12h/a
Profª:
PLANO DE CURSO
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS Da 8ª
Série (9º ANO) PARA O 3º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências,
organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES
OU COMPETÊNCIAS
|
CONTEUDOS BÁSICOS
|
||
__Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.
__Elaborar, individualmente e em grupo relatos orais e outras formas
de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por
meio de observação experimentação, textos ou outras fontes.
__Confontar as diferentes explicações individuais e coletivas,
inclusive as de caráter histórico, para elaborar suas idéias e
interpretações.
__Compreender e exemplificar como as necessidades humanas, de caráter
social, prático ou cultural, contribuem para o desenvolvimento do
conhecimento do conhecimento cientifico ou, no sentido inverso, beneficiam-se
desse conhecimento.
|
__As ondas e a luz
· Luz: uma onda eletromagnética
· Fenômenos ondulatórios
· A luz e a visão
· Cores
__Instrumentos ópticos
· Espelhos
· Lentes
· Olho humano: um instrumentos óptico
__Eletricidade
· Eletricidade e matéria
· A eletricidade dos corpos
· Eletrostática: a eletricidade estática
· Eletrodinâmicas:cargas elétricas em movimento
|
· O circuito elétrico e a corrente elétrica
· Tensão elétrica
· Medindo a corrente elétrico
· Resistência elétrica
· Potência elétrica
__Magnetismo
· Imãs
· Magnetismo e eletricidade:eletromagnetismo
|
|
Disciplina:
Ciências Série: 9º ano Carga horária
anual:120h/a Carga horária mensal :12h/a
Profª: Viana Freitas
PLANO DE CURSO
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS De 8ª
Série (9º ANO) PARA O 4º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL : Desenvolver a
capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando,
identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES
OU COMPETÊNCIAS
|
CONTEUDOS BÁSICOS
|
||
__Compreender as relações de mão dupla entre o processo social e a
evolução das tecnologias, associadas à compreensão dos processos de
transformação de energia, dos materiais e da vida.
__Confrontar as diferentes explicações individuais e coletivas,
reconhecendo a existência de diferentes modelos explicativos na Ciência,
inclusive de caráter histórico, respeitando às opiniões, para reelaborar suas
idéias e interpretações.
__Elaborar perguntas e hipóteses, selecionando e organizando dados e
idéias para resolver problemas.
__Reconhecer que a humanidade sempre se envolveu com o conhecimento da
natureza e que a ciência, é a forma de desenvolver este conhecimento, e que
relaciona-se com outras atividades humanas
|
__O átomo: estrutura e identificação
· Estrutura do átomo
· Alguns números de um átomo
· A identificação dos átomos
· O que são Isótopos?
__A tabela periódica dos elementos químicos
· A tabela periódica atual
__As ligações químicas
· Como acontecem as ligações entre os átomos
· Ligação covalente ou molecular
__Substancias e misturas
|
· Substancias puras
· Misturas: homogêneas e heterogêneas
· Separação de misturas
__Funções químicas: ácidos e bases
· Sais
· Óxidos
__Reações químicas
· Balanceamento de equações químicas
· Alguns tipos de reações quimicas
|
|
Krl meu, você puxa a página para o lado no celular e essa merda puxa uma seta q direciona para outra página. Q saco é impossível ler as coisas desse jeito!
ResponderExcluir