CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Conclui-se ao
final deste que a temática enfocada é relevante, pois constitui um dos assuntos
mais abordados ultimamente no âmbito pedagógico de educação infantil. assim, em
relação a essa nova proposta de educação infantil, tratar da ludicidade implica
remeter-se ao processo de desenvolvimento histórico e social da criança.
Fica esclarecido
que não se trata de ver jogos, brinquedos e brincadeiras em ações ligadas
somente ao brincar por brincar. Mas perceber toda sua dimensão histórico-social
enquanto construção de conhecimentos.
Pode-se dizer que
as atividades lúdicas (jogos, brinquedos e brincadeiras) são muito importantes
para o desenvolvimento da criança.
No transcorrer
deste trabalho monográfico, procuramos nos remeter a reflexões sobre a
importância das atividades lúdicas no campo pedagógico da Educação Infantil,
tudo sido possível desvelar que os jogos, brinquedos e brincadeiras, assim
como, as emoções vivenciadas durante o seu desenvolvimento são de extrema
relevância para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela brincar é
viver.
Faz-se necessário
mencionar que o brincar em uma dimensão educativa precisa estar num constante
quadro de inovações e reflexões dos educadores que o compõem.
Também é
importante relembrar que o educador precisa se repensar enquanto a criança que
“um dia foi”, e a partir daí conhecer a criança que esta aos seus cuidados
educativos. Assim, será possível ao educador reconhecer um pouco da criança que
foi e que, de certa forma, poderá o educador redescobrir e reconstruir em si
mesmo o gosto pelo fazer lúdico.
Cabem as escolas
de Educação Infantil proporcionar aos seus educandos um ambiente rico em
atividades lúdicas. Pois ao brincar a criança aumenta a independência, estimula
sua sensibilidade visual e auditiva valoriza a cultura popular, desenvolve agressividade,
exercita a imaginação, assim, o desenvolvimento sadio, o crescimento mental e a
adaptação social.
Propomos então
que as escolas de educação infantil transformem o brincar, em trabalho
pedagógico com praticas de aprendizagem significativa desenvolvidas com desejo
e com prazer.
As sugestões
elencadas ao longo deste trabalho na são desvinculadas da realidade. Portanto,
é preciso que os professores de Educação Infantil assumam o papel de
articulados dentro deste “novo currículo pedagógico privilegiando condições
facilitadoras de aprendizagem que a ludicidade contem nos seus diversos
domínios, tais como: afetivo, social, perspectiva – motor e cognitiva,
retirando-a da clandestina e da subversão, explicando-a e vivenciando-a como
meta educativa formal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.