A
EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLA
Nos
tempo antigos e até hoje nossas crianças aprendem atraves da imitação, quando
desde cedo começam a fazer coisas que elas observam no dia-a-dia por meio das
pessoas que podem-ser seus pais, colegas, professores, avós, enfim todos que
fazer parte de sua vida.
Um
exemplo bem nitido é quando meninas brincam de casinha ou de professora.
O
animismo, tambem é uma presença constante na educação primitiva.
Este
animismo consiste na crença de que todas as coisas possuem uma alma, o homem vive para não desagradar o espírito e
tudo o que acontece ele associa ao espíritos podendo ser positivo ou negativo.
EVOLUÇÃO
DA EDUCAÇÃO NA HISTORIA
Os
antigos povos orientais criaram uma educação toda voltada para o dominio da
escrita.
Entre
os povos alguns se destacam: os mesopotâmicos, assirios e babilônios tinham na
escrita uma expressão divina, que era restrita a classe dos sacerdotes.
Os
hebreus difundiram o ensino para todos, com a escolaridade universal.
Os
persas separaram a escolaridade entre aqueles que seguiriam tarefas religiosas
dos que seguiriam funções militares.
Os
egipcios foram os que mais estruturam a educação.
A
EDUCAÇÃO GREGA
·
Educação
Espartana
IX
A.C. Licurgo organizou o Estado e a Educação em Esparta.
A
partir de Licurgo a sociedade espartana passou a se transformar numa escola em
que todo o membro adulto era obrigado a participar. O objetivo da educação
espartana era dar a cada individuo um nível de perfeição física, coragem e obediência as leis que o tornassem um soldado
ideal. Dessa maneira o homem esparto passou a ser um modelo de bravura, vigor e
denassidade.
·
Os
Sofistas
Os
sofistas surgiram em meio a necessidade de aprender algo mais diferente, que
proporcionar-se as pessoas um exito mais pessoal.
Os
sofistas eram uma nova classe de professores que a sociedade exigia, após uma
tempo de comercialização, estes professores eram ambulantes as grandes cidades.
Eles
ensinavam as ciencias e as artes, com o intuito de que as pessoas praticassem
em troca teriam uma elevada contribuição financeira.
Outros
sofistas davam uma curso mais completo.
Os
gregos não gostavam muito dos sofistas.
EDUCAÇÃO
ROMANA
·
A
Familia Como Centro da Educação Romana
Em
Roma, a familia tinha um papel importante na formação moral das crianças,
apesar da mulher não opinar na vida publica ela tinha um importante dever de
cuyidar dos filhos e do lar.
Nenhum
outro povo utilizou tão bem as personalidades mais importantes de sua propria
historia.
·
A
Introdução das Escolas Gregas
Atraves
das vitorias dos romanos, eles passaram a dominar a Italia e fora delas.
O
contato com outros povos fez com que a educação romana, fosse somente nacional,
o que passou a ter outros elementos culturais. Os militares, comerciantes e
diplomatas precisavam do conhecimento de seus empreendimentos. Com novas
exigencias passsou a ser preciso formar um novo tipo de instituição, onde
houvesse o estudo de gramatica e de retarica. O que fez com que esse tipo de
educação despertasse o interesse da maior parte da população.
EDUCAÇÃO
MEDIEVAL
·
O
Monarquismo
Significa
a organização de homens que fizeram votos religiosos e vivem de acordo com
determinadas regras nos seus menores detalhes.
São
Bento, fundador da ordem dos Beneditinos determinou que cada religioso deveria
ter sete horas por dia de trabalho, podendo ser manual ou literario, além de
determinar tambem que cada religioso dever dedicar de duas a cinco horas de
leitura por dia.
Um
dos trabalhos bem feito pelos monges foram o manuscritos. Pois sem eles não
saberiamos o que sabemos hoje.
·
A
Escolastica
Num
sentido amplo, podemos dizer que escolastica é um movimento intelectual nascido
da idade média, que demonstrava e ensinava as concordancias da razão com a fé
pelo metodo da analise logica.
Ela
se baseia num conjunto de principios e crenças. Seu objetivo é apioar a fé na
razão.
Os
principais representantes da escolastica são: Santo Anselmo, Santo Alberto
Magno, São Tomas de Aquivo, John Duns Scot e Guilherme de Occam.
EDUCAÇÃO
MODERNA
No
seculo XVI as universidades crescem e estimulam os letrados para o trabalho do
magisterio, foi se estabelecendo tambem um pré-sistema escolar com o ensino das
primeiras letras (primario) e uma fase posterior (secundario) cursos abertos
para quem quizesse estudar.
Neste
seculo o metodo não se altera: atraves de livros decorativos, com disciplinas
rigida.
No
seculo XVII as universidades perdem seu prestigio popular devio à seleção
excessiva de seus candidatos. Neste momento cria-se academias e as pesquisas
demtrp das cincias naturais se tornam importantes.
No
seculo XVIII, aqui a educação é fundamental e catolicos e protestantes criam
uma série de confrarias religiosas com preocupações especificas de ensino.
No
seculo XIX, a educação se destacou mais na area politica-economica. Houve
discursões sobre a formação das ideologias liberal-capitalistas e socialista
comunista.
No
seculo XX, muitos programas foram estruturados e aplicados. Congressos
dissminaram e discutiram pesquisas e projetos, conferencias internacionais
possibilitaram troca de informações.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.