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domingo, 23 de dezembro de 2012

TRABALHO: HISTORIA DA EDUCAÇÃO



A EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLA
Nos tempo antigos e até hoje nossas crianças aprendem atraves da imitação, quando desde cedo começam a fazer coisas que elas observam no dia-a-dia por meio das pessoas que podem-ser seus pais, colegas, professores, avós, enfim todos que fazer parte de sua vida.
Um exemplo bem nitido é quando meninas brincam de casinha ou de professora.
O animismo, tambem é uma presença constante na educação primitiva.
Este animismo consiste na crença de que todas as coisas possuem uma alma,  o homem vive para não desagradar o espírito e tudo o que acontece ele associa ao espíritos podendo ser positivo ou negativo.


EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NA HISTORIA
Os antigos povos orientais criaram uma educação toda voltada para o dominio da escrita.
Entre os povos alguns se destacam: os mesopotâmicos, assirios e babilônios tinham na escrita uma expressão divina, que era restrita a classe dos sacerdotes.
Os hebreus difundiram o ensino para todos, com a escolaridade universal.
Os persas separaram a escolaridade entre aqueles que seguiriam tarefas religiosas dos que seguiriam funções militares.
Os egipcios foram os que mais estruturam a educação.

A EDUCAÇÃO GREGA
·         Educação Espartana
IX A.C. Licurgo organizou o Estado e a Educação em Esparta.
A partir de Licurgo a sociedade espartana passou a se transformar numa escola em que todo o membro adulto era obrigado a participar. O objetivo da educação espartana era dar a cada individuo um nível de perfeição física, coragem e  obediência as leis que o tornassem um soldado ideal. Dessa maneira o homem esparto passou a ser um modelo de bravura, vigor e denassidade.
·         Os Sofistas
Os sofistas surgiram em meio a necessidade de aprender algo mais diferente, que proporcionar-se as pessoas um exito mais pessoal.
Os sofistas eram uma nova classe de professores que a sociedade exigia, após uma tempo de comercialização, estes professores eram ambulantes as grandes cidades.
Eles ensinavam as ciencias e as artes, com o intuito de que as pessoas praticassem em troca teriam uma elevada contribuição financeira.
Outros sofistas davam uma curso mais completo.
Os gregos não gostavam muito dos sofistas.

EDUCAÇÃO ROMANA
·         A Familia Como Centro da Educação Romana
Em Roma, a familia tinha um papel importante na formação moral das crianças, apesar da mulher não opinar na vida publica ela tinha um importante dever de cuyidar dos filhos e do lar.
Nenhum outro povo utilizou tão bem as personalidades mais importantes de sua propria historia.
·         A Introdução das Escolas Gregas
Atraves das vitorias dos romanos, eles passaram a dominar a Italia e fora delas.
O contato com outros povos fez com que a educação romana, fosse somente nacional, o que passou a ter outros elementos culturais. Os militares, comerciantes e diplomatas precisavam do conhecimento de seus empreendimentos. Com novas exigencias passsou a ser preciso formar um novo tipo de instituição, onde houvesse o estudo de gramatica e de retarica. O que fez com que esse tipo de educação despertasse o interesse da maior parte da população.

EDUCAÇÃO MEDIEVAL
·         O Monarquismo
Significa a organização de homens que fizeram votos religiosos e vivem de acordo com determinadas regras nos seus menores detalhes.
São Bento, fundador da ordem dos Beneditinos determinou que cada religioso deveria ter sete horas por dia de trabalho, podendo ser manual ou literario, além de determinar tambem que cada religioso dever dedicar de duas a cinco horas de leitura por dia.
Um dos trabalhos bem feito pelos monges foram o manuscritos. Pois sem eles não saberiamos o que sabemos hoje.
·         A Escolastica
Num sentido amplo, podemos dizer que escolastica é um movimento intelectual nascido da idade média, que demonstrava e ensinava as concordancias da razão com a fé pelo metodo da analise logica.
Ela se baseia num conjunto de principios e crenças. Seu objetivo é apioar a fé na razão.
Os principais representantes da escolastica são: Santo Anselmo, Santo Alberto Magno, São Tomas de Aquivo, John Duns Scot e Guilherme de Occam.

EDUCAÇÃO MODERNA
No seculo XVI as universidades crescem e estimulam os letrados para o trabalho do magisterio, foi se estabelecendo tambem um pré-sistema escolar com o ensino das primeiras letras (primario) e uma fase posterior (secundario) cursos abertos para quem quizesse estudar.
Neste seculo o metodo não se altera: atraves de livros decorativos, com disciplinas rigida.
No seculo XVII as universidades perdem seu prestigio popular devio à seleção excessiva de seus candidatos. Neste momento cria-se academias e as pesquisas demtrp das cincias naturais se tornam importantes.
No seculo XVIII, aqui a educação é fundamental e catolicos e protestantes criam uma série de confrarias religiosas com preocupações especificas de ensino.
No seculo XIX, a educação se destacou mais na area politica-economica. Houve discursões sobre a formação das ideologias liberal-capitalistas e socialista comunista.
No seculo XX, muitos programas foram estruturados e aplicados. Congressos dissminaram e discutiram pesquisas e projetos, conferencias internacionais possibilitaram troca de informações.

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.