Íncio

domingo, 7 de abril de 2013

Diferencie exemplificando entre as tendências romântica, cognitiva e critica. Perpassando pelos autores que caracterizam cada tendência.



Tendência Romântica
Pré-escola é um jardim, as crianças são as flores ou sementes, a professora é a jardineira, portanto a educação deve favorecer o desenvolvimento natural valorizando os interesses e necessidade da criança.


Tendências Cognitivas
A escola deve assim, levar em consideração os esquemas de assimilação da criança (partir deles) favorecendo a realização de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrio (conflitos congnitivos) e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.
Assim, os principais objetivos desta educação consiste na formação de homens criativos, inventivos e descobridores na formação de pessoas criticas e ativas e, fundamentalmente, na construção da autonomia.

Tendência Critica
Caracteriza na construção da autonomia e da cooperação, o enfrentamento e a solução de problemas a responsabilidade a criatividade, a formação do auto conceito estável e positivo, a comunicação e a expressão em todas as formas, particularmente ao nível da linguagem. Para serem membro de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.