Durante
muito tempo as idéias novas foram reprimidas, sufocadas por romper com os
paradigmas tradicionais de época. Com o advento da modernidade surge uma nova
visão do mundo, do homem e da sociedade em virtude disso surgem novos
paradigmas. Contudo, o surgimento dos novos paradigmas encontra-se intimamente
relacionada à concepção, visões, idéias e teorias advinham dos antigos, que
serviriam de base para ressignificações, esses antigos paradigmas foram
questionados, analisados, reestruturados, reavaliados enfim, reformulados.
Dessa forma é possível compreender que os diversos saberes são
interdependentes.
A
busca de soluções possíveis para os problemas enfrentados pela humanidade
requer formulações de novas concepções com base em novas compreensões a respeito
da natureza e dos homens, para isso é imprescindível rever os enfoques
utilizados para analisar a realidade que muitas vezes encontram-se baseadas em
percepções estreitas de realidade, uma vez que o pensamento reducionista
simplificado e não expressam a unidade e a diversidade existente no todo.
OS SETE SABERES NECESSARIOS À
EDUCAÇÃO DO FUTURO
O que o texto me diz?
Que
a educação, que visa transmitir conhecimentos, seja quanto ao que é o
conhecimento humano no seus dispositivos, enfermidades, dificuldades,
tendências ao erro é a ilusão, e não se preocupe em fazer conhecer o que é
conhecer.
A idéia principal
De
um desenvolvimento verdadeiramente humano que compreenda e desenvolva um
conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência
de pertencer à espécie humana.
Considerações finais
Eu
entendi que, para haver um conhecimento global é necessário que se conheça e
trabalhe todo os requerimentos relacionados aos itens referentes ao “sete
saberes” para poder se ter um ensino global da educação humana.
Os sete saberes
1 – as cegueiras do conhecimento
Não
haverá conhecimento que não esteja de certa forma, ameaçado pelo erro e pela
ilusão. Sem o conhecimento será difícil os seres humanos enfrentar em os riscos
permanentes no seu dia-a-dia. O conhecimento é uma das ocupações que mais nos
permite instanciar junto à realidade.
2 – Os princípios dos conhecimentos
pertinentes
Morin
propõe-nos uma reforma do pensamento, na qual devemos tornar evidentes tanto os
contextos particulares quanto o global e complexo: “ É preciso recompor o todo
para conhecer as partes”
É
necessário que ensinemos e aprendemos os métodos para estabelecermos relações
recíprocas entre os seres humanos. É preciso recompor o todo para conhecer as
partes. “Conhecer é um modo de ser no mundo”
(Heidegger)
3 – Ensinar a condição humana
O
homem é diferente dos outros animais por ser pensante que vive em sociedade e
tem cultura. A existência humana viaja em direção as coisa para ocupar-se com
elas, para está junto delas. (Heidegger)
Todas
as nossas condições no planeta terra devem ser analisadas para que se perceba a
inter-relação unidade humana.
4
– Ensinar a identidade terrena
Nosso
agir mudará a partir da consciência que temos da vida terrena, pois só assim
saberemos nos preparar para o futuro. Por isso, faz-se necessário construir uma
consciência planetária responsável por tudo que é retirado do meio ambiente.
Pois o século passado nos deixou uma herança de morte (guerras, mortes
ecológica, vírus, bactérias novas e resistentes) aumento do uso de drogas
armas, extermínio e etc..
5- Enfrentar as incertezas ligadas
ao conhecimento
Velhas
certezas, já não servem mais prevalece somente a incerteza do conhecimento
(ilusão erro)
6- Ensinar a compreensão
A
ética da compreensão pede que se compreenda a incompreensão
7- A ética do gênero humano
Os
indivíduos não podem viver isolados e sim em sociedade pois são produtores um
do outro e parte da espécie humana, indivíduos que compreende o desenvolvimento
conjunto das autonomias individuais.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.