Íncio

sábado, 28 de dezembro de 2013

A DIDÁTICA E O PROFESSOR



A didática é uma ciências dimensionada para o homem, que se propõe a ajudar e educar o homem. Uma ciências só tem valor quando se propõe a oferecer ao homem possibilidades para melhor realizar e viver a vida por isso, toda a ciências que não esta para o homem a anti-humano e não é educativa.
A didática deve se preocupar, primeiramente, com o homem e sua vida pois, para poder viver, o homem necessita do ajuda da educação, do pedagogia. Da didático e de todas as demais ciências.
Aprender a viver, aprender a ser e a grande questão que a educação deve se colocar e que as escolas e professores necessitam questionas a escola e os professores devem se perguntar ate que ponto estão educando para vida.
A crescente preocupação com a docência no ensino superior tem proporcionado um aumento nos estudos sobre o tema da formação e do desenvolvimento profissional de seus professores, para além de um saber meramente teórico disciplinar. Amplia-se a demanda desse profissionais por formação no campo dos, solfddfares  pedagógicos e políticos, o que indica um reconhecimento da importância desse saberes para o ensinar bem.

E Importante considerar que, para além do conteúdo proposta nessa disciplina, as formas de ensino e de construção desse ensino são determinantes e fundamentais para uma apreensão bem-sucedida por parte do professor aprendiz.    
Considerando que a docência se efetiva numa instituição social com  os compromissos já discutidos e  que a ação docente não se efetiva com a qualidade necessária de forma mágica ou espontânea pode-se indicar.
A profissão docente é uma pratica educativa, ou seja como tantas outras, e uma forma de intervir na realidade social; no caso mediante a educação. Portanto, ela é uma pratica social.
A pratica  educativa tem sido comumente identificado com a dimensão técnica de ensinar, que caracteriza a didática instrumental e envolvem técnicas, matérias didáticas controle de aula, inovações curriculares. Competências e habilidades do professor segundo o prisma do controle eficaz do processo
A realidade e as praticas são sócias, construídas, recriadas individual e coletivamente. Na  educação, a pratica se constitui por meio da continuidade proporcionado pelo ‘’dialogo” entre as ações presentes e passados dos indivíduos.
No enfoque técnicos ou acade fghffjfmicista, o conteúdo do ensino e composto dos conhecimento científicos e suas finalidade e a transmissão dos conhecimentos elaborados produzidos pela pesquisa cientifica.
O professor, nesse enfoque deve ser formado para adquirir competências  comportamentais com o objetivo de executar esse conhecimento.
O conhecimento do professor e composto do sensibilidade da experiências e do indagação teórica .
A analise da ação pedagógica que supere o ponto de visto instrumental, oferecido pela racionalidade técnica, tomara também os elementos de subjetividade que interferem na ação dos sujeitos atuantes na educação. Esse projeto investigativo requer solida formação intelectual e cultural dos professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.