A didática é uma ciências
dimensionada para o homem, que se propõe a ajudar e educar o homem. Uma
ciências só tem valor quando se propõe a oferecer ao homem possibilidades para
melhor realizar e viver a vida por isso, toda a ciências que não esta para o homem
a anti-humano e não é educativa.
A didática deve se preocupar,
primeiramente, com o homem e sua vida pois, para poder viver, o homem necessita
do ajuda da educação, do pedagogia. Da didático e de todas as demais ciências.
Aprender a viver, aprender a ser
e a grande questão que a educação deve se colocar e que as escolas e
professores necessitam questionas a escola e os professores devem se perguntar
ate que ponto estão educando para vida.
A crescente preocupação com a
docência no ensino superior tem proporcionado um aumento nos estudos sobre o
tema da formação e do desenvolvimento profissional de seus professores, para
além de um saber meramente teórico disciplinar. Amplia-se a demanda desse
profissionais por formação no campo dos, solfddfares pedagógicos e políticos, o que indica um
reconhecimento da importância desse saberes para o ensinar bem.
E Importante considerar que, para
além do conteúdo proposta nessa disciplina, as formas de ensino e de construção
desse ensino são determinantes e fundamentais para uma apreensão bem-sucedida
por parte do professor aprendiz.
Considerando que a docência se
efetiva numa instituição social com os
compromissos já discutidos e que a ação
docente não se efetiva com a qualidade necessária de forma mágica ou espontânea
pode-se indicar.
A profissão docente é uma pratica
educativa, ou seja como tantas outras, e uma forma de intervir na realidade
social; no caso mediante a educação. Portanto, ela é uma pratica social.
A pratica educativa tem sido comumente identificado com
a dimensão técnica de ensinar, que caracteriza a didática instrumental e
envolvem técnicas, matérias didáticas controle de aula, inovações curriculares.
Competências e habilidades do professor segundo o prisma do controle eficaz do
processo
A realidade e as praticas são
sócias, construídas, recriadas individual e coletivamente. Na educação, a pratica se constitui por meio da
continuidade proporcionado pelo ‘’dialogo” entre as ações presentes e passados
dos indivíduos.
No enfoque técnicos ou acade fghffjfmicista,
o conteúdo do ensino e composto dos conhecimento científicos e suas finalidade
e a transmissão dos conhecimentos elaborados produzidos pela pesquisa
cientifica.
O professor, nesse enfoque deve
ser formado para adquirir competências comportamentais com o objetivo de executar
esse conhecimento.
O conhecimento do professor e
composto do sensibilidade da experiências e do indagação teórica .
A analise da ação pedagógica que supere o ponto
de visto instrumental, oferecido pela racionalidade técnica, tomara também os
elementos de subjetividade que interferem na ação dos sujeitos atuantes na
educação. Esse projeto investigativo requer solida formação intelectual e
cultural dos professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.