Efetivamente
o saber pode ser a adquirido de diversas maneiras e, hoje em dia, com a
utilização das tecnologias de informação e comunicação, as possibilidades são
cada vez maiores. No entanto cabe destacar historicamente a responsabilidade da
escola na transmissão da cultura e dos saberes, o seu papel na socialização do indivíduo preparando para vida social.
As
classificação do conceito de pratica pedagógicas neste sentido apesar da
atuação do professor em sala de aula sofrer a interferência de um conjunto de
saberes pessoais e sensibilidades cultivadas ao longo da sua formação, a mesma
deve ser perspectivada segundo a apita de um fazer orientado por meio do qual a
pratica pedagógica se traduz numa ação planificada, avaliada e refletida do
dia-a-dia em nesta alcançar melhores resultados.
Os
rumos que seguintes ao longo do nosso trabalho levam-nos a constatação que a
qualidade revela-se uma construção a longo prazo, neste sentido situar a
educação numa perspectiva de qualidade significa encara-la como um processo
continuo, vinculado a uma aprendizagem permanente que ocorre as longo da vida,
representado segundo Cabral (200).
Direito
de todo o ser humano ter acesso a educação, uma educação que de qualidade
promotora da igualdade, liberdade, desenvolvimento humano, social e econômico. Por
outro lado não obstante o fato de se consolidar o direito a educação e sua
subsequente oferta de qualidade.
Como podemos
constatar a qualidade da educação e do processo ensino aprendizagem constitui
uma preocupação que está presente em todos os níveis de ensino. 205Ainda no
mesmo tom critico, o documento refere que o docente é o eixo central do
processo de ensino aprendizagem e o ensino prevalece sobre o aprender. Existe
também uma forte indefinição a cerca dos processos de avaliação concentrando-se
todo o seu interesse no como se avalia o que traz como consequência a
instrumentalização dos processos avaliativos sem se refletir muito no porque e
para que se verificamos um processo educativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.