Ano: Educação Infantil: Jardim
III
Professoras:
Introdução
Ter quatro, cinco ou seis anos
significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do
próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um
"morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o
ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se
com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque,
perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira
palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada
atividade impressa no uniforme.
Num ambiente acolhedor e
seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo
expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência
entre iguais.
Descobre plantas e animais.
Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são
acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.
Justificativa
Tendo em vista os diagnósticos
realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que
cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando
assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir
suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes,
auxiliando-os e aprendendo juntos.
Objetivo Geral
Proporcionar condições para a
criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico,
responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a
criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na
linguagem oral e escrita.
1. Formação Pessoal e Social
Com base nos dados levantados
na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes
objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem
sua auto confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades
procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de
cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando
suas vivências com outras crianças e adultos.
1.1 Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Adaptação
Identidade e Autonomia
Identificação
Interação
Nome
Socialização
Cuidados Pessoais
Imagem
Respeito e diversidade
Procedimentos
Participar de brincadeiras de
escolha;
Compartilhar a história
individual da vida de cada um e de seu nome;
Ouvir o outro;
Adquirir habilidades sociais;
Realizar atividades com
independência;
Participar de brincadeiras que
possibilitem ações valores e regras.
Reconhecer o corpo e suas
características;
Identificar e enfrentar
situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;
Vivenciar situações de higiene
e boa alimentação.
Participar e interessar-se por
situações que envolve a relação com o outro;
Respeitar as regras simples do
convívio social;
Participar de brincadeiras
diversas;
Realizar ações de cuidados
pessoais com e sem auxílio.
Atitudes, Normas e Valores
Familiarização com
professores, colegas e escola;
Reconhecimento e valorização
dos espaços da escola;
Valorização de ações de
cooperação e solidariedade compartilhando convivências;
Respeito consigo mesmo e com o
outro;
Auto-estima;
Organização do tempo;
Imagem positiva de si;
Valorização do diálogo como
uma forma de lidar com os conflitos;
Valorização da limpeza e
aparência pessoal;
Valorização dos cuidados com
os materiais de uso individual e coletivo;
Conhecimento, respeito e
utilização de algumas regras elementares de convívio social;
Respeito e valorização da
cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
Realizar ações de forma
independente.
Atividades
Roda da conversa;
Passeio pela escola;
Brincadeira de faz-de-conta,
individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
Pesquisas;
Rotina;
Cantigas de roda;
Histórias;
Calendário;
Confecção de crachás;
Jogos com o nome;
Uso do espelho;
Jogos e brincadeiras com
regras;
Passeio pela escola;
Guardar materiais;
Organizar a sala.
1.2. Ações de Enriquecimento
Curricular
Fazer roda da conversa e de
combinados;
Elaborar crachás e jogos com o
nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome;
Propor a pesquisa da história
do nome para ser consciente de sua história;
Proporcionar situações que a
criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites;
Propor atividades em que as
crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
Elaborar etiquetas para
identificar materiais individuais;
Utilização do espelho para
reconhecimento do próprio corpo;
Propor situações em que as
crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e descobertas;
Orientar as crianças quanto a
higiene pessoal;
Executar o sistema
self-service nas refeições;
Proporcionar e estimular a
capacidade da criança aprender;
Oferecer situações variadas e
adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal e
social;
Incentivar a livre iniciativa
das crianças;
Proporcionar jogos e
brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
Incentivar a participação das
crianças nas diversas atividades de rotina;
Sugerir atividades ao grupo,
sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
Proporcionar e estimular a
capacidade da criança aprender;
Valorizar mais o fazer da
criança do que os resultados das atividades propostas.
1.3. Procedimentos de
Avaliação
A avaliação será contínua
durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação
do grupo.
_______________________________________________________________
2. Movimento
Com base nos dados levantados
na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes
objetivos: que as crianças adquiram expressão própria pelo movimento, que sejam
capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades expressivas
utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem gradualmente o
próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em
diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do
movimento (força, velocidade, resistência e flexibilidade).
2.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Expressividade
Desenvolvimento pessoal
Atividades rítmicas
Equilíbrio e coordenação
Jogos
Brincadeiras
Procedimentos
Dominar o próprio corpo;
Expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
Apropriar-se progressivamente
da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus elementos;
Desenvolver cada vez mais uma
atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
Improvisar e criar seqüências
de movimentos;
Comunicar-se através de gestos
e movimentos;
Perceber a mudança do ritmo, a
resistência do próprio corpo durante a movimentação;
Expressar sensações e ritmos
corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral;
Utilizar a motricidade através
do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas
que o compõem;
Participar em brincadeiras e
jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;
Conhecer as regras do jogo e
brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;
Conhecer e controlar o próprio
corpo;
Participar de atividades
lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;
Organizar jogos onde o uso de
suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;
Discutir jogos coletivos com
regras;
Participar de brincadeiras
pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo presente
no cotidiano.
Atitudes, Normas e Valores
Desenvolvimento corporal
harmônico;
Reconhecimento da capacidade e
da possibilidade individual;
Apropriação da cultura
corporal;
Percepção do próprio
desenvolvimento físico;
Reconhecimento do corpo no seu
todo nas suas partes e respectivos movimentos
Liberdade para expressar-se;
Valorização e apreciação das
manifestações expressivas;
Interação e respeito com o
grupo;
Utilização do próprio corpo
como meio de comunicação e expressão;
Criatividade;
Percepção e identificação de
diferentes ritmos;
Combinação de movimentos;
Coordenação Psicomotora
Integração com o mundo;
Expressão livre respeitando o
espaço e o grupo;
Valorização e respeito às
diferenças individuais;
Participação autônoma em
atividades de lazer;
Valorização das conquistas
pessoais;
Respeito às regras dos jogos,
não discriminando os colegas;
Valorização e desenvolvimento
da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do grupo;
Valorização das atividades
corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas
pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais.
Atividades
Utilização dos brinquedos do
parque;
Escolha livre de brinquedo;
Imitação;
Brincadeiras com bola;
Estátua;
Cordas;
Expressão corporal através do
som de música;
Brincadeiras de perseguir,
procurar e pegar;
Circuito;
Brincadeiras cantadas;
Brincadeiras de roda;
Mímica;
Fórmulas de escolhas;
Jogos de Faz-de-conta;
Jogos de representações;
Jogos de adivinhas;
Danças;
Jogos de agilidade, destreza e
força;
Recreação;
Jogos com brinquedos
construídos;
Jogos com adivinhas;
Jogos de atirar;
Atividades rítmicas;
Jogos de correr e pular;
Dança;
Teatro.
2.2. Ações de Enriquecimento
Curricular
Proporcionar momentos onde as
crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular, saltar,
brincar, etc.
Sugerir aos alunos situações
para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.
Propor diversos movimentos
corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e outras
práticas sociais.
Organizar gincanas, circuitos
desafiadores, para que haja interação entre os próprios colegas da sala, e as
outras crianças de outras salas.
Propor atividades de
imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções.
Fazer o uso de diferentes
jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de equilíbrio
e coordenação.
Pesquisar diferentes danças
tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às crianças;
Utilizar atividades lúdicas,
especialmente as que valorizem a motricidade infantil;
Propor atividades que
favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da
auto-estima e autoconfiança.
Desenvolver atividades em que
os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas;
Trabalhar com jogos e
atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades
de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos e
movimentos.
2.3. Procedimentos de
Avaliação
A avaliação será contínua
durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação
do grupo.
3. Música
Com base nos dados levantados
na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes
objetivos: que as crianças adquiram expressão própria no canto, desenvolvam a
habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e
harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e
expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações,
composições e interpretações musicais.
3.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Apreciação musical
Fazer musical
Procedimentos
Ouvir obras de diferentes
gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;
Participar de jogos e brincadeiras
que envolvam danças;
Criar músicas e rimas em jogos
cantados;
Escutar atentamente;
Descobrir possibilidades
sonoras com todo material acessível;
Expressar-se através da
música;
Desenvolver memória musical;
Descobrir vários ritmos
musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);
Participar de jogos e
brincadeiras que envolvam danças;
Expressar-se através da música
e conhecer diferentes sons;
Apreciar som e silêncio.
Atitudes, Normas e Valores
Interesse por vários estilos
musicais;
Gosto e atenção em ouvir
música;
Escuta atenta;
Criatividade musical;
Expressão própria no canto;
Discriminação de som, ritmo,
espaço, tempo, harmonia;
Acuidade auditiva;
Exploração do som e suas
qualidades (altura, duração);
Interação e participação no
grupo;
Gosto e atenção em ouvir,
cantar e criar músicas;
Exploração do som e suas
qualidades;
Escuta atenta.
Atividades
Cantigas de roda;
Ouvir Clássicos;
Ouvir e dançar com MPB;
Brincar com cantigas
folclóricas;
Apreciar o estilo Sertanejo;
Fazer pseudoleitura das letras
de música;
Brincar com rimas e cantigas
inventadas;
Acompanhamento de canções;
Dramatizações espontâneas;
Danças livres ao som de
música;
Canções de folclore;
Brinquedos de roda;
Brinquedos cantados;
Coral;
Criar rimas;
Imitar sons;
Ouvir músicas Gospel
Compor pequenas canções;
Interpretar de canções.
3.2. Ações de Enriquecimento
Curricular
Propor roda de música onde a
criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu grupo;
Trabalhar músicas de
diferentes gêneros;
Criar momentos em que se faça
necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas;
Oferecer-lhe música que
desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo
tempo.
Trabalhar com danças folclóricas
e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa cultura;
Montar e ensaiar um coral na
escola.
Criar projetos de trabalho
integrando diversas atividades: aulas de grupo, coral, rodas cantadas, escuta
de diversas músicas;
Apresentar repertório musical
que abrange música erudita, popular e folclórica de diferentes épocas e
culturas.
3.3. Procedimentos de
Avaliação
A avaliação será contínua
durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação
do grupo.
4. Artes Visuais
Com base nos dados levantados
na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes
objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as
expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se
interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas
obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do
desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o
gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram
o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que
desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e
harmonia.
4.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
O fazer artístico
Apreciação
Reflexão
Apreciação
Procedimentos
Observar e reproduzir fotos e
paisagens;
Criar desenhos, pinturas,
colagens, modelagens a partir do seu repertório;
Conhecer e utilizar vários
materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);
Explorar espaços variados;
Expressar-se livremente;
Desenhar espontaneamente;
Expressar vivências;
Criar desenhos e expressões;
Utilizar os elementos da
linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço,
textura, etc.);
Dominar técnicas, instrumentos
e procedimentos expressivos nas artes;
Reconhecer e expressar-se
usando formas geométricas;
Adquirir hábitos de
observação, limpeza e ordem;
Interessar-se pelas próprias
produções;
Criar desenhos, pinturas,
colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas;
Representar através de quadros
dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;
Conhecer diferentes produções
artísticas;
Apreciar suas produções e a
dos colegas;
Organizar e cuidar do espaço
físico da sala;
Criar desenhos, pinturas,
colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos
elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, espaço,
textura, etc.);
Explorar e aprofundar as
possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer artístico;
Reconhecer a importância das
artes visuais na sociedade e na vida;
Valorizar e apreciar a
produção de arte em geral.
Atitudes, Normas e Valores
Forma pessoal de expressão;
Criatividade;
Observação e atenção;
Concentração no trabalho;
Valorização da própria
produção e da produção dos outros;
Organização e cuidado com
materiais;
Cooperação e iniciativa;
Valorização da produção de
arte em geral;
Respeito pelas diferenças
individuais e habilidades de cada um;
Respeito pelo próprio trabalho
e pelos dos outros;
Interesse por apreciar obras
de arte presentes na sociedade;
Conhecimento da diversidade de
produções;
Apreciação das artes visuais e
estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
Respeito e cuidado com os
objetos produzidos individualmente e em grupo;
Observação dos elementos
constituintes da linguagem visual;
Apreciação e leitura de obras
de arte a partir da observação, da narração, discriminação e interpretação de
imagens e objetos.
Atividades
Desenhar;
Pintar;
Construir com sucata;
Modelar;
Manipulação de diferentes
instrumentos de pintura e desenho;
Recortes e colagem;
Desenho de interferência;
Jogos de construção;
Manipulação de diferentes
instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
Impressão;
Reprodução de desenho;
Desenho de observação;
Desenho de interferência;
Desenhar a partir de uma
interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser um desenho ou uma colagem
de uma parte do corpo humano;
Desenho e pintura com várias
técnicas e diferentes suportes;
Apreciação de obras de arte
diversas.
4.2. Ações de Enriquecimento
Curricular
Oferecer oportunidade para que
a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;
Proporcionar contato, uso e
exploração de diferentes materiais;
Criar possibilidades para que
as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas
vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;
Intervir na reprodução de
desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
Trabalhar com as expressões
artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes
materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes).
4.3. Procedimentos de
Avaliação
A avaliação será contínua
durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação
do grupo.
5. Linguagem Oral e Escrita
5.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Linguagem oral
Diálogo
Argumentação
Linguagem escrita
Escrita como representação da
fala
Organização na escrita do nome
Reescrita a partir de suas
hipóteses
Produção e interpretação de
pequenos textos
Função social da escrita
Procedimentos
Usar a linguagem oral para
conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de
interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
Conhecer e produzir pequenos
textos, oralmente;
Ouvir histórias;
Usar o diálogo para resolver
conflitos;
Participar da elaboração das
regras do grupo;
Ouvir com atenção;
Pronunciar as palavras com
clareza;
Reconhecer o nome;
Usar a linguagem oral para
conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em situações cotidianas;
Conhecer e reproduzir
oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções;
Ouvir, comentar, reconhecer e
recontar histórias;
Defender seu ponto de vista
respeitando os demais;
Usar corretamente a língua;
Preparar a fala para uma
exposição oral;
Participar em situações
cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
Saber escrever o próprio nome;
Reconhecer as letras do
alfabeto;
Conhecer os diferentes gêneros
de textos que circulam no dia-a-dia;
Levantar hipóteses sobre o
tema a partir do título;
Selecionar material para ler;
Compreender o funcionamento
comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
Produzir textos mesmo que não
convencionalmente;
Interessar-se por escrever
palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Interpretar, reescrever e
produzir pequenos textos;
Recontar histórias conhecidas
com aproximação às características da história original no que se refere à
descrição de personagens;
Explorar diferentes tipos de
textos;
Interpretar, reescrever e
produzir pequenos textos;
Atitudes, Normas e Valores
Percepção e reconhecimento da
função social da comunicação;
Respeito diante das colocações
de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
Enriquecimento do vocabulário;
Preocupação em ser entendido e
entender os outros;
Reconhecimento do próprio
nome.
Escrita atenta;
Facilidade de expressão;
Clareza de dicção;
Compreensão dos diferentes
tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;
Preocupação em ser entendido e
entender os outros;
Valorizar a leitura;
Valorização da escrita como
forma de registro;
Manuseio, com cuidado, de
livros e materiais escritos;
Gosto pela leitura.
Interesse por ler e ouvir a
leitura;
Zelo com os livros e
materiais;
Respeito pela produção própria
e alheia;
Curiosidade e interesse pela
escrita;
Exigência de qualidade em suas
próprias produções de texto;
Interesse por escrever;
Reconhecimento da função
social da escrita;
Valorização da leitura como
fonte de prazer e entretenimento;
Não ter medo de colocar suas
hipóteses e suposições;
Participação em situações que
as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
Atividades
- Uso diversificado de vários
estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos;
Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de
histórias;
- Leitura do nome;
- Jogos com nome;
- Memória;
- Dominó.
Crachá;
- Leitura de Histórias;
- Caça-palavras;
- Cantinho da leitura;
- Palavras-cruzadas;
- Bingo de letras e palavras;
- Alfabeto Móvel;
- Quebra-cabeça.
- Recontos de histórias feitas
pelos alunos e professora;
- Transmissão de recados;
- Leitura de textos diversos;
- Mímica e gestos;
- Leitura do nome;
- Produção de pequenos textos;
- Palavra cruzada;
- Texto com lacunas para
completar;
- Conversas informais e
formais (recados, convites, bilhetes, informações);
- Entrevistas;
- Pesquisas;
- Atividade de escrita de
diferentes textos;
- Jogos de escrita;
Faz-de-conta (mercadinho,
cantinhos, receitas, etc.).
5.2. Ações de Enriquecimento
Curricular
Participação na roda de
conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos,
trocando experiências;
Proporcionar a hora do conto
com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
Criar um clima de segurança,
respeito e afeto;
Propor jogos onde se nomeiam
letras;
Criar situações em que seja
necessário a escrita do nome;
Escutar a criança, dar atenção
ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;
Dar significado a fala da
criança;
Ajudar as crianças a
explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em
suas falas;
Desenvolver a escrita com
produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e coletivas e
que tenham significados ( poesias, parlendas, músicas, etc.);
Propor a participação das
crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade
e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
Utilizar diferentes textos
como os que circulam na vida real;
Trabalhar a leitura de muitas
maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta, silenciosamente, etc;
Propor e elaborar projetos de
escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de
instruções de jogos e receitas;
Estimular os alunos a
escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com objetivos
definidos;
Propor que os alunos
reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de conversas sobre
a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando palavras,
cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.
5.3. Procedimentos de
Avaliação
A avaliação será contínua
durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação
do grupo.
6. Natureza e Sociedade
Com base nos dados levantados
na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes
objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida
característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas
relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem,
valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade
da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e
natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando
idéias.
6.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Esquema corporal
Órgão dos sentidos
Os lugares e as paisagens
Meio Ambiente
Fenômenos da Natureza
Meio de comunicação
Meio de transporte
Tipos de moradia
Modo de ser, viver e trabalhar
Saúde
Plantas
Seres vivos
Procedimentos
Ter conhecimento do próprio
corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e
perceptivas;
Utilizar os diversos órgãos
dos sentidos e membros do corpo;
Construir conhecimentos
através do contato com a natureza;
Perceber que as idéias físicas
e naturais não dependem da vontade do homem;
Perceber, compreender e
utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
Reconhecer as modificações
feitas pelo homem;
Perceber os cuidados
necessários à preservação da vida e do ambiente;
Utilizar normas de higiene
para prevenir doenças;
Valorizar atitudes
relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
Estabelecer relações entre os
fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas,
etc.);
Participar de diferentes
atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
Conhecer as diferentes fontes
de informações e meio de transportes através de visitas e registros;
Reconhecer relações de
mudanças e permanência dos costumes;
Pesquisar e conhecer os
diferentes meios de comunicação da sociedade;
Utilizar normas de higiene
para prevenir doenças;
Conhecer a importância de uma
boa alimentação para a saúde;
Observar e conhecer os
diferentes tipos de plantas;
Identificar os seres vivos;
Conhecer os modos de ser ,
viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atitudes, Normas e Valores
Respeito e cuidado com o
próprio corpo;
Conhecimento do nome de cada
parte do corpo, seu uso e utilidade;
Interesse espontâneo em
relação a natureza;
Utilização dos conhecimentos
obtidos em contato com a natureza;
Observação da paisagem local;
Conservação do meio ambiente e
dos espaços individuais e coletivos;
Conscientização sobre a
importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar
larvas do mosquito da dengue;
Observação e compreensão dos
fenômenos naturais;
Valorização dos recursos
naturais;
Valorização e atitude crítica
em relação aos recursos tecnológicos;
Respeito aos diferentes modos
de vida de diferentes grupos sociais;
Valorização do patrimônio
social, cultural e natural do seu grupo social e interesse por conhecer
diferentes formas de expressão cultural;
Valorização evitando atitudes
de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;
Leitura e interpretação de
registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);
Formulação de conclusões e
explicações sobre o tema em questão;
Identificação de alguns papéis
sociais;
Valorização de atitudes
relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Atividades
Roda de perguntas;
Espelho;
Quadrinhas;
Recorte e colagem;
Interferência;
Pintura;
Histórias;
Pesquisas;
Experiências;
Cartazes informativos ( uso e
confecção);
Atividades em grupo e
individuais;
Leitura, escrita, desenho e
coletas de dados;
Busca e divulgação sobre a
Dengue;
Brincadeiras;
Música;
Filmes;
Passeios;
Conversas;
Jogos;
Atividade de observação.
6.2. Ações de Enriquecimento
Curricular
Formular perguntas para o
desenvolvimento dos conteúdos;
Proporcionar brincadeiras,
canções para reflexão do seu próprio corpo;
Fazer o levantamento dos
conhecimentos prévios;
Dar espaços para as crianças
perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências
a resposta;
Selecionar textos sobre
assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
Oferecer oportunidades para
que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
Elaborar projetos, pesquisas e
situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
Proporcionar atividades que
envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
Propiciar o acesso das
crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da
instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de
transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola,
etc.);
Fazer o levantamento dos
conhecimentos prévios;
Permitir que a criança
construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os
conteúdos;
Promover passeios para
observação da diversidade de seres vivos;
Eleger temas que possibilitem
o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
6.3. Procedimentos de
Avaliação
A avaliação será contínua
durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação
do grupo.
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7. Matemática
Com base nos dados levantados
na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes
objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações
numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas
necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar,
relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar,
observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos,
capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias
matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem
oral e a linguagem matemática.
7.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Escrita numérica
Seqüência numérica
Número e quantidade
Seriação
Simbolização
Espaço e forma
Grandezas e medidas
Classificação e ordenação
Situação-problema
Cálculo mental
Procedimentos
Associar símbolos às
quantidades correspondentes;
Agrupar de diferentes maneiras
uma mesma quantidade;
Seriar diferentes materiais;
Verbalizar numa série dada, o
primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
Fazer comparações entre
números e quantidades;
Ler, escrever, comparar e
ordenar números;
Participar de brincadeiras e
jogos onde se faz uso da contagem;
Manipular os elementos do seu
ambiente;
Classificar elementos segundo
diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc.
Relacionar tamanhos, formas e
medidas;
Resolver situações-problemas;
Observar formas geométricas;
Verbalizar em diferentes
situações a seqüência numérica;
Separar e generalizar
materiais diversos;
Colecionar materiais de acordo
o interesse do grupo;
Analisar e avaliar as suas
conquistas;
Seriar, comparar e verbalizar
números e quantidades;
Saber tomar decisões a partir
dos desafios da rotina diária;
Utilização de noções simples
de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
Comparar as distâncias,
medidas e tamanho;
Identificação de números nos
diferentes contextos em que se encontram;
Registrar números em
diferentes situações;
Manusear cédulas xerocadas em
brincadeiras de faz-de-conta;
Ter confiança em suas próprias
estratégias;
Comparar receitas (culinária,
tintas, etc.);
Comparação de escritas numéricas.
Atitudes, Normas e Valores
Observação e conhecimento dos
números existentes no ambiente que nos cerca;
Capacidade de identificar e
comparar quantidades e números;
Valorização de trocas de
experiências a partir de situações reais;
Desenvolvimento de capacidade
de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
Desenvolvimento da notação
numérica;
Observação do espaço em que
vive;
Curiosidade;
Observação e uso dos números
em seus diferentes contextos;
Segurança na resolução e formulação
de hipóteses em desafios;
Identificação de diferentes
materiais sobre o mesmo assunto;
Descrição e representação de
pequenos percursos e trajetos;
Compreensão e uso de
diferentes instrumentos de medida;
Uso da linguagem matemática;
Exploração e identificação de
propriedades geométricas;
Resolução de problemas
elaborados pelos alunos e pelos professores;
Análise e avaliação de suas
conquistas.
Atividades
Observar números que fazem
parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);
Bingo e ditado de números;
Trabalho com sequência
numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico,
calendário;
Músicas;
Histórias (valorizando a
seqüência dos fatos);
Jornais de mercado;
Jogos de encaixe;
Jogos numéricos;
Uso do calendário;
Pesquisa;
Jogos de Faz-de-conta;
Histórias;
Exploração de numerais em
diferentes materiais;
Músicas;
Registro de jogos (posição,
pontuação);
Listas;
Modelagem;
Recorte e colagem;
Observar e explorar o ambiente
que o cerca;
Manipular os elementos do seu
ambiente;
Classificar materiais
manipulando e levando em consideração seus atributos;
Brincar com rótulos e
embalagens em diversas situações;
Jogos de contagem;
Situações problema envolvendo
o cotidiano escolar.
Ditado de números;
Bingo;
Manipular e utilizar blocos e
figuras geométricos;
Jogos variados;
Participar do feitiu e
registro de receitas.
7.2. Ações de Enriquecimento
Curricular
Fazer uso do calendário
durante todo o ano letivo;
Despertar a criança para a
presença dos números em diferentes contextos;
Propor, no cotidiano,
situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em
atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada,
etc.;
Questionar as crianças para
que reflitam e formulem hipóteses;
Propor dramatizações de situações-problema;
Realizar trabalhos com formas
geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
Utilização dos números durante
as atividades seqüenciadas;
Fazer uso de contagem através
da tabela numérica;
Propor momentos com oficinas
de jogos;
Dar oportunidade aos alunos de
observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando,
contando, medindo, etc.
Organizar atividades diversas,
como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as
crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
Propor situações em que as
crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
Aproveitar situações reais
para propor novos desafios;
Elaborar situações didáticas
para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
7.3. Procedimentos de
Avaliação
A avaliação será contínua
durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação
do grupo.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.