Íncio

terça-feira, 31 de maio de 2016

PROJETO VEM BRINCAR COM A GENTE

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1  Título do Projeto: “VEM BRINCAR COM A GENTE”
1.2  Unidade escolar: Centro de Educação Infantil _________________________
1.3  Direção: Josilene de Almeida Figueiredo Aguiar
1.4  Turno: Matutino      Semestre: 2º     Ano: 201___
1.5  Etapa: Berçário ao Infantil II
1.6  Professoras da Turma: _________________

2     JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, a maioria das crianças, não tem a possibilidade de vivenciar a infância em sua plenitude no que se refere ao brincar, uma vez que várias outras atividades têm ocupado o seu tempo, como: o uso excessivo de jogos eletrônicos, a longa permanência em frente à televisão e a internet, entre outros. Sabemos, no entanto, que, muitas vezes, isso acontece devido às próprias condições de vida em que estas crianças estão inseridas, ou seja, mães e pais que trabalham os dois turnos e não possuem tempo suficiente para conversar, brincar ou oferecer aos seus filhos e filhas a atenção necessária.
Além disso, o estado de violência que vivemos no mundo atual não tem permitido que as crianças brinquem na rua, perdendo assim, a liberdade de poder brincar livremente e aprender brincadeiras que, durante décadas, fizeram parte da vida das crianças, como: bandeirinha, esconde-esconde, boca de forno, brincadeiras que fazem uma criança, realmente, se sentir criança.

Vale ressaltar que, muitas dessas brincadeiras, foram ensinadas de geração em geração, demonstrando o quanto o adulto é importante para a transmissão e preservação da cultura popular. Neste sentido, o/a educador/a (mãe, pai, avô, avó, tio, tia, um/a irmão/ã mais velho/a, professor/a), ou seja, um/a parceiro/a mais experiente, tem um papel relevante nesse processo, ensinando às crianças as brincadeiras, que na sua época, eram brincadeiras que faziam com que se brincasse no coletivo.
Como nem sempre é possível que as crianças tenham a possibilidade de aprender com os/as parceiros/as mais experientes da sua família, pelos motivos já apontados, cabe às escolas infantis, creches e pré-escolas, oportunizarem a elas o conhecimento das brincadeiras antigas que, em muitos lugares, ficaram no esquecimento. Acreditamos o quanto é importante trazer de volta e vivenciar com a comunidade, a importância do brincar em sala de aula, através das músicas e brincadeiras esquecidas, pois “se desejamos formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras”. (KISHIMOTO, 1993).
Por esse motivo, consideramos importante desenvolver este Projeto com as crianças do Berçário ao Infantil II do Centro de Educação Infantil Dra. Ana Maria Nascimento Fernandes, no bairro Baixa Grande, através do Estágio em Docência da Educação Infantil, componente do Currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, visando, ainda, a integração da comunidade escolar, bem como o aprendizado das crianças através das diversas linguagens, necessárias para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo.
Dessa forma, pretendemos por meio do projeto “VEM BRINCAR COM A GENTE”, desenvolver de forma ampla, diversos atividades na área de conhecimento, possibilitando oportunidades de expressar o conhecimento sobre as brincadeiras antigas.


3    PROBLEMATIZAÇÃO

ü  De quais brincadeiras, as crianças de antigamente brincavam?
ü  Os brinquedos de antigamente se parecem com os de hoje, o que mudou?
ü  Como podemos aprender as brincadeiras antigas?
ü  Como e onde as crianças de antigamente (nossas mães, nossos pais, nossos avós) brincavam?
ü  Como podemos aprender as brincadeiras?
ü  É possível confeccionar brinquedos utilizados pelos nossos pais e mães? Que material pode ser utilizado?
ü  Existem brincadeiras antigas voltadas somente para os meninos, e somente para as meninas?


4     OBJETIVOS:

4.1  Geral:

ü  Oportunizar a vivência das crianças pequenas e pequenininhas com as brincadeiras antigas, buscando construir atitudes que influenciem no seu dia a dia, no seu processo de aprendizagem, e, consequentemente, no seu desenvolvimento, proporcionando, assim, uma aprendizagem prazerosa.

4.2 Específicos:

ü  Expressar ideias e opiniões sobre o tema do Projeto, nas diversas situações que assim exigirem;
ü  Conhecer as brincadeiras antigas, através de relato de experiência de mães e pais, vídeos e imagens;
ü  Reconhecer as semelhanças e diferenças das brincadeiras de hoje e de outros tempos, a partir da apreciação de imagens e exposição de brinquedos;
ü  Ler textos prescritivos para aprender as regras de jogos e a confecção de brinquedos;
ü  Produzir coletivamente textos prescritivos, com as regras de jogos de brincadeiras;
ü  Produzir coletivamente textos enumerativos, com listas de brincadeiras antigas;
ü  Registrar, através do desenho, da pintura, da colagem as diferentes brincadeiras que vivenciou;
ü  Construir brinquedos, utilizando sucatas;
ü  Vivenciar momentos que possibilitem o conhecimento das brincadeiras e dos brinquedos antigos, resgatando a cultura popular;
ü  Utilizar a contagem oral, nas brincadeiras que assim permitirem;
ü  Vivenciar momentos afetivos de interação com/as colegas, através de brincadeiras que estimulem a participação e o trabalho em equipe;
ü  Expressar-se corporalmente a partir da participação em brincadeiras.



5     LINGUAGENS

ü  Expressão oral: Roda de conversa sobre o tema do projeto e atividades desenvolvidas.
ü  Escrita e leitura: Textos instrucionais (regras das brincadeiras) e enumerativos (listas).
ü  Arte: Produção de desenhos, de brinquedos e apreciação de obras de arte.
ü  Lógico matemático: Noções de quantidade, identificação dos números, noções de espaço através das brincadeiras.
ü  Cultura e diversidade: Conhecimento e resgate das brincadeiras antigas.



                                                          



6     METODOLOGIA

Para a concretização do projeto serão utilizados os seguintes procedimentos:
·         Formação de círculos para realização das brincadeiras;
·         As atividades desenvolvidas em sala de aula serão voltadas para as crianças e para a comunidade escolar;
·         Executaremos as atividades com uso de materiais lúdicos, focando o aprendizado da criança e da comunidade escolar;
·         Apresentação do Projeto à comunidade escolar, através de uma faixa com o nome do projeto, cartazes, exposição de brinquedos e realização de brincadeiras;
·         Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre as brincadeiras conhecida por elas;
·         Convite às mães ou pais das crianças para relatarem a sua experiência às crianças de como brigavam quando eram crianças;
·         Leitura de textos;
·         Produção escrita individual e coletiva das regras de jogos, instruções de confecção de brinquedos (jogos instrucionais), e listas (textos enumerativos);
·         Realização de brincadeiras para a contribuição do convívio em coletividade;
·         Roda de conversa sobre as brincadeiras antigas enfatizando a importância de cada brincadeira;
·         Atividades dirigidas;
·         Organizar a sala de forma que fique espaçosa para realização das brincadeiras;
·         Execução de diversas brincadeiras antigas;
·         Desenho livre;
·         Seleção e realização de brincadeiras diversas;
·         Realização de atividades como: desenho, pintura, recorte, colagem.
·    Apreciação das imagens dos quadros de Ivan Cruz sobre as mais de 100 brincadeiras diferentes que brincou quando criança em quadros (mais de 500), em desenhos e esculturas;
·         Confecção de brinquedos (bilboquê, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.). 

·         Culminância:
Socialização (participação de todas as turmas, no pátio do Centro de Educação Infantil Dra. Ana Maria Nascimento Fernandes) com as brincadeiras desenvolvidas no decorrer do projeto, exposição de desenhos feitos pelas crianças, e de brinquedos. Será oferecido a comunidade escolar um lanche coletivo.


7     RECURSOS



Papel: 40kg, chamex, cartolina;
Livros literários;
Figuras;
Tesoura;
Cola;
Barbante;
Balão;
Lápis: de cor, cera, hidrocor;
Fita: gomada, durex;
Músicas;
Notebook;
Som;
Pen Drive;
EVA;
TNT;
Máquina digital;
Giz;
Cadeiras;




8 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ETAPAS
NOVEMBRO

Apresentação
X
Desenvolvimento
X
Culminância
X
REFERÊNCIAS



KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.