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IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 Título
do Projeto: “VEM BRINCAR COM A GENTE”
1.2 Unidade
escolar: Centro de Educação Infantil _________________________
1.3 Direção: Josilene de Almeida Figueiredo Aguiar
1.4 Turno:
Matutino Semestre:
2º Ano:
201___
1.5 Etapa:
Berçário
ao Infantil II
1.6 Professoras
da Turma: _________________
2
JUSTIFICATIVA
Nos dias
atuais, a maioria das crianças, não tem a possibilidade de vivenciar a infância
em sua plenitude no que se refere ao brincar, uma vez que várias outras
atividades têm ocupado o seu tempo, como: o uso excessivo de jogos eletrônicos,
a longa permanência em frente à televisão e a internet, entre outros. Sabemos,
no entanto, que, muitas vezes, isso acontece devido às próprias condições de
vida em que estas crianças estão inseridas, ou seja, mães e pais que trabalham
os dois turnos e não possuem tempo suficiente para conversar, brincar ou oferecer
aos seus filhos e filhas a atenção necessária.
Além disso, o
estado de violência que vivemos no mundo atual não tem permitido que as
crianças brinquem na rua, perdendo assim, a liberdade de poder brincar
livremente e aprender brincadeiras que, durante décadas, fizeram parte da vida
das crianças, como: bandeirinha, esconde-esconde, boca de forno, brincadeiras
que fazem uma criança, realmente, se sentir criança.
Vale ressaltar
que, muitas dessas brincadeiras, foram ensinadas de geração em geração,
demonstrando o quanto o adulto é importante para a transmissão e preservação da
cultura popular. Neste sentido, o/a educador/a (mãe, pai, avô, avó, tio, tia,
um/a irmão/ã mais velho/a, professor/a), ou seja, um/a parceiro/a mais
experiente, tem um papel relevante nesse processo, ensinando às crianças as
brincadeiras, que na sua época, eram
brincadeiras que faziam com que se brincasse no coletivo.
Como nem
sempre é possível que as crianças tenham a possibilidade de aprender com os/as parceiros/as
mais experientes da sua família, pelos motivos já apontados, cabe às escolas
infantis, creches e pré-escolas, oportunizarem a elas o conhecimento das
brincadeiras antigas que, em muitos lugares, ficaram no esquecimento. Acreditamos
o quanto é importante trazer de volta e vivenciar com a comunidade, a
importância do brincar em sala de aula, através das músicas e brincadeiras
esquecidas, pois “se desejamos formar seres criativos, críticos e aptos para
tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com
a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras”. (KISHIMOTO, 1993).
Por esse
motivo, consideramos importante desenvolver este Projeto com as crianças do Berçário
ao Infantil II do Centro de Educação Infantil Dra. Ana Maria Nascimento Fernandes, no bairro Baixa Grande, através
do Estágio em Docência da Educação Infantil, componente do Currículo do Curso
de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, visando, ainda, a integração
da comunidade escolar, bem como o aprendizado das crianças através das diversas
linguagens, necessárias para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo.
Dessa forma,
pretendemos por meio do projeto “VEM BRINCAR COM A GENTE”, desenvolver de forma
ampla, diversos atividades na área de conhecimento, possibilitando
oportunidades de expressar o conhecimento sobre as brincadeiras antigas.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
ü De
quais brincadeiras, as crianças de antigamente brincavam?
ü Os
brinquedos de antigamente se parecem com os de hoje, o que mudou?
ü Como
podemos aprender as brincadeiras antigas?
ü Como
e onde as crianças de antigamente (nossas mães, nossos pais, nossos avós)
brincavam?
ü Como
podemos aprender as brincadeiras?
ü É
possível confeccionar brinquedos utilizados pelos nossos pais e mães? Que
material pode ser utilizado?
ü Existem brincadeiras antigas voltadas somente para os
meninos, e somente para as meninas?
4 OBJETIVOS:
4.1 Geral:
ü Oportunizar
a vivência das crianças pequenas e pequenininhas com as brincadeiras antigas, buscando construir atitudes que
influenciem no seu dia a dia, no seu processo de aprendizagem, e,
consequentemente, no seu desenvolvimento, proporcionando, assim, uma
aprendizagem prazerosa.
4.2 Específicos:
ü Expressar
ideias e opiniões sobre o tema do Projeto, nas diversas situações que assim
exigirem;
ü Conhecer
as brincadeiras antigas, através de relato de experiência de mães e pais,
vídeos e imagens;
ü Reconhecer
as semelhanças e diferenças das brincadeiras de hoje e de outros tempos, a
partir da apreciação de imagens e exposição de brinquedos;
ü Ler
textos prescritivos para aprender as regras de jogos e a confecção de
brinquedos;
ü Produzir
coletivamente textos prescritivos, com as regras de jogos de brincadeiras;
ü Produzir
coletivamente textos enumerativos, com listas de brincadeiras antigas;
ü Registrar,
através do desenho, da pintura, da colagem as diferentes brincadeiras que
vivenciou;
ü
Construir
brinquedos, utilizando sucatas;
ü Vivenciar
momentos que possibilitem o conhecimento das brincadeiras e dos brinquedos
antigos, resgatando a cultura popular;
ü Utilizar
a contagem oral, nas brincadeiras que assim permitirem;
ü Vivenciar
momentos afetivos de interação com/as colegas, através de brincadeiras que estimulem
a participação e o trabalho em equipe;
ü Expressar-se corporalmente a partir da
participação em brincadeiras.
5 LINGUAGENS
ü Expressão oral: Roda
de conversa sobre o tema do projeto e atividades desenvolvidas.
ü Escrita e leitura: Textos
instrucionais (regras das brincadeiras) e enumerativos (listas).
ü Arte: Produção de desenhos,
de brinquedos e apreciação de obras de arte.
ü Lógico matemático: Noções
de quantidade, identificação dos números, noções de espaço através das
brincadeiras.
ü Cultura e diversidade: Conhecimento
e resgate das brincadeiras antigas.
6
METODOLOGIA
Para a concretização do
projeto serão utilizados os seguintes procedimentos:
·
Formação de círculos para realização das brincadeiras;
·
As atividades desenvolvidas em sala de aula serão
voltadas para as crianças e para a comunidade escolar;
·
Executaremos as atividades com uso de materiais
lúdicos, focando o aprendizado da criança e da comunidade escolar;
·
Apresentação do Projeto à comunidade escolar, através
de uma faixa com o nome do projeto, cartazes, exposição de brinquedos e realização
de brincadeiras;
·
Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças
sobre as brincadeiras conhecida por elas;
·
Convite às mães ou pais das crianças para relatarem a
sua experiência às crianças de como brigavam quando eram crianças;
·
Leitura de textos;
·
Produção escrita individual e coletiva das regras de
jogos, instruções de confecção de brinquedos (jogos instrucionais), e listas
(textos enumerativos);
·
Realização de brincadeiras para a contribuição do
convívio em coletividade;
·
Roda de conversa sobre as brincadeiras antigas
enfatizando a importância de cada brincadeira;
·
Atividades dirigidas;
·
Organizar a sala de forma que fique espaçosa para
realização das brincadeiras;
·
Execução de diversas brincadeiras antigas;
·
Desenho livre;
·
Seleção e realização de brincadeiras diversas;
·
Realização de atividades como: desenho, pintura,
recorte, colagem.
· Apreciação das imagens dos quadros de Ivan
Cruz sobre as mais de 100
brincadeiras diferentes que brincou quando criança em quadros (mais de 500), em
desenhos e esculturas;
·
Confecção
de brinquedos (bilboquê, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
·
Culminância:
Socialização (participação de todas as turmas, no pátio do Centro de
Educação Infantil Dra. Ana Maria Nascimento Fernandes) com as brincadeiras
desenvolvidas no decorrer do projeto, exposição de desenhos feitos pelas
crianças, e de brinquedos. Será oferecido a comunidade escolar um lanche
coletivo.
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RECURSOS
Papel: 40kg, chamex, cartolina;
Livros literários;
Figuras;
Tesoura;
Cola;
Barbante;
Balão;
Lápis: de cor, cera, hidrocor;
Fita: gomada, durex;
Músicas;
Notebook;
Som;
Pen Drive;
EVA;
TNT;
Máquina digital;
Giz;
Cadeiras;
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CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ETAPAS
|
NOVEMBRO
|
|
Apresentação
|
X
|
|
Desenvolvimento
|
X
|
|
Culminância
|
X
|
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos
tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes
1993.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.