NÍVEL DE
MODALIDADE: ENSINO
MÉDIO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 2°
ANO
PROFESSORES:
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais
objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto
de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua
se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações
tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho
diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma
postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser
sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e
Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito
e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e
situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
Exposição
de conteúdos.
Leitura
dos conteúdos.
Elaboração
e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes
serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em
grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas
avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão
propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem.
Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de
pesquisa.
QUÍMICA – 2° ANO
1° PERÍODO
|
||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
|
|
Analisar,
refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas
tecnologias.
Equacionar
e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e
experimentais.
|
Soluções
|
Conceito
Componentes
de uma solução
O
preparo de uma solução em laboratório
Expressões
de medir concentrações
Concentração
comum
Concentração
em quantidade de matéria ou molaridade
Título
ou porcentagem em massa
Fração
em quantidade matéria ou fração molar
Diluição
de soluções
|
Utilizar
o LIC para demonstrações de soluções
|
|
2° PERÍODO
|
||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
|
|
Equacionar
e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e
experimentais.
Identificar
e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.
|
Termoquímica:
o calor e os processos químicos
|
Expressão de medir quantidade
de calor
Reação exotérmica e endotérmica
Conceito de entalpia
Variação de entalpia
Calcular o valor de entalpia de
combustão e de formação
Lei de Hess
Propriedades periódicas e
aperiódicas.
|
Utilizar
o LIC para demonstrar experiências com reações exotérmicas e endotérmicas
|
|
3° PERÍODO
|
||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
|
|
Equacionar
e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e
experimentais.
Elaborar
hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.
|
Cinética
química: o transcorrer das reações químicas
|
Velocidade média das reações
químicas
Fatores que afetam a velocidade
de uma reação química(concentração dos reagentes e produtos, temperatura,
superfície de contato e catalisador)
Lei cinética das reações
Teoria das colisões
Mecanismo de atuação do
catalisador
|
Utilizar
o LIC para demonstrações de velocidade de uma reação química e a relação com
os fatores que afetam suas velocidades
|
|
4° PERÍODO
|
||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
|
|
Identificar
os diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam.
Elaborar
hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.
|
Equilíbrio
Químico: a coexistência de reagentes e produtos
|
Conceito de equilíbrio químico
Constante de equilíbrio químico
Fatores que afetam o equilíbrio
químico
Deslocamento de equilíbrio
químico
|
Utilizar
o LIC para demonstrar os fatores que influem no deslocamento do equilíbrio
químico
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.