Em
nome de um projeto interdisciplinar várias atividades têm sido realizadas nas
escolas, muitas das quais com características absolutamente simplistas, estando
longe em conceitos, ações, atitudes, posturas e resultados dos verdadeiros
projetos interdisciplinares, ou então, notam-se algumas atividades realizadas
por ordem de “decreto”, em que a coordenação pedagógica e/ou direção elegem em
seus gabinetes um tema “norteador”, o qual deverá ser trabalhado pelos
professores, que não receberão nenhum tipo de orientação ou tiveram nenhum tipo
de participação na escolha de temática.
Em
todos os dois exemplos ainda podemos mencionar que os alunos são ignorados,
quando da resolução e escolha de um tema a ser trabalhado, tema este muitas
vezes totalmente descontextualizado da comunidade escolar.
Como
resultado óbvio, encontraremos professores de matemática parando nos dez
minutos finais de sua aula para fazer “algumas continhas” que envolva a
temática solicitada pela coordenação, os professores de português solicitando a
cópia de um texto sobre o tema em questão, etc.
Tratando-se
de um projeto interdisciplinar, um dos objetivos que se pretende atingir é a
integração entre as disciplinas e os diferentes saberes das diferentes áreas do
conhecimento.
Desta
forma espera-se que esta integração ocorra por parte de todos os participantes
do processo de ensino-aprendizagem (professores e alunos) e não que as
diferentes matérias ministradas de forma compartimentadas, embora tratando
superficialmente da mesma temática, sirvam de subsídios para que cada aluno
realize mentalmente sua própria integração.
Esta
integração pretende agir como complementariedade das diferentes disciplinas, já
que demonstra aos alunos as possíveis inter-relações nelas existentes.
Outro
fator que se deve levar em conta nos projetos interdisciplinares é a
possibilidade ao acesso à pesquisa. Espera-se que o aluno percebendo as
relações existentes entre as diferentes disciplinas motive-se para buscar novos
conhecimentos sobre um tema, problema ou uma questão, pois agora o projeto
apresenta perspectivas múltiplas, em que todas as disciplinas contribuem de uma
certa forma, e, por conseqüência, ele poderá receber orientações e desafios
para a pesquisa de vários professores em prol de um tema único.
O
sucesso de um projeto interdisciplinar não reside apenas no processo de
integração das disciplinas, na possibilidade da pesquisa, na escolha de um tema
e/ou problema a ser trabalhado, mas, principalmente como já mencionamos, na
atitude interdisciplinar dos membros envolvidos.
A
interdisciplinaridade não necessariamente precisa estar atrelada a um projeto
pois, quando a comunidade está embuída do espírito interdisciplinar, qualquer
assunto, por mais simples que seja, pode ser tratado interdisciplinarmente,
podendo inclusive se transformar posteriormente em um projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.