O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as
finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara
definição de caminhos formais a serem empreendidas por todos os envolvidos com
o processo educativo. Entretanto a escala é o lugar de concepção, realização e
avaliação do seu processo educativo, uma vez que organiza seu trabalho
pedagógico baseando-se em sua realidade, sendo norteada por preferência de
todos, e pelos sistemas de ensino. O projeto político pedagógico (PPP), é
construído e vivenciando por todos com o processo educativo da escola, é uma
ação
e um compromisso coletivo, o qual está relacionado com a política por que articula o compromisso sócio-político, aos interesses da comunidade. E também a outra que define as ações educativas do PPP como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares na busca de uma vivencia democrática necessária para participação de todos os membros da comunidade escolar no exercício da cidadania. Pelo caráter democrático como forma de organização do trabalho pedagógico em dois níveis: o da escola como um todo e a sala de aula, associada com contexto social. Porem a avaliação do mesma parte da necessidade de se conhecer a realidade de escola, buscando explicar e compreender as causas da existência de problemas, bem como suas relações, suas mudanças. Quanto os pontos positivos e quando de fato se faz uso desse projeto para auxiliar o trabalho de todos. Quanto aos negativos é quando simplesmente se fez esse projeto, mas não tem nenhuma utilização em prol do aprendizado.
e um compromisso coletivo, o qual está relacionado com a política por que articula o compromisso sócio-político, aos interesses da comunidade. E também a outra que define as ações educativas do PPP como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares na busca de uma vivencia democrática necessária para participação de todos os membros da comunidade escolar no exercício da cidadania. Pelo caráter democrático como forma de organização do trabalho pedagógico em dois níveis: o da escola como um todo e a sala de aula, associada com contexto social. Porem a avaliação do mesma parte da necessidade de se conhecer a realidade de escola, buscando explicar e compreender as causas da existência de problemas, bem como suas relações, suas mudanças. Quanto os pontos positivos e quando de fato se faz uso desse projeto para auxiliar o trabalho de todos. Quanto aos negativos é quando simplesmente se fez esse projeto, mas não tem nenhuma utilização em prol do aprendizado.
REFERENCIAS
Veiga, Ilma Passos Alencastro;
Resende, Lucia Maria Gonçalves
De. Escola: espaço
político-pedagógico. 11ª ED
Campinas, SP: papirus, 2007
Medel, Cássia Ravena Mulin de Assis
Projeto político-pedagógico:
construção e implementação na escola/ Cássia Ravena Mulin de Assis Medel, -
Campinas, SP;
Autores associados, 2008 (coleção
educação contemporânea)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.