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sábado, 9 de fevereiro de 2013

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO (RESENHA)



O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos formais a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo. Entretanto a escala é o lugar de concepção, realização e avaliação do seu processo educativo, uma vez que organiza seu trabalho pedagógico baseando-se em sua realidade, sendo norteada por preferência de todos, e pelos sistemas de ensino. O projeto político pedagógico (PPP), é construído e vivenciando por todos com o processo educativo da escola, é uma ação
e um compromisso coletivo, o qual está relacionado com a política por que articula o compromisso sócio-político, aos interesses da comunidade. E também a outra que define as ações educativas do PPP como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares na busca de uma vivencia democrática necessária para participação de todos os membros da comunidade escolar no exercício da cidadania. Pelo caráter democrático como forma de organização do trabalho pedagógico em dois níveis: o da escola como um todo e a sala de aula, associada com contexto social. Porem a avaliação do mesma parte da necessidade de se conhecer a realidade de escola, buscando explicar e compreender as causas da existência de problemas, bem como suas relações, suas mudanças. Quanto os pontos positivos e quando de fato se faz uso desse projeto para auxiliar o trabalho de todos. Quanto aos negativos é quando simplesmente se fez esse projeto, mas não tem nenhuma utilização em prol do aprendizado.           




REFERENCIAS

Veiga, Ilma Passos Alencastro; Resende, Lucia Maria Gonçalves
De. Escola: espaço político-pedagógico. 11ª ED
Campinas, SP: papirus, 2007

Medel, Cássia Ravena Mulin de Assis
Projeto político-pedagógico: construção e implementação na escola/ Cássia Ravena Mulin de Assis Medel, - Campinas, SP;
Autores associados, 2008 (coleção educação contemporânea)

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