Como paradigma, é uma visão de mundo que permeia
todas as dimensões da ação humana, não se circunscreve a esta ou àquela área, a
este ou àquele nível de operação. A realidade atua como um conjunto de peças de
dominó colocadas em pé, lado a lado: ao se empurrar uma, todas as demais irão
caindo subsequentemente.
Essa situação ilustra a compreensão da realidade como
um sistema, daí por que todos os conceitos seriam inter-relacionados.
Mais do que isso ocorre, uma vez que um conceito
está, de fato, inserido no outro.
Muito embora as concepções de descentralização,
democratização da gestão escolar e autonomia da escola sejam parte de um mesmo
corolário, encontramos certos sistemas que buscam o desenvolvimento da
democratização da gestão escolar, sem pensar na autonomia do estabelecimento de
ensino e sem descentralizar poder para a mesma. Ou que pensam em construir sua
autonomia, sem agir no sentido de criar mecanismos sólidos de sua
democratização, em vista do que, paradoxalmente, se pode criar a autonomia do
autoritarismo local. Por outro lado, ainda, observa-se o esforço de alguns
sistemas de ensino, no sentido de desenvolver nas escolas os conceitos de
democratização e autonomia, de modo centralizado, o que implica uma contradição
paradigmática muito comum, que faz com que os esforços se anulem. Isso porque é
comum a prática de se incentivar a promoção de mudanças de cima para baixo, na
hierarquia funcional, de modo que a mudança pretendida é proposta para a
escola, não sendo absorvida e praticada por quem a propõe. Em vista disso,
sendo implantada linearmente e contrariamente ao seu espírito e propósitos
estabelecidos (Lück, 1985).
Em consequência, é possível identificar certa
diversidade de orientações e expressões que manifestam graus de intensidade diferentes
em relação ao seguimento dos paradigmas. Isso porque o grau de maturidade de
diferentes grupos e segmentos varia.
É em função disso que podemos afirmar que vivemos em
uma condição de transição entre um paradigma e outro, de que resultam algumas
tensões e contradições próprias do processo.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.