Íncio

sábado, 15 de novembro de 2014

Sequencia Didática Pnaic: Área de conhecimento: Matemática

Sequencia Didática

Objetivos gerais e específicos
·         Interpretar e transmitir informações por meio de tabele de gráficos;
·         Desenvolver a capacidade critica e analítica do estudante através da discussão de exercícios e problemas

·         Conteúdos: Tabela e gráficos

·         Metodologia passo a passo


1° Passo
Iniciarei a aula chamando atenção dos alunos para as figuras de frutas. Onde iremos fazer uma pesquisa na turma de quais frutas eles mais gostam.
2° Passo
Construiremos uma tabela para saber quais frutas eles mais gostam. Para essa tabela precisamos dar um nome deste que eles sugestionem.



TABELA DE FRUTAS
FRUTAS
Nº DE ALUNOS
UVA
06
MAÇA
05
GOIABA
10
LARANJA
06
BANANA
04

3º Passo
·         Depois de consultarem e anota os dados na tabela, expliquei aos alunos que eles vão preencher estes dados no gráfico pintando a quantidade de espaço referente à quantidade de frutas. Que os alunos, mas gostam uma cor para cada fruta.
Caixa de texto: Uva


 
Quais frutas os alunos mais gostam?
31





30





29




28





27





26




25





24





23




22





21





20




19





18





17





16





15





14





13





12





11





10





09





08





07





06





05





04





03





02





01





Zero
Goiaba
Uva
Maça
Banana
Laranja
Caixa de texto: Banana Caixa de texto: Goiaba Caixa de texto: Maçã Caixa de texto: Laranja
4º Passo
·         Conversar sobre o gênero gráfico e tabela simples
·         Você já viu esse tipo de gênero textual? Onde?
·         Quanto ao nosso gráfico, qual a fruta que os alunos, ais gostam e a que menos gostam.
·         Teve alguma fruta que obteve a mesma posição no gráfico.

Ø  Avaliação
Durante a elaboração de atividade, na roda de conversa, na observação se o aluno consegue consultar, a nota e transfere os dados para tabela e depois para o gráfico.

Recursos Didáticos

Livros em que aparecem diferentes tipos de gráficos, lápis, caderno, papel ofício, etc... 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Oliveira F.E.M estatística e probabilidade: 2 ed São Paulo: Atlas 199
Gouveia ,D.T. resolução de problemas nas aulas de matemática, revista nova escola. São Paulo 2011. 

Um comentário:

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.