Sequencia
Didática
Objetivos gerais e
específicos
·        
Interpretar e transmitir informações por meio
de tabele de gráficos;
·        
Desenvolver a capacidade critica e analítica
do estudante através da discussão de exercícios e problemas
·        
Conteúdos: Tabela e gráficos
·        
Metodologia passo a passo 
1° Passo 
Iniciarei a aula chamando
atenção dos alunos para as figuras de frutas. Onde iremos fazer uma pesquisa na
turma de quais frutas eles mais gostam.
2° Passo
Construiremos uma tabela
para saber quais frutas eles mais gostam. Para essa tabela precisamos dar um
nome deste que eles sugestionem.
TABELA
DE FRUTAS
| 
FRUTAS | 
Nº DE ALUNOS | 
| 
UVA | 
06 | 
| 
MAÇA | 
05 | 
| 
GOIABA | 
10 | 
| 
LARANJA | 
06 | 
| 
BANANA | 
04 | 
3º Passo
·        
Depois de consultarem e anota os dados na
tabela, expliquei aos alunos que eles vão preencher estes dados no gráfico
pintando a quantidade de espaço referente à quantidade de frutas. Que os
alunos, mas gostam uma cor para cada fruta.

| 
 | 
 Quais frutas os alunos mais
gostam?
Quais frutas os alunos mais
gostam? | 
31 | |||||
| 
30 | |||||
| 
29 |  | ||||
| 
28 | |||||
| 
27 | |||||
| 
26 |  | ||||
| 
25 | |||||
| 
24 | |||||
| 
23 |  | ||||
| 
22 | |||||
| 
21 | |||||
| 
20 |  | ||||
| 
19 | |||||
| 
18 | |||||
| 
17 | |||||
| 
16 | |||||
| 
15 | |||||
| 
14 | |||||
| 
13 | |||||
| 
12 | |||||
| 
11 | |||||
| 
10 | |||||
| 
09 | |||||
| 
08 | |||||
| 
07 | |||||
| 
06 | |||||
| 
05 | |||||
| 
04 | |||||
| 
03 | |||||
| 
02 | |||||
| 
01 | |||||
| 
Zero | 
Goiaba | 
Uva | 
Maça | 
Banana | 
Laranja | 




4º Passo
·        
Conversar sobre o gênero gráfico e tabela
simples
·        
Você já viu esse tipo de gênero textual?
Onde?
·        
Quanto ao nosso gráfico, qual a fruta que os
alunos, ais gostam e a que menos gostam.
·        
Teve alguma fruta que obteve a mesma posição
no gráfico.
Ø  Avaliação
Durante
a elaboração de atividade, na roda de conversa, na observação se o aluno
consegue consultar, a nota e transfere os dados para tabela e depois para o
gráfico.
Recursos
Didáticos
Livros
em que aparecem diferentes tipos de gráficos, lápis, caderno, papel ofício,
etc... 
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Oliveira
F.E.M estatística e probabilidade: 2 ed São Paulo: Atlas 199
Gouveia
,D.T. resolução de problemas nas aulas de matemática, revista nova escola. São
Paulo 2011. 
 






 
 
parabéns, muita boa essas sequencias
ResponderExcluir