Sequencia
Didática
Objetivos gerais e
específicos
·
Interpretar e transmitir informações por meio
de tabele de gráficos;
·
Desenvolver a capacidade critica e analítica
do estudante através da discussão de exercícios e problemas
·
Conteúdos: Tabela e gráficos
·
Metodologia passo a passo
1° Passo
Iniciarei a aula chamando
atenção dos alunos para as figuras de frutas. Onde iremos fazer uma pesquisa na
turma de quais frutas eles mais gostam.
2° Passo
Construiremos uma tabela
para saber quais frutas eles mais gostam. Para essa tabela precisamos dar um
nome deste que eles sugestionem.
TABELA
DE FRUTAS
FRUTAS
|
Nº DE ALUNOS
|
UVA
|
06
|
MAÇA
|
05
|
GOIABA
|
10
|
LARANJA
|
06
|
BANANA
|
04
|
3º Passo
·
Depois de consultarem e anota os dados na
tabela, expliquei aos alunos que eles vão preencher estes dados no gráfico
pintando a quantidade de espaço referente à quantidade de frutas. Que os
alunos, mas gostam uma cor para cada fruta.
|
Quais frutas os alunos mais
gostam?
31
|
|||||
30
|
|||||
29
|
|||||
28
|
|||||
27
|
|||||
26
|
|||||
25
|
|||||
24
|
|||||
23
|
|||||
22
|
|||||
21
|
|||||
20
|
|||||
19
|
|||||
18
|
|||||
17
|
|||||
16
|
|||||
15
|
|||||
14
|
|||||
13
|
|||||
12
|
|||||
11
|
|||||
10
|
|||||
09
|
|||||
08
|
|||||
07
|
|||||
06
|
|||||
05
|
|||||
04
|
|||||
03
|
|||||
02
|
|||||
01
|
|||||
Zero
|
Goiaba
|
Uva
|
Maça
|
Banana
|
Laranja
|
4º Passo
·
Conversar sobre o gênero gráfico e tabela
simples
·
Você já viu esse tipo de gênero textual?
Onde?
·
Quanto ao nosso gráfico, qual a fruta que os
alunos, ais gostam e a que menos gostam.
·
Teve alguma fruta que obteve a mesma posição
no gráfico.
Ø Avaliação
Durante
a elaboração de atividade, na roda de conversa, na observação se o aluno
consegue consultar, a nota e transfere os dados para tabela e depois para o
gráfico.
Recursos
Didáticos
Livros
em que aparecem diferentes tipos de gráficos, lápis, caderno, papel ofício,
etc...
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Oliveira
F.E.M estatística e probabilidade: 2 ed São Paulo: Atlas 199
Gouveia
,D.T. resolução de problemas nas aulas de matemática, revista nova escola. São
Paulo 2011.
parabéns, muita boa essas sequencias
ResponderExcluir