Íncio

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Todos os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos, descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com este incrível aparato.
Neste plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.


Objetivos
·         Reconhecer o gênero conto popular em prosa e verso: Intenção, contexto, circunstancia comunicativa, conteúdo temático, construção composicional e recursos linguísticos.
·         Reconhecer o predomínio de um tipo de sequência de base no gênero conto apropriando-se das particularidades organizacionais e funcionais.
·         Reconhecer as características sóciocomunicativas referentes aos gêneros relato e reportagem.
·         Reconhecer e realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.
Conteúdos
1º bimestre
- Língua e diversidades culturais
     Contos da Tradição Oral:
    “Causo” / conto; conto popular em verso e conto popular em prosa
Leitura
- Interpretação do texto
- Compreensão
Seta para a direita: CV   Localização de dados e fatos importantes
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV   Compreensão literal e imediata
   Estudo das relações explícitas
Construção do texto
Seta para a direita: CV CV   Narrativa em prosa
Seta para a direita: CV CV   Momentos e elementos da narrativa
Linguagem do texto
Seta para a direita: CV CV   Variedades linguísticas
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV   Linguagem formal / informal
   Entonação / ritmo
- Ampliação de leitura
·         Outras linguagens; HQ e xilogravuras de cordel.
Conexões
Seta para a direita: CV CV Curiosidade: Feijão, desafio e letra de música.
Estudo da língua
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV     Variedade da linguística
     Tipos de frase
Seta para a direita: CV CV     Pontuação, expressividade e entonação;
Seta para a direita: CV CV     Frases verbais e nominais (sinais de pontuação e ordem das palavras nas frases).
·         Competência comunicativa
·         Ortografia: Conceito e história
*Produção de texto
- Pratica oral
- Leitura expressiva e dramatizada
- Produção escrita
- Reescrita da narrativa em verso para narrativa em prosa


2º Bimestre
Conto: Imaginação e realidade
- Conto em prosa poética
- Conto e realidade
*Leitura
- Interpretação do texto
- Compreensão
- Estudo: relações explícitas ( inferência de sentidos)
Construção do texto
·         Narrativa em prosa poética
·         Elementos da narrativa
·         Personagens em pontos de vista
·         Discurso: direto e indireto ( Partes de um livro – referência bibliográfica, dedicatória, introdução)
Linguagem do texto
·         Jogos sonoros e efeitos de sentido
·         Escolhas de linguagem para efeito poético ( Língua falada e língua escrita)
Seta para a direita: CV CV           Ampliação da leitura
           Outras linguagens: Ilustração e fato
           Poema e letra de música
Seta para a direita: CV CV     *Estudo da língua
           As frases e as palavras
Seta para a direita: CV CV CVSeta para a direita: CV CV CV          Classes de palavras: variáveis e invariáveis
Seta para a direita: CV CV CV          Classificação dos substantivos
Seta para a direita: CV CV CV          As frases e as palavras (II)
           Determinantes dos substantivos; adjetivos; locução adjetiva, artigo, numeral.
Seta para a direita: CV CV CV          Concordância entre substantivos e seus determinantes
- Os sons e as letras
- Tonicidade e acentuação
*Produto de texto
Produção oral
Práticas de oralidade
Seta para a direita: CV CV CV    Leitura expressiva em forma de jogar
Seta para a direita: CV CV CV    Debate: O que faria você feliz? (Direito da criança e trabalho infantil)
Produção e escrita
Seta para a direita: CV CV CV      Conto em prosa poética
Seta para a direita: CV CV CV      Seleção e combinação de palavras
- Momentos e elementos da narrativa
- Uso do discurso indireto
3º Bimestre
- Relato pessoal e jornalístico
- Relato pessoal e reportagem
*Leitura
- Interpretação do texto
- compreensão
Seta para a direita: CV CV CV      Localização de dados e fatos (Importantes do relato jornalístico)
Seta para a direita: CV CV CV     Inferência de sentidos (Elementos da reportagem)
·         Ampliação de leitura
Seta para a direita: CV CV CV Mapa e ilustração (Bandeiras)
Seta para a direita: CCVCV CV CVFotos de viagens
Seta para a direita: CCVCV CV CVTirinhas
Poemas, pinturas e letra de música
Seta para a direita: CCVCV CV CV     Diário de uma viagem a Índia (No ritmo do português)
 *Estudo da Língua
Seta para a direita: CCVCV CV CV    Pronomes pessoais
Seta para a direita: CCVCV CV CV Pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos.
Seta para a direita: CCVCV CV CV Verbo; uso dos tempos verbais 
- Advérbios
- Outra formar de marcar o tempo
- Circunstancias de tempo, modo, lugar
-  Acentuação
- Uso dos por quês
*Produção de texto
Produção oral
- Práticas de oralidade
- Relatos
- Jornal falado
Produção escrita
- Relato de experiência vivida (Reportagem: produção em equipes)
4º Bimestre
Defender ideias
- Crônicas e dialogo argumentativo
- Propaganda
* LeituraPlano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano
Todos os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos, descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com este incrível aparato.
Neste plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.
Objetivos
·         Reconhecer o gênero conto popular em prosa e verso: Intenção, contexto, circunstancia comunicativa, conteúdo temático, construção composicional e recursos linguísticos.
·         Reconhecer o predomínio de um tipo de sequência de base no gênero conto apropriando-se das particularidades organizacionais e funcionais.
·         Reconhecer as características sóciocomunicativas referentes aos gêneros relato e reportagem.
·         Reconhecer e realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.
Conteúdos
1º bimestre
- Língua e diversidades culturais
     Contos da Tradição Oral:
    “Causo” / conto; conto popular em verso e conto popular em prosa
Leitura
- Interpretação do texto
- Compreensão
Seta para a direita: CV   Localização de dados e fatos importantes
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV   Compreensão literal e imediata
   Estudo das relações explícitas
Construção do texto
Seta para a direita: CV CV   Narrativa em prosa
Seta para a direita: CV CV   Momentos e elementos da narrativa
Linguagem do texto
Seta para a direita: CV CV   Variedades linguísticas
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV   Linguagem formal / informal
   Entonação / ritmo
- Ampliação de leitura
·         Outras linguagens; HQ e xilogravuras de cordel.
Conexões
Seta para a direita: CV CV Curiosidade: Feijão, desafio e letra de música.
Estudo da língua
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV     Variedade da linguística
     Tipos de frase
Seta para a direita: CV CV     Pontuação, expressividade e entonação;
Seta para a direita: CV CV     Frases verbais e nominais (sinais de pontuação e ordem das palavras nas frases).
·         Competência comunicativa
·         Ortografia: Conceito e história
*Produção de texto
- Pratica oral
- Leitura expressiva e dramatizada
- Produção escrita
- Reescrita da narrativa em verso para narrativa em prosa


2º Bimestre
Conto: Imaginação e realidade
- Conto em prosa poética
- Conto e realidade
*Leitura
- Interpretação do texto
- Compreensão
- Estudo: relações explícitas ( inferência de sentidos)
Construção do texto
·         Narrativa em prosa poética
·         Elementos da narrativa
·         Personagens em pontos de vista
·         Discurso: direto e indireto ( Partes de um livro – referência bibliográfica, dedicatória, introdução)
Linguagem do texto
·         Jogos sonoros e efeitos de sentido
·         Escolhas de linguagem para efeito poético ( Língua falada e língua escrita)
Seta para a direita: CV CV           Ampliação da leitura
           Outras linguagens: Ilustração e fato
           Poema e letra de música
Seta para a direita: CV CV     *Estudo da língua
           As frases e as palavras
Seta para a direita: CV CV CVSeta para a direita: CV CV CV          Classes de palavras: variáveis e invariáveis
Seta para a direita: CV CV CV          Classificação dos substantivos
Seta para a direita: CV CV CV          As frases e as palavras (II)
           Determinantes dos substantivos; adjetivos; locução adjetiva, artigo, numeral.
Seta para a direita: CV CV CV          Concordância entre substantivos e seus determinantes
- Os sons e as letras
- Tonicidade e acentuação
*Produto de texto
Produção oral
Práticas de oralidade
Seta para a direita: CV CV CV    Leitura expressiva em forma de jogar
Seta para a direita: CV CV CV    Debate: O que faria você feliz? (Direito da criança e trabalho infantil)
Produção e escrita
Seta para a direita: CV CV CV      Conto em prosa poética
Seta para a direita: CV CV CV      Seleção e combinação de palavras
- Momentos e elementos da narrativa
- Uso do discurso indireto
3º Bimestre
- Relato pessoal e jornalístico
- Relato pessoal e reportagem
*Leitura
- Interpretação do texto
- compreensão
Seta para a direita: CV CV CV      Localização de dados e fatos (Importantes do relato jornalístico)
Seta para a direita: CV CV CV     Inferência de sentidos (Elementos da reportagem)
·         Ampliação de leitura
Seta para a direita: CV CV CV Mapa e ilustração (Bandeiras)
Seta para a direita: CCVCV CV CVFotos de viagens
Seta para a direita: CCVCV CV CVTirinhas
Poemas, pinturas e letra de música
Seta para a direita: CCVCV CV CV     Diário de uma viagem a Índia (No ritmo do português)
 *Estudo da Língua
Seta para a direita: CCVCV CV CV    Pronomes pessoais
Seta para a direita: CCVCV CV CV Pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos.
Seta para a direita: CCVCV CV CV Verbo; uso dos tempos verbais 
- Advérbios
- Outra formar de marcar o tempo
- Circunstancias de tempo, modo, lugar
-  Acentuação
- Uso dos por quês
*Produção de texto
Produção oral
- Práticas de oralidade
- Relatos
- Jornal falado
Produção escrita
- Relato de experiência vivida (Reportagem: produção em equipes)
4º Bimestre
Defender ideias
- Crônicas e dialogo argumentativo
- Propaganda
* Leitura
Interpretação do texto
- Compreensão
·         Uso de argumentos (Localização de dados e informações fundamentais)
·         Inferência de sentidos
- Construção do texto
     - Dialogo argumentativo e construção do diálogo ( Elementos da propaganda)
    - Linguagem do texto
·         Marca da língua falada no texto escrito
·         Uso de reticências e efeitos de sentido.
·         Sentido real e figurado ( uso de argumentos e de linguagens não verbal)
- Ampliação de leitura
- Quadrinhos (recursos verbais e não verbais)
- Conexões: letra de música, tirinha, expressões com a palavra abraço (poema).
* Estudo da língua
- Verbo
- Pessoa e numero
- modo do verbo (indicativo, subjetivo e imperativo) e seu uso no afirmativo e negativo.
- Infinitivo nas conjugações verbais
- Modelos de conjunção verbal
* Produção de texto
Produção oral
Práticas de oralidade
- Leitura teatralizada
- Debate: Impor ou defender ideias
Produção escrita
- Recriação de propaganda ( Reportagem produção em equipes).

Avaliação
A avaliação deve ser para que o aluno sempre desenvolva sua capacidade de refletir sobre seu próprio desempenho e através do processo de ensino aprendizagem por meio de alguns instrumento como participação, comportamento, resolução das atividades propostas e produção e produção textual oral e escrita.
Interpretação do texto
- Compreensão
·         Uso de argumentos (Localização de dados e informações fundamentais)
·         Inferência de sentidos
- Construção do texto
     - Dialogo argumentativo e construção do diálogo ( Elementos da propaganda)
    - Linguagem do texto
·         Marca da língua falada no texto escrito
·         Uso de reticências e efeitos de sentido.
·         Sentido real e figurado ( uso de argumentos e de linguagens não verbal)
- Ampliação de leitura
- Quadrinhos (recursos verbais e não verbais)
- Conexões: letra de música, tirinha, expressões com a palavra abraço (poema).
* Estudo da língua
- Verbo
- Pessoa e numero
- modo do verbo (indicativo, subjetivo e imperativo) e seu uso no afirmativo e negativo.
- Infinitivo nas conjugações verbais
- Modelos de conjunção verbal
* Produção de texto
Produção oral
Práticas de oralidade
- Leitura teatralizada
- Debate: Impor ou defender ideias
Produção escrita
- Recriação de propaganda ( Reportagem produção em equipes).

Avaliação

A avaliação deve ser para que o aluno sempre desenvolva sua capacidade de refletir sobre seu próprio desempenho e através do processo de ensino aprendizagem por meio de alguns instrumento como participação, comportamento, resolução das atividades propostas e produção e produção textual oral e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.