Plano
de Curso de Língua Portuguesa 6º ano
Todos
os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas
pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de
produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e
televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes
situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A
linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos,
descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais
silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com
este incrível aparato.
Neste
plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam
em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico
universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais
distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar
condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como
um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.
Objetivos
·
Reconhecer o gênero conto popular em prosa e
verso: Intenção, contexto, circunstancia comunicativa, conteúdo temático,
construção composicional e recursos linguísticos.
·
Reconhecer o predomínio de um tipo de
sequência de base no gênero conto apropriando-se das particularidades
organizacionais e funcionais.
·
Reconhecer as características
sóciocomunicativas referentes aos gêneros relato e reportagem.
·
Reconhecer e realizar linguisticamente
objetivos específicos em situações sociais particulares.
Conteúdos
1º
bimestre
-
Língua
e diversidades culturais

“Causo” / conto; conto popular em verso e
conto popular em prosa
Leitura
-
Interpretação
do texto
- Compreensão



Estudo das relações explícitas
Construção
do texto


Linguagem
do texto



Entonação / ritmo
- Ampliação de leitura
·
Outras linguagens; HQ e xilogravuras de
cordel.
Conexões

Estudo
da língua


Tipos de frase


·
Competência comunicativa
·
Ortografia: Conceito e história
*Produção de texto
-
Pratica oral
-
Leitura expressiva e dramatizada
-
Produção escrita
-
Reescrita da narrativa em verso para narrativa em prosa
2º Bimestre
Conto:
Imaginação e realidade
-
Conto em prosa poética
-
Conto e realidade
*Leitura
-
Interpretação do texto
-
Compreensão
-
Estudo: relações explícitas ( inferência de sentidos)
Construção do texto
·
Narrativa em prosa poética
·
Elementos da narrativa
·
Personagens em pontos de vista
·
Discurso: direto e indireto ( Partes de um
livro – referência bibliográfica, dedicatória, introdução)
Linguagem
do texto
·
Jogos sonoros e efeitos de sentido
·
Escolhas de linguagem para efeito poético (
Língua falada e língua escrita)

Outras linguagens: Ilustração e fato
Poema e letra de música

As frases e as
palavras




Determinantes dos substantivos;
adjetivos; locução adjetiva, artigo, numeral.

- Os
sons e as letras
-
Tonicidade e acentuação
*Produto de texto
Produção
oral
Práticas
de oralidade


Produção
e escrita


-
Momentos e elementos da narrativa
-
Uso do discurso indireto
3º Bimestre
- Relato
pessoal e jornalístico
-
Relato pessoal e reportagem
*Leitura
-
Interpretação do texto
-
compreensão


·
Ampliação de leitura



Poemas,
pinturas e letra de música

*Estudo
da Língua



-
Advérbios
-
Outra formar de marcar o tempo
-
Circunstancias de tempo, modo, lugar
- Acentuação
-
Uso dos por quês
*Produção de texto
Produção
oral
-
Práticas de oralidade
-
Relatos
-
Jornal falado
Produção escrita
-
Relato de experiência vivida (Reportagem: produção em equipes)
4º Bimestre
Defender
ideias
-
Crônicas e dialogo argumentativo
-
Propaganda
* Leitura Plano
de Curso de Língua Portuguesa 6º ano
Todos
os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas
pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de
produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e
televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes
situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A
linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos,
descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais
silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com
este incrível aparato.
Neste
plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam
em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico
universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais
distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar
condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como
um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.
Objetivos
·
Reconhecer o gênero conto popular em prosa e
verso: Intenção, contexto, circunstancia comunicativa, conteúdo temático,
construção composicional e recursos linguísticos.
·
Reconhecer o predomínio de um tipo de
sequência de base no gênero conto apropriando-se das particularidades
organizacionais e funcionais.
·
Reconhecer as características
sóciocomunicativas referentes aos gêneros relato e reportagem.
·
Reconhecer e realizar linguisticamente
objetivos específicos em situações sociais particulares.
Conteúdos
1º
bimestre
-
Língua
e diversidades culturais

“Causo” / conto; conto popular em verso e
conto popular em prosa
Leitura
-
Interpretação
do texto
- Compreensão



Estudo das relações explícitas
Construção
do texto


Linguagem
do texto



Entonação / ritmo
- Ampliação de leitura
·
Outras linguagens; HQ e xilogravuras de
cordel.
Conexões

Estudo
da língua


Tipos de frase


·
Competência comunicativa
·
Ortografia: Conceito e história
*Produção de texto
-
Pratica oral
-
Leitura expressiva e dramatizada
-
Produção escrita
-
Reescrita da narrativa em verso para narrativa em prosa
2º Bimestre
Conto:
Imaginação e realidade
-
Conto em prosa poética
-
Conto e realidade
*Leitura
-
Interpretação do texto
-
Compreensão
-
Estudo: relações explícitas ( inferência de sentidos)
Construção do texto
·
Narrativa em prosa poética
·
Elementos da narrativa
·
Personagens em pontos de vista
·
Discurso: direto e indireto ( Partes de um
livro – referência bibliográfica, dedicatória, introdução)
Linguagem
do texto
·
Jogos sonoros e efeitos de sentido
·
Escolhas de linguagem para efeito poético (
Língua falada e língua escrita)

Outras linguagens: Ilustração e fato
Poema e letra de música

As frases e as
palavras




Determinantes dos substantivos;
adjetivos; locução adjetiva, artigo, numeral.

- Os
sons e as letras
-
Tonicidade e acentuação
*Produto de texto
Produção
oral
Práticas
de oralidade


Produção
e escrita


-
Momentos e elementos da narrativa
-
Uso do discurso indireto
3º Bimestre
- Relato
pessoal e jornalístico
-
Relato pessoal e reportagem
*Leitura
-
Interpretação do texto
-
compreensão


·
Ampliação de leitura



Poemas,
pinturas e letra de música

*Estudo
da Língua



-
Advérbios
-
Outra formar de marcar o tempo
-
Circunstancias de tempo, modo, lugar
- Acentuação
-
Uso dos por quês
*Produção de texto
Produção
oral
-
Práticas de oralidade
-
Relatos
-
Jornal falado
Produção escrita
-
Relato de experiência vivida (Reportagem: produção em equipes)
4º Bimestre
Defender
ideias
-
Crônicas e dialogo argumentativo
-
Propaganda
* Leitura
Interpretação
do texto
-
Compreensão
·
Uso de argumentos (Localização de dados e
informações fundamentais)
·
Inferência de sentidos
-
Construção do texto
- Dialogo argumentativo e construção do
diálogo ( Elementos da propaganda)
- Linguagem do texto
·
Marca da língua falada no texto escrito
·
Uso de reticências e efeitos de sentido.
·
Sentido real e figurado ( uso de argumentos e
de linguagens não verbal)
-
Ampliação de leitura
-
Quadrinhos (recursos verbais e não verbais)
-
Conexões: letra de música, tirinha, expressões com a palavra abraço (poema).
* Estudo da língua
-
Verbo
-
Pessoa e numero
-
modo do verbo (indicativo, subjetivo e imperativo) e seu uso no afirmativo e
negativo.
-
Infinitivo nas conjugações verbais
- Modelos
de conjunção verbal
* Produção de texto
Produção
oral
Práticas
de oralidade
-
Leitura teatralizada
-
Debate: Impor ou defender ideias
Produção
escrita
-
Recriação de propaganda ( Reportagem produção em equipes).
Avaliação
A
avaliação deve ser para que o aluno sempre desenvolva sua capacidade de
refletir sobre seu próprio desempenho e através do processo de ensino
aprendizagem por meio de alguns instrumento como participação, comportamento,
resolução das atividades propostas e produção e produção textual oral e
escrita.
Interpretação
do texto
-
Compreensão
·
Uso de argumentos (Localização de dados e
informações fundamentais)
·
Inferência de sentidos
-
Construção do texto
- Dialogo argumentativo e construção do
diálogo ( Elementos da propaganda)
- Linguagem do texto
·
Marca da língua falada no texto escrito
·
Uso de reticências e efeitos de sentido.
·
Sentido real e figurado ( uso de argumentos e
de linguagens não verbal)
-
Ampliação de leitura
-
Quadrinhos (recursos verbais e não verbais)
-
Conexões: letra de música, tirinha, expressões com a palavra abraço (poema).
* Estudo da língua
-
Verbo
-
Pessoa e numero
-
modo do verbo (indicativo, subjetivo e imperativo) e seu uso no afirmativo e
negativo.
-
Infinitivo nas conjugações verbais
- Modelos
de conjunção verbal
* Produção de texto
Produção
oral
Práticas
de oralidade
-
Leitura teatralizada
-
Debate: Impor ou defender ideias
Produção
escrita
-
Recriação de propaganda ( Reportagem produção em equipes).
Avaliação
A
avaliação deve ser para que o aluno sempre desenvolva sua capacidade de
refletir sobre seu próprio desempenho e através do processo de ensino
aprendizagem por meio de alguns instrumento como participação, comportamento,
resolução das atividades propostas e produção e produção textual oral e
escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.