Íncio

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Sequência didática: Educação Infantil, Infantil 2

Sequência didática

Dia 15/09/2014
ü  Acolhida com oração
ü  Leitura: Que brincar de piqui esconde?
ü  Isabella e Argiolina
ü  Linguagem Oral e Escrita: O nome  
ü  Matemática: noção de espaço esquerda / direita

Dia 16/09/2014
ü  Acolhida com canções infantis
ü  Leitura: Chapeuzinho Vermelho.
ü  Almeida, Fernanda Lopes.
ü  Contos de Perrault
ü  Linguagem Oral e Escrita: O nome 
ü  Matemática noção de espaço esquerda / direita

Ética Profissional na Educação: O SENSO E A CONSCIÊNCIA MORAL

   Muitas vezes sentimos indignação diante da injustiça, assim como também sentimos responsabilidade quando ficamos sabendo sobre a pobreza ou a miséria e então participamos de campanhas, colaboramos em situações de precariedade num ato de solidariedade.
Outras vezes levados por algum impulso incontrolável como a emoção ou o medo, fazemos coisas que nos trazem arrependimentos, remorso, culpa ou vergonha; estes sentimentos traduzem o nosso senso moral.
Diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumentos para seus interesses e para conseguirem vantagens à custa da boa-fé dos outros, ficamos indignados e sentimos cólera.
Se vivemos situações de angústia e de aflição, ou sabemos de pessoas que também sofrem desse mal, como por exemplo, a questão do desemprego ou das irregularidades no ambiente de trabalho. Situações que enfrentamos que nos fazem manifestar nosso senso moral. As mais dramáticas ou menos dramáticas. Surgem e nos trazem dúvidas quanto à decisão a tomar; não só exprimem nosso senso moral, mas também põem à prova nossa Consciência Moral, pois exigem decisões sobre o que fazer justificativa para nossos atos, não só para acomodar a nossa consciência, mas também porque devemos assumir as consequências da decisão que tomamos, dos atos que praticamos e das proporções que estes possam alcançar em relação aos outros. Essa postura demonstra responsabilidade na nossa opção.

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Todos os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos, descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com este incrível aparato.
Neste plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.