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quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Projeto de Formação - Tema: Repensando saberes e práticas na Educação Infantil

1.    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Instituição Proponente: Universidade Federal do -----------------
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estágio em Formação de Formadores
Alunos/as Formadores/as: -----------------------------
Professoras Proponentes:  -----------------------------------
Atividade Oferecida: Formação continuada de professores
Tema do Projeto: Repensando saberes e práticas na Educação Infantil
Área de abrangência: Professoras de escolas comunitárias do bairro Sá Viana
Instituição Receptora: Escola Comunitária
Carga Horária: 40 horas


2.    JUSTIFICATIVA

Vinculada a um passado de práticas predominantemente assistencialistas e compensatórias, a Educação Infantil brasileira se constituiu como direito da criança a partir da Constituição Nacional de 1988. A década de 90 configurou um período de discussões acerca deste direito, tendo como marco principal o reconhecimento da Educação Infantil como modalidade de ensino e contemplada como primeira etapa da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB –Lei nº 9.394/96).
A partir dessa inserção, vem sendo crescentes no país discussões acerca das necessidades formativas específicas para o profissional que atua junto à criança pequena, desde a formação inicial oferecida em nível de graduação nos cursos de Pedagogia, até a oferta de formação continuada como prática a ser garantida pelas redes de ensino.

Sendo assim, tratando-se especificamente da formação continuada, esta deve propiciar aos/as professores/as uma reflexão sobre sua prática pedagógica, desenvolvendo habilidades necessárias para um processo de ação-reflexão-ação, bem como favorecendo a construção de saberes e contribuindo com os processos de desenvolvimento profissional do/a professor/a, na busca de melhorar a prática docente.
Dentro desse contexto, de possibilitar uma formação que atenda às reais necessidades do corpo docente, propomos às professoras das Escolas Comunitárias Kerigma, O Guri e Lírio do Vale, localizadas no bairro do Sá Viana em São Luís - MA, uma formação buscando suscitar reflexões acerca dos saberes e práticas da Educação tomando a sala de aula e a própria da prática docente como ponto de partida e de chegada.
Neste sentido, consideramos importante salientar que compreender a Educação Infantil como uma etapa singular, que exige do/a educador/a uma visão global da criança, considerando todas as dimensões do processo educativo, bem como a interação entre o educar e o cuidar, além de favorecer o trabalho do/a educador/a, possibilita a criação de estratégias para atender as especificidades do fazer pedagógico nessa fase do desenvolvimento. (KRAMER, 2009).
Diante disso, propomos refletir e repensar sobre os saberes e práticas na Educação Infantil, buscando compreender de que forma as concepções de infância, criança e educação incidem na organização do trabalho docente, no que diz respeito ao planejamento da rotina, a forma como as crianças aprendem, considerando o trinômio educar/cuidar/brincar e as linguagens próprias das crianças.
Dessa forma, desenvolveremos essa formação na perspectiva de propiciar aprofundamento nas temáticas educacionais da infância, apoiando-nos na reflexão sobre a prática educativa, de modo a promover um processo constante de auto-avaliação, visando à construção de sentido real para as vivências tanto para o/a educador/a e estagiárias/os do curso de Pedagogia quanto para as crianças.

3.    OBJETIVOS

3.1 Geral 

ü  Discutir saberes e práticas na Educação Infantil, considerando a relação educar, cuidar e brincar dentro de uma proposta de escola da infância.

3.2 Específicos

ü  Discutir sobre o papel da Educação Infantil e sobre a concepção de infância;
ü  Conhecer como as crianças aprendem e como se dá a organização do currículo para esta faixa etária;
ü  Entender a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil;
ü  Discutir sobre o lugar do brincar nas práticas educativas da Educação Infantil;
ü  Compreender o porquê não alfabetizar na Educação Infantil e as possibilidades de trabalho com as diferentes linguagens da infância.


4.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Falar em educação é falar também na formação de professores/as. Não só na formação inicial, a qual tem se verificado uma grande atenção, mas também lançar um olhar mais aguçado e ponderado para a formação continuada, pois sabemos que a formação inicial  se constitui em apenas um pontapé para o desenvolvimento do/a profissional da educação.
Sendo assim, dentro de uma perspectiva de formação continuada alguns indicativos apontam para a necessidade de refletir sobre a função e a formação do/a professor/a de educação infantil, e sobre o desafio de formar profissionais que desenvolvam práticas articuladas de cuidados e educação da criança pequena, permitindo interações sociais e afetivas que qualifiquem significativamente o desenvolvimento infantil.
Dessa forma, quando se propõe a trabalhar com crianças pequenas, deve-se ter como princípio conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são, saber um pouco da história de cada um/a, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Só assim poderemos compreender quais são as reais possibilidades de desenvolvimento dessas crianças.
Deste modo, Forest (2002) considera que o/a educador/a deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas. Isto implica em reconhecer que o desenvolvimento, a construção de saberes e a constituição do ser não ocorrem em momentos compartimentados.
Os saberes e práticas da educação infantil estão diretamente ligados ao binômio educar e cuidar, que atualmente é impregnado pela ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. Além disso, uma educação infantil que tem as manifestações infantis como centro de sua proposta não pode deixar de considerar a linguagem como eixo que perpassa todas as instâncias, bem como a brincadeira infantil que constitui-se como uma forma particular de comunicação, conhecimento e trocas de experiências.  Pois, como afirma Corsino (2006, p. 07):
[...] um trabalho de qualidade para as crianças pequenas exige ambientes aconchegantes, seguros, estimulantes, desafiadores, criativos, alegres e divertidos, onde as atividades elevem sua auto-estima, valorizem e ampliem as suas experiências e seu universo cultural, agucem a curiosidade, a capacidade de pensar, de decidir, de atuar, de criar, de imaginar, de expressar. Ambientes que se abram à brincadeira, que é o modo como às crianças dão sentido ao mundo, produzem história, criam cultura, experimentam e fazem arte.

Sendo assim, o objetivos desta formação é o de aprofundar as temáticas da infância, visando um trabalho de qualidade para com elas, no que diz respeito a ambientes aconchegantes, trabalhos e/ou propostas desafiadoras e criativas que respeitem a criança, que  valorizem suas experiências culturais e que considerem a relação cuidar/educar/brincar dentro de uma proposta de escola da infância.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para a concretização do Projeto de Formação “Repensando saberes e práticas na Educação Infantil”, os (as) alunos (as) estagiários (as) realizaram um diagnóstico, a partir de visitas feitas às escolas comunitárias Kerigma, O Guri e Lirio do Vale no bairro Sá Viana, para definição das temáticas que seriam trabalhadas durante os encontros. As professoras das escolas comunitárias sinalizaram algumas necessidades para a organização do trabalho docente na educação infantil, elencando saberes e práticas importantes para a escola da infância.
Para tanto, a formação foi planejada para atender ao público de professoras da educação infantil do bairro do Sá Viana, bem como para professoras convidadas.
A formação continuada de professores/as acontecerá na Universidade Federal do Maranhão, localizada na Avenida dos Portugueses, s/n no bairro do Bacanga, no Centro de Ciências Sociais, no Bloco E,  salas 104 e 105.
O curso acontecerá às segundas-feiras, no horário de 14:00h às 17:00h, totalizando uma carga horária de 40 horas. O desenvolvimento do curso será ministrado pelas/os estagiárias/os do curso de Pedagogia com apoio da supervisora docente. Para tanto, a turma de estagiárias/os foi dividida em dois grupos e cada grupo em quatro subgrupos com as seguintes responsabilidades nos dias de formação: intervenção, apoio, recepção e registro reflexivo, de modo que as equipes ganham mobilidade a cada dia de formação.
O curso de formação continuada terá como tema “Repensando saberes e práticas na Educação Infantil” e será desenvolvido a partir dos seguintes temas:
ü  “Educar e cuidar: o que muda na Educação Infantil”
ü  “Como as crianças pequenas e pequeninas aprendem? O que ensinar a elas?”
ü  “Como organizar o tempo e o espaço na Educação Infantil?”
ü  “Porque brincar na Educação Infantil?”
ü  “Porque não alfabetizar na Educação Infantil?”

A metodologia de trabalho primará pela problematização da prática pedagógica das referidas professoras, utilizando a teoria para melhor compreendê-la e reorientá-la. O resultado deste processo gerará relatórios, apresentando, de maneira reflexiva, a experiência de formação vivenciada.

5.      CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ATIVIDADES
Agos.
Set./14
Out./14
Nov./14
Dez.14
Fev./15
Estudo sobre formação continuada e Educação Infantil
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Levantamentos das necessidades formativas das professoras da escola


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Elaboração do projeto


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Análise do projeto



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Produção de Material de apoio



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Desenvolvimento do Projeto



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Elaboração de relatórios e artigos




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Participação no Seminário de Estágio





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REFERÊNCIAS

CORSINO, Patrícia. Proposta pedagógica: o cotidiano na educação infantil. In.: BRASIL,. O cotidiano na Educação Infantil. Boletim 23. Novembro de 2006.

FOREST, Nilza Aparecida. Cuidar e educar: perspectivas para a prática pedagógica na educação infantil. ICPG (Instituto Catarinense de Pós-Graduação), 2002.

KRAMER, S. (Org.). Retratos de um desafio. Crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Ática, 2009




APÊNDICES
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
  



APÊNDICE A – SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIA 17.11.14

TEMA: “Educar e cuidar: o que muda na Educação Infantil?”
EQUIPE DE INTERVENÇÃO 1: ---------------------.
EQUIPE DE INTERVENÇÃO 2: ---------------------------------

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
OBJETIVOS:

ü  Compreender o papel da Educação Infantil no contexto atual, com ênfase no binômio educar e cuidar;
ü  Entender a concepção de criança como sujeito de direitos;
ü  Apresentar novos paradigmas e reformas na Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI;

CONTEÚDOS
ü  Histórico e concepção de criança e Educação Infantil;
ü  Papel da Educação Infantil no contexto atual: educar e cuidar

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
1-    Acolhida. Será feito a dinâmica Trocando os crachás, que tem como objetivo fazer com que os integrantes do grupo se conheçam ”quebrando o gelo”, chamando-as para a participação e movimento, por meio da troca de crachás e procura da pessoa a quem pertence o mesmo.
2-    Apresentação do folder do Curso de Formação e do grupo de formação;
3-    Problematização (vídeo musica-8 anos de Adriana Calcanhoto): Dispor folhas de papel A4 para que expressem por meio do desenho como veem a criança. Para você o que é ser criança? O que é trabalhar com crianças pequenas? Socializar.
4-    Apresentar o tema do dia a partir das falas das professoras sobre como veem a criança, fazendo um percurso histórico da criança ao longo dos anos, bem como da Educação Infantil.
5-    Mostra do vídeo sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaque as principais determinações da mesma.
6-    Em seguida problematizar a partir do histórico e das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil: O que mudou na educação infantil? Como a criança passou a ser vista? Discussão em roda.
7-    Trabalhar o texto: Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil?
8-    Após as considerações finais, fazer a avaliação do dia entregando para cada uma três pedaços de papel (eu critico, eu felicito, eu sugiro) para que avaliem o trabalho feito e após entregar em um envelope a temática da próxima formação (Como as crianças pequenas e pequeninas aprendem? O que ensinar a elas?), para que abram em casa, como forma de reflexão.

REFERÊNCIAS

BRASIL,. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil?. Perspectiva. FLORIANÓPOLIS, V. 17, N. Especial, p. 11 – 21, jul/dez. 1999.

CERISARA, Ana Beatriz. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil no contexto das reformas. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 326-345.

SILVA, Carmem Virgínia Moraes da & FRANCISCHINI, Rosângela.  O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no Brasil. Ufma, 2012.

Vídeo 8 anos de Adriana Calcanhoto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1ACVnOEoKtE. Acesso a: 12/11/2014.


Vídeo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=OsMPfZc5--8. Acesso a: 14/11/2014.

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