O filme
“ESCRITORES DA LIBERDADE” tem origem na Alemanha/ EUA, foi lançado no ano de
2007, com duração de 122 min., seu gênero é drama, produção e direção de
Richard La Gravenese. Estrelado pela atriz Hilary Swank, a qual interpreta a
personagem da professora Erin Gruwell.
Erin
Gruwell, professora iniciante, cheia de expectativas, sonhos e ideais foi
contratada pela Instituição de Ensino para lecionar Língua Inglesa e Literatura
na turma 203, uma turma do Ensino Médio. Ao chegar à referida turma ela depara-se
com adolescentes conflituosos, que vivem em uma dura realidade com problemas
causados pela violência, rejeição, entre outros. A princípio, os alunos não
demonstraram nenhum interesse pelas aulas, não corresponderam ao seu modelo de
ensino tradicional, tornando- se frustrante os primeiros encontros. Era
ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula.
Diante
de tal situação, Erin leva até a direção da Escola a dificuldade encontrada em
sala de aula, mas também é ignorada pela direção da escola. No entanto, ela persistiu: elaborou dinâmicas
utilizando à música, os jogos, valoriza
a fala dos alunos com objetivo de elevar a autoestima e fazê- los perceber si
próprios e o mundo de outra maneira e sensibilizá-los. A partir daí começa a
trabalhar questões com discriminação, preconceito e tolerância. No primeiro
momento, os argumentos foram ofensivos: “..o que você faz aqui? o que vai fazer não vai
mudar minha vida...”
Nesse
momento, a professora percebe a necessidade de levar até os alunos algo que
produzisse significado para eles e que, ao mesmo tempo a ajudasse conhecer a
história de vida de cada um. Para isso, ela busca meios de envolvê-los,
relacionando os conteúdos à realidade na qual estavam inseridos. Então, ela
teve a ideia de incentivar na sala de aula, a leitura do livro “O Diário de
Anne Frank”, com o objetivo de proporcionar aos adolescentes oportunidades de
fazer comparações dos seus problemas com os vividos por milhares de pessoas no
holocausto, na época do nazismo. Após isso ela pediu que escrevessem seus próprios
diários, dando oportunidade a cada um de relatar suas próprias experiências,
seus medos, suas mágoas, suas angústias, seus sonhos.
O filme
é de grande valia para estudantes de Pedagogia, propiciando reflexões para que
percebam que, mesmo dentro de um contexto histórico cultural, mesmo sem apoio
da estrutura educacional, sem uma política pública sem função de fato, com um
sistema excludente e o acesso á educação ocorrer de maneira desigual e injusta,
a educação deve ser feita com autonomia, respeito, amor, esperança, compromisso
e convicção de que a mudança é possível, e de que é na sala de aula que
acontece às verdadeiras mudanças “acho que a luta verdadeira deve acontecer
aqui na sala de aula”.
Enfim,
esse filme expressa questões memoráveis para todo profissional que deseja
educar não apenas para o intelecto, mas sim para a moral, contribuindo com os
educandos no desenvolvimento do caráter, tão necessário à vida na sociedade.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.