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quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Reflexão Critica sobre o Filme “Escritores da Liberdade

O filme “ESCRITORES DA LIBERDADE” tem origem na Alemanha/ EUA, foi lançado no ano de 2007, com duração de 122 min., seu gênero é drama, produção e direção de Richard La Gravenese. Estrelado pela atriz Hilary Swank, a qual interpreta a personagem da professora Erin Gruwell.
Erin Gruwell, professora iniciante, cheia de expectativas, sonhos e ideais foi contratada pela Instituição de Ensino para lecionar Língua Inglesa e Literatura na turma 203, uma turma do Ensino Médio. Ao chegar à referida turma ela depara-se com adolescentes conflituosos, que vivem em uma dura realidade com problemas causados pela violência, rejeição, entre outros. A princípio, os alunos não demonstraram nenhum interesse pelas aulas, não corresponderam ao seu modelo de ensino tradicional, tornando- se frustrante os primeiros encontros. Era ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula.

Diante de tal situação, Erin leva até a direção da Escola a dificuldade encontrada em sala de aula, mas também é ignorada pela direção da escola.  No entanto, ela persistiu: elaborou dinâmicas utilizando à música, os jogos,  valoriza a fala dos alunos com objetivo de elevar a autoestima e fazê- los perceber si próprios e o mundo de outra maneira e sensibilizá-los. A partir daí começa a trabalhar questões com discriminação, preconceito e tolerância. No primeiro momento, os argumentos foram ofensivos: “..o  que você faz aqui? o que vai fazer não vai mudar minha vida...”
Nesse momento, a professora percebe a necessidade de levar até os alunos algo que produzisse significado para eles e que, ao mesmo tempo a ajudasse conhecer a história de vida de cada um. Para isso, ela busca meios de envolvê-los, relacionando os conteúdos à realidade na qual estavam inseridos. Então, ela teve a ideia de incentivar na sala de aula, a leitura do livro “O Diário de Anne Frank”, com o objetivo de proporcionar aos adolescentes oportunidades de fazer comparações dos seus problemas com os vividos por milhares de pessoas no holocausto, na época do nazismo. Após isso ela pediu que escrevessem seus próprios diários, dando oportunidade a cada um de relatar suas próprias experiências, seus medos, suas mágoas, suas angústias, seus sonhos.
O filme é de grande valia para estudantes de Pedagogia, propiciando reflexões para que percebam que, mesmo dentro de um contexto histórico cultural, mesmo sem apoio da estrutura educacional, sem uma política pública sem função de fato, com um sistema excludente e o acesso á educação ocorrer de maneira desigual e injusta, a educação deve ser feita com autonomia, respeito, amor, esperança, compromisso e convicção de que a mudança é possível, e de que é na sala de aula que acontece às verdadeiras mudanças “acho que a luta verdadeira deve acontecer aqui na sala de aula”.

Enfim, esse filme expressa questões memoráveis para todo profissional que deseja educar não apenas para o intelecto, mas sim para a moral, contribuindo com os educandos no desenvolvimento do caráter, tão necessário à vida na sociedade.

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.