1.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Instituição
Proponente: Universidade Federal do -----------------
Curso:
Pedagogia
Disciplina:
Estágio
em Formação de Formadores
Alunos/as
Formadores/as: -----------------------------
Professoras
Proponentes: -----------------------------------
Atividade
Oferecida: Formação continuada de professores
Tema
do Projeto: Repensando saberes e práticas na
Educação Infantil
Área
de abrangência: Professoras de escolas comunitárias do bairro Sá Viana
Instituição
Receptora: Escola Comunitária
Carga
Horária: 40 horas
2.
JUSTIFICATIVA
Vinculada a um passado de
práticas predominantemente assistencialistas e compensatórias, a Educação
Infantil brasileira se constituiu como direito da criança a partir da
Constituição Nacional de 1988. A década de 90 configurou um período de
discussões acerca deste direito, tendo como marco principal o reconhecimento da
Educação Infantil como modalidade de ensino e contemplada como primeira etapa
da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
(LDB –Lei nº 9.394/96).
A partir dessa inserção, vem
sendo crescentes no país discussões acerca das necessidades formativas
específicas para o profissional que atua junto à criança pequena, desde a
formação inicial oferecida em nível de graduação nos cursos de Pedagogia, até a
oferta de formação continuada como prática a ser garantida pelas redes de
ensino.
Sendo
assim, tratando-se especificamente da formação continuada, esta deve propiciar
aos/as professores/as uma reflexão sobre sua prática pedagógica, desenvolvendo
habilidades necessárias para um processo de ação-reflexão-ação, bem como
favorecendo a construção de saberes e contribuindo com os processos de desenvolvimento
profissional do/a professor/a, na busca de melhorar a prática docente.
Dentro
desse contexto, de possibilitar uma formação que atenda às reais necessidades
do corpo docente, propomos às professoras das Escolas Comunitárias Kerigma, O
Guri e Lírio do Vale, localizadas no bairro do Sá Viana em São Luís - MA, uma
formação buscando suscitar reflexões acerca dos saberes e práticas da Educação tomando
a sala de aula e a própria da prática docente como ponto de partida e de
chegada.
Neste sentido, consideramos
importante salientar que compreender a Educação Infantil como uma etapa
singular, que exige do/a educador/a uma visão global da criança, considerando
todas as dimensões do processo educativo, bem como a interação entre o educar e
o cuidar, além de favorecer o trabalho do/a educador/a, possibilita a criação
de estratégias para atender as especificidades do fazer pedagógico nessa fase
do desenvolvimento. (KRAMER, 2009).
Diante
disso, propomos refletir e repensar sobre os saberes e práticas na Educação
Infantil, buscando compreender de que forma as concepções de infância, criança
e educação incidem na organização do trabalho docente, no que diz respeito ao
planejamento da rotina, a forma como as crianças aprendem, considerando o
trinômio educar/cuidar/brincar e as linguagens próprias das crianças.
Dessa
forma, desenvolveremos essa formação na perspectiva de propiciar aprofundamento
nas temáticas educacionais da infância, apoiando-nos na reflexão sobre a prática
educativa, de modo a promover um processo constante de auto-avaliação, visando
à construção de sentido real para as vivências tanto para o/a educador/a e
estagiárias/os do curso de Pedagogia quanto para as crianças.
3.
OBJETIVOS
3.1
Geral
ü Discutir
saberes e práticas na Educação Infantil, considerando a relação educar, cuidar
e brincar dentro de uma proposta de escola da infância.
3.2
Específicos
ü Discutir
sobre o papel da Educação Infantil e sobre a concepção de infância;
ü Conhecer
como as crianças aprendem e como se dá a organização do currículo para esta
faixa etária;
ü Entender
a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil;
ü Discutir
sobre o lugar do brincar nas práticas educativas da Educação Infantil;
ü Compreender
o porquê não alfabetizar na Educação Infantil e as possibilidades de trabalho
com as diferentes linguagens da infância.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Falar
em educação é falar também na formação de professores/as. Não só na formação
inicial, a qual tem se verificado uma grande atenção, mas também lançar um olhar
mais aguçado e ponderado para a formação continuada, pois sabemos que a
formação inicial se constitui em apenas um
pontapé para o desenvolvimento do/a profissional da educação.
Sendo assim, dentro de uma
perspectiva de formação continuada alguns indicativos apontam para a
necessidade de refletir sobre a função e a formação do/a professor/a de
educação infantil, e sobre o desafio de formar profissionais que desenvolvam
práticas articuladas de cuidados e educação da criança pequena, permitindo
interações sociais e afetivas que qualifiquem significativamente o
desenvolvimento infantil.
Dessa forma, quando se propõe a
trabalhar com crianças pequenas, deve-se ter como princípio conhecer seus
interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são, saber
um pouco da história de cada um/a, conhecer a família, as características de
sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de
considerar o tempo que permanecem na escola. Só assim poderemos compreender
quais são as reais possibilidades de desenvolvimento dessas crianças.
Deste
modo, Forest (2002) considera que o/a educador/a deve estar em permanente
estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas
mecanizadas. Isto implica em reconhecer que o desenvolvimento, a construção de
saberes e a constituição do ser não ocorrem em momentos compartimentados.
Os
saberes e práticas da educação infantil estão diretamente ligados ao binômio
educar e cuidar, que atualmente é impregnado pela ação pedagógica de consciência,
estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em
concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à
infância. Além disso, uma educação infantil que tem as manifestações infantis
como centro de sua proposta não pode deixar de considerar a linguagem como eixo
que perpassa todas as instâncias, bem como a brincadeira infantil que
constitui-se como uma forma particular de comunicação, conhecimento e trocas de
experiências. Pois, como afirma Corsino (2006,
p. 07):
[...] um trabalho de qualidade
para as crianças pequenas exige ambientes aconchegantes, seguros, estimulantes,
desafiadores, criativos, alegres e divertidos, onde as atividades elevem sua
auto-estima, valorizem e ampliem as suas experiências e seu universo cultural,
agucem a curiosidade, a capacidade de pensar, de decidir, de atuar, de criar,
de imaginar, de expressar. Ambientes que se abram à brincadeira, que é o modo
como às crianças dão sentido ao mundo, produzem história, criam cultura,
experimentam e fazem arte.
Sendo
assim, o objetivos desta formação é o de aprofundar as temáticas da infância,
visando um trabalho de qualidade para com elas, no que diz respeito a ambientes
aconchegantes, trabalhos e/ou propostas desafiadoras e criativas que respeitem
a criança, que valorizem suas
experiências culturais e que considerem a relação cuidar/educar/brincar dentro
de uma proposta de escola da infância.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Para
a concretização do Projeto de Formação “Repensando saberes e práticas na
Educação Infantil”, os (as) alunos (as) estagiários (as) realizaram um
diagnóstico, a partir de visitas feitas às escolas comunitárias Kerigma, O Guri
e Lirio do Vale no bairro Sá Viana, para definição das temáticas que seriam
trabalhadas durante os encontros. As professoras das escolas comunitárias
sinalizaram algumas necessidades para a organização do trabalho docente na
educação infantil, elencando saberes e práticas importantes para a escola da infância.
Para
tanto, a formação foi planejada para atender ao público de professoras da
educação infantil do bairro do Sá Viana, bem como para professoras convidadas.
A
formação continuada de professores/as acontecerá na Universidade Federal do
Maranhão, localizada na Avenida dos Portugueses, s/n no bairro do Bacanga, no
Centro de Ciências Sociais, no Bloco E,
salas 104 e 105.
O
curso acontecerá às segundas-feiras, no horário de 14:00h às 17:00h,
totalizando uma carga horária de 40 horas. O desenvolvimento do curso será
ministrado pelas/os estagiárias/os do curso de Pedagogia com apoio da
supervisora docente. Para tanto, a turma de estagiárias/os foi dividida em dois
grupos e cada grupo em quatro subgrupos com as seguintes responsabilidades nos
dias de formação: intervenção, apoio, recepção e registro reflexivo, de modo
que as equipes ganham mobilidade a cada dia de formação.
O
curso de formação continuada terá como tema “Repensando saberes e práticas na
Educação Infantil” e será desenvolvido a partir dos seguintes temas:
ü “Educar
e cuidar: o que muda na Educação Infantil”
ü “Como
as crianças pequenas e pequeninas aprendem? O que ensinar a elas?”
ü “Como
organizar o tempo e o espaço na Educação Infantil?”
ü “Porque
brincar na Educação Infantil?”
ü “Porque
não alfabetizar na Educação Infantil?”
A metodologia de trabalho primará pela
problematização da prática pedagógica das referidas professoras, utilizando a
teoria para melhor compreendê-la e reorientá-la. O resultado deste processo
gerará relatórios, apresentando, de maneira reflexiva, a experiência de
formação vivenciada.
5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES
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Agos.
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Set./14
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Out./14
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Nov./14
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Dez.14
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Fev./15
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Estudo sobre formação
continuada e Educação Infantil
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X
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Levantamentos
das necessidades formativas das professoras da escola
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Elaboração
do projeto
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Análise
do projeto
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Produção
de Material de apoio
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Desenvolvimento
do Projeto
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X
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Elaboração
de relatórios e artigos
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Participação
no Seminário de Estágio
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x
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REFERÊNCIAS
CORSINO, Patrícia. Proposta pedagógica: o cotidiano na educação infantil. In.:
BRASIL,. O cotidiano na Educação Infantil. Boletim 23. Novembro de 2006.
FOREST,
Nilza Aparecida. Cuidar e educar:
perspectivas para a prática pedagógica na educação infantil. ICPG (Instituto
Catarinense de Pós-Graduação), 2002.
KRAMER,
S. (Org.). Retratos de um desafio.
Crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Ática, 2009
APÊNDICES
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
APÊNDICE
A – SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIA 17.11.14
TEMA:
“Educar
e cuidar: o que muda na Educação Infantil?”
EQUIPE DE
INTERVENÇÃO 1: ---------------------.
EQUIPE DE
INTERVENÇÃO 2: ---------------------------------
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
OBJETIVOS:
ü Compreender o papel da Educação Infantil no contexto
atual, com ênfase no binômio educar e cuidar;
ü Entender a concepção de criança como sujeito de direitos;
ü Apresentar novos paradigmas e reformas na Educação
Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil -
DCNEI;
CONTEÚDOS
ü Histórico
e concepção de criança e Educação Infantil;
ü Papel
da Educação Infantil no contexto atual: educar e cuidar
SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES
1- Acolhida.
Será feito a dinâmica Trocando os crachás, que tem como objetivo fazer com que
os integrantes do grupo se conheçam ”quebrando o gelo”, chamando-as para a
participação e movimento, por meio da troca de crachás e procura da pessoa a
quem pertence o mesmo.
2- Apresentação
do folder do Curso de Formação e do grupo de formação;
3- Problematização (vídeo musica-8 anos de
Adriana Calcanhoto): Dispor folhas de papel A4 para que expressem
por meio do desenho como veem a criança. Para você o que é ser criança? O que é
trabalhar com crianças pequenas? Socializar.
4- Apresentar
o tema do dia a partir das falas das professoras sobre como veem a criança,
fazendo um percurso histórico da criança ao longo dos anos, bem como da
Educação Infantil.
5- Mostra
do vídeo sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e
destaque as principais determinações da mesma.
6- Em
seguida problematizar a partir do histórico e das Diretrizes Curriculares para
a Educação Infantil: O que mudou na educação infantil? Como a criança passou a ser vista? Discussão em roda.
7- Trabalhar
o texto: Educar e cuidar: por onde anda
a educação infantil?
8- Após
as considerações finais, fazer a avaliação do dia entregando para cada uma três
pedaços de papel (eu critico, eu felicito, eu sugiro) para que avaliem o
trabalho feito e após entregar em um envelope a temática da próxima formação
(Como as crianças pequenas e pequeninas aprendem? O que ensinar a elas?), para
que abram em casa, como forma de reflexão.
REFERÊNCIAS
BRASIL,.
Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil.
CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil?. Perspectiva.
FLORIANÓPOLIS, V. 17, N. Especial, p. 11 – 21, jul/dez. 1999.
CERISARA,
Ana Beatriz. O Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil no contexto das reformas. Educ. Soc.,
Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 326-345.
SILVA,
Carmem Virgínia Moraes da & FRANCISCHINI, Rosângela. O surgimento da educação infantil na história
das políticas públicas para a criança no Brasil. Ufma, 2012.
Vídeo
8 anos de Adriana Calcanhoto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1ACVnOEoKtE. Acesso a: 12/11/2014.
Vídeo
das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=OsMPfZc5--8. Acesso a: 14/11/2014.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.