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sexta-feira, 4 de novembro de 2016

PROJETO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROJETO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

TEMA: CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA AFRICANA

JUSTIFICATIVA
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, comemorar esta data na escola é trazer para o contexto escolar o debate e a reflexão sobre as diferenças raciais e a importância de cada indivíduo no processo de construção da sociedade brasileira e da comunidade local.

O desafio de esclarecer aos educandos que também somos frutos desses elementos étnico-culturais, que contribuíram das mais diversas maneiras para a formação da sociedade brasileira, não se constitui tarefa fácil. Para tanto, foi preciso desenvolver estratégias para o direcionamento da ação docente, de modo que, esta pudesse promover a reconstrução e a ressignificação de conceitos, contextos e métodos que auxiliassem na narrativa do professor.
Nas últimas décadas, a historiografia vem apresentando uma série de novos trabalhos que procuraram abordar de forma renovada a percepção sobre a contribuição do negro na sociedade brasileira ao longo da história. A forma de perceber a participação do negro nas ações e práticas cotidianas foi uma maneira de se redefinir e valorizar a tão grande e importante participação do povo africano na formação do povo brasileiro.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde os primeiros anos escolares, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, levando os educandos a compreenderem a importância do diálogo e da convivência harmônica com a diversidade.
OBJETIVOS
·         Conhecer para Valorizar a Cultura negra e seus afrodescendentes na escola e fora dela;
·         Promover a reflexão e o resgate da identidade negra;
·         Conhecer e reconhecer as religiões, a culinária, vocabulários, danças e objetos de origem africana que influenciaram na formação do povo brasileiro;
·         Construir conhecimentos sobre as tradições, crenças e maneiras de viver, portar, vestir dos afro-descendentes;
·         Promover momentos de leitura, escrita, produções orais e outros momentos de construção, prazerosos, de conhecimentos e valores, em torno da diversidade racial.
CONTEÚDO
·         Heranças africanas – culinária afro-brasileiras; religiões afro-brasileiras;
·         Linguagem afro-brasileira – os diversos falares; topônimos e gestos;
·         Indumentárias – vestimentas e adornos;
·         Folguedos e danças- músicas e danças afro-brasileiras; variantes das danças afro-brasileiras; instrumentos musicais; a capoeira; bumba-meu-boi; danças em homenagens aos santos afro-brasileiros;
·         O afro-brasileiro vivendo na sociedade brasileira;
·         Identidade afro-brasileira;
·         Gênero Textual – receita;
·         Gênero Textual – poema/ música;
 METODOLOGIA
·         Pesquisas;
·         Trabalhar o gênero textual receitas - pratos típicos;
·         Exposição de pratos típicos;
·         Pesquisa, Produção e Leitura de Poemas, contos, músicas;
·         Danças;
·         Teatro;
·         Apreciação de Filmes,
·         Desfile com roupas de origem Africana;
·         Exposição de objetos;
·         Apresentação de coreografias;
·         Exibição de vídeos;
PROCEDIMENTOS
Cada turma executará suas ações, mediadas pela Orientadora Pedagógica, que irá organizar junto com os professores e os alunos as tarefas e os integrantes de cada grupo.
Ø  As turmas do 1º ano pesquisarão histórias sobre a África, suas danças, suas músicas, suas lendas, suas religiões e, ao final, deverão compartilhar com toda a escola suas produções, por meio de escrita e oralmente, conforme as condições de cada sala;
Ø  A turma do 2º ano deverá pesquisar sobre a religiosidade e crenças africanas;
Ø  Os alunos dos 3º anos pesquisarão sobre a culinária e deverão apresentar ao público receitas tipicamente africanas e, se possível, trazer alguns pratos feitos, ou preparar na própria escola, para mostrar aos visitantes;
Ø  As turmas dos 4º e 6º anos devem pesquisar e apresentar diversos tipos de danças que fazem parte diretamente da cultura africana. E deverão demostrar na culminância do projeto por meio de coreografias.
Ø  Os alunos do 5º e 7º ano pesquisarão sobre o vocabulário afro-brasileiro e, ao final, deverá elaborar um mini- dicionário, contendo as palavras que fazem parte do vocabulário brasileiro que são de origem africana;
Ø  A turma do 8º e 9º ano deverá apresentar o contexto histórico e cultural dos afro-descendentes, enfatizando a construção de sua identidade e a conquista dos seus espaços na sociedade brasileira.
AVALIAÇÃO
·         Observação e registro do desenvolvimento das atividades;
·         Questionamentos orais;
·         Observação das ações e atitudes de cada um frente às diversidades.
CRONOGRAMA
ETAPAS/ novembro 2016
ESPECIFICAÇÕES
01
03 e 04
07 a 11
14 a 18
21 a 25
Apresentação do projeto para os professores

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Apresentação do projeto para os alunos

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Heranças africanas – culinária afro-brasileiras; religiões afro-brasileiras.





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Linguagem afro-brasileira – os diversos falares; topônimos e gestos; Indumentárias – vestimentas e adornos




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Folguedos e danças- músicas e danças afro-brasileiras; variantes das danças afro-brasileiras; instrumentos musicais; a capoeira; bumba-meu-boi; danças em homenagens aos santos afro-brasileiros;









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O afro-brasileiro vivendo na sociedade brasileira; Identidade afro-brasileira.





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Atividades direcionadas – confecções de cartazes; montagem de murais;



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Socialização – exposições e apresentações.




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REFERENCIAL
BENJAMIN, Roberto. A África está em nós: história e cultura 

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.