PROJETO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
TEMA:
CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA AFRICANA
JUSTIFICATIVA
O Dia Nacional de Zumbi e da
Consciência Negra, celebrado em 20 de
novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro
de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos
Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste
do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes
liderados por Domingos Jorge Velho, comemorar esta data na escola é trazer para
o contexto escolar o debate e a reflexão sobre as diferenças raciais e a
importância de cada indivíduo no processo de construção da sociedade brasileira
e da comunidade local.
O desafio de esclarecer aos
educandos que também somos frutos desses elementos étnico-culturais, que
contribuíram das mais diversas maneiras para a formação da sociedade
brasileira, não se constitui tarefa fácil. Para tanto, foi preciso desenvolver
estratégias para o direcionamento da ação docente, de modo que, esta pudesse
promover a reconstrução e a ressignificação de conceitos, contextos e métodos
que auxiliassem na narrativa do professor.
Nas últimas décadas, a
historiografia vem apresentando uma série de novos trabalhos que procuraram abordar
de forma renovada a percepção sobre a contribuição do negro na sociedade brasileira
ao longo da história. A forma de perceber a participação do negro nas ações e
práticas cotidianas foi uma maneira de se redefinir e valorizar a tão grande e
importante participação do povo africano na formação do povo brasileiro.
Assim sendo, percebe-se a
necessidade de um trabalho constante desde os primeiros anos escolares,
proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da
cultura Africana, levando os educandos a compreenderem a importância do diálogo
e da convivência harmônica com a diversidade.
OBJETIVOS
·
Conhecer para Valorizar a Cultura negra
e seus afrodescendentes na escola e fora dela;
·
Promover a reflexão e o resgate da identidade
negra;
·
Conhecer e reconhecer as religiões, a
culinária, vocabulários, danças e objetos de origem africana que influenciaram
na formação do povo brasileiro;
·
Construir conhecimentos sobre as tradições,
crenças e maneiras de viver, portar, vestir dos afro-descendentes;
·
Promover momentos de leitura, escrita,
produções orais e outros momentos de construção, prazerosos, de conhecimentos e
valores, em torno da diversidade racial.
CONTEÚDO
·
Heranças africanas – culinária
afro-brasileiras; religiões afro-brasileiras;
·
Linguagem afro-brasileira – os diversos
falares; topônimos e gestos;
·
Indumentárias – vestimentas e adornos;
·
Folguedos e danças- músicas e danças
afro-brasileiras; variantes das danças afro-brasileiras; instrumentos musicais;
a capoeira; bumba-meu-boi; danças em homenagens aos santos afro-brasileiros;
·
O afro-brasileiro vivendo na sociedade
brasileira;
·
Identidade afro-brasileira;
·
Gênero Textual – receita;
·
Gênero Textual – poema/ música;
METODOLOGIA
·
Pesquisas;
·
Trabalhar o gênero textual receitas - pratos
típicos;
·
Exposição de pratos típicos;
·
Pesquisa, Produção e Leitura de Poemas,
contos, músicas;
·
Danças;
·
Teatro;
·
Apreciação de Filmes,
·
Desfile com roupas de origem Africana;
·
Exposição de objetos;
·
Apresentação de coreografias;
·
Exibição de vídeos;
PROCEDIMENTOS
Cada
turma executará suas ações, mediadas pela Orientadora Pedagógica, que irá organizar
junto com os professores e os alunos as tarefas e os integrantes de cada grupo.
Ø As
turmas do 1º ano pesquisarão histórias sobre a África, suas danças, suas
músicas, suas lendas, suas religiões e, ao final, deverão compartilhar com toda
a escola suas produções, por meio de escrita e oralmente, conforme as condições
de cada sala;
Ø A
turma do 2º ano deverá pesquisar sobre a religiosidade e crenças africanas;
Ø Os
alunos dos 3º anos pesquisarão sobre a culinária e deverão apresentar ao
público receitas tipicamente africanas e, se possível, trazer alguns pratos
feitos, ou preparar na própria escola, para mostrar aos visitantes;
Ø As
turmas dos 4º e 6º anos devem pesquisar e apresentar diversos tipos de danças
que fazem parte diretamente da cultura africana. E deverão demostrar na
culminância do projeto por meio de coreografias.
Ø Os
alunos do 5º e 7º ano pesquisarão sobre o vocabulário afro-brasileiro e, ao
final, deverá elaborar um mini- dicionário, contendo as palavras que fazem
parte do vocabulário brasileiro que são de origem africana;
Ø A
turma do 8º e 9º ano deverá apresentar o contexto histórico e cultural dos
afro-descendentes, enfatizando a construção de sua identidade e a conquista dos
seus espaços na sociedade brasileira.
AVALIAÇÃO
·
Observação e registro do desenvolvimento das
atividades;
·
Questionamentos orais;
·
Observação das ações e atitudes de cada um
frente às diversidades.
CRONOGRAMA
ETAPAS/ novembro
2016
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ESPECIFICAÇÕES
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01
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03 e 04
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07 a 11
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14 a 18
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21 a 25
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Apresentação
do projeto para os professores
|
X
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Apresentação
do projeto para os alunos
|
X
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Heranças
africanas – culinária afro-brasileiras; religiões afro-brasileiras.
|
X
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Linguagem
afro-brasileira – os diversos falares; topônimos e gestos; Indumentárias –
vestimentas e adornos
|
X
|
X
|
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Folguedos
e danças- músicas e danças afro-brasileiras; variantes das danças
afro-brasileiras; instrumentos musicais; a capoeira; bumba-meu-boi; danças em
homenagens aos santos afro-brasileiros;
|
X
|
||||
O
afro-brasileiro vivendo na sociedade brasileira; Identidade afro-brasileira.
|
X
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||||
Atividades
direcionadas – confecções de cartazes; montagem de murais;
|
X
|
X
|
X
|
X
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|
Socialização
– exposições e apresentações.
|
X
|
X
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REFERENCIAL
BENJAMIN, Roberto. A África está em nós: história e cultura
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.