FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

sábado, 13 de outubro de 2012

OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES


Em nome de um projeto interdisciplinar várias atividades têm sido realizadas nas escolas, muitas das quais com características absolutamente simplistas, estando longe em conceitos, ações, atitudes, posturas e resultados dos verdadeiros projetos interdisciplinares, ou então, notam-se algumas atividades realizadas por ordem de “decreto”, em que a coordenação pedagógica e/ou direção elegem em seus gabinetes um tema “norteador”, o qual deverá ser trabalhado pelos professores, que não receberão nenhum tipo de orientação ou tiveram nenhum tipo de participação na escolha de temática.

Em todos os dois exemplos ainda podemos mencionar que os alunos são ignorados, quando da resolução e escolha de um tema a ser trabalhado, tema este muitas vezes totalmente descontextualizado da comunidade escolar.

Como resultado óbvio, encontraremos professores de matemática parando nos dez minutos finais de sua aula para fazer “algumas continhas” que envolva a temática solicitada pela coordenação, os professores de português solicitando a cópia de um texto sobre o tema em questão, etc.

Tratando-se de um projeto interdisciplinar, um dos objetivos que se pretende atingir é a integração entre as disciplinas e os diferentes saberes das diferentes áreas do conhecimento.

Desta forma espera-se que esta integração ocorra por parte de todos os participantes do processo de ensino-aprendizagem (professores e alunos) e não que as diferentes matérias ministradas de forma compartimentadas, embora tratando superficialmente da mesma temática, sirvam de subsídios para que cada aluno realize mentalmente sua própria integração.

Esta integração pretende agir como complementariedade das diferentes disciplinas, já que demonstra aos alunos as possíveis inter-relações nelas existentes.

Outro fator que se deve levar em conta nos projetos interdisciplinares é a possibilidade ao acesso à pesquisa. Espera-se que o aluno percebendo as relações existentes entre as diferentes disciplinas motive-se para buscar novos conhecimentos sobre um tema, problema ou uma questão, pois agora o projeto apresenta perspectivas múltiplas, em que todas as disciplinas contribuem de uma certa forma, e, por conseqüência, ele poderá receber orientações e desafios para a pesquisa de vários professores em prol de um tema único.

O sucesso de um projeto interdisciplinar não reside apenas no processo de integração das disciplinas, na possibilidade da pesquisa, na escolha de um tema e/ou problema a ser trabalhado, mas, principalmente como já mencionamos, na atitude interdisciplinar dos membros envolvidos.

A interdisciplinaridade não necessariamente precisa estar atrelada a um projeto pois, quando a comunidade está embuída do espírito interdisciplinar, qualquer assunto, por mais simples que seja, pode ser tratado interdisciplinarmente, podendo inclusive se transformar posteriormente em um projeto.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.