1.
Conteúdos
factuais
·
é o conhecimento de
fatos,acontecimentos,situações,dados e fenômenos concretos e singulares
·
exemplos de conteúdos factuais: a idade de uma
pessoa,a conquista de um território,a localização ou a altura de uma
montanha,os nomes de acontecimento de historia etc.
·
como se aprende quando o aluno ou aluna é capaz
de reproduzi-lo e de recordar e expressar de maneira exata o original,quando se
dar a data com precisão,o nome sem nenhum erro,atribuição exata do símbolo.
2.
Conceitos
e princípios
·
Os conceitos se referem ao conjunto de fatos,
objetos ou símbolos que têm características comuns, e os princípios se referem
às mudanças que se produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros
fatos.
·
São exemplos de conceitos: mamífero, densidade,
impressionismo, função, sujeito, romantismo, demografia, nepotismo, cidade,
potência, concerto, cambalhota etc.
·
São princípios as leis ou regras como a de
Arquimedes, as que relacionam demografia e território, as normas ou regras de
uma corrente arquitetônica ou literária, etc.
·
Os dois tipos de conteúdos tratá-los
conjuntamente, já que ambos têm como denominador comum a necessidade de
compreensão. não podemos dizer que se aprender um conceito ou principio se não
se entender o significado e sabemos que faz parte do conhecimento do aluno não
apenas quando este é capaz de repetir sua definição, mas quando sabe utilizá-lo
para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno ou situação;
quando é capaz de situar os fatos, objetos ou situações concretos naquele
conceito que os inclui.
·
Condições de uma aprendizagem de conceitos e
principios são as que permitem que a aprendizagem sejam o mais significativa
possivel, e trata de atividades complexas que provocam um verdadeiro processo
de elebaroração e construção pessoal do conceito, favorecendo a compreensão do
conceito, afim de utiliza-lo para interpretação, o conhecimento de situações ou
para a construção de outras ideias.
3.
CONTEUDO PROCEDIMENTAIS
·
É um conjunto de ações coordenadas dirigidas
para a realização de um objetivo. São conteúdos procedimentais: ler, desenhar,
observar, calcular, classificar, traduzir, recortado, saltar, inferir, espetar,
etc.
·
Os conteudos procedimentais estão situados em 3
eixos:
1.
Se define conforme as ações que se realizam,
impliquem componentes motores e cognitivos.
2.
O segundo paramentro está determinado pelo
numero de ações que intervem
3.
O Segundo parametro tem presente o grau de
determinação da ordem das sequencias.
·
A realização das ações que fornecem os
procedimentos é uma condição para o aprendizado.
·
A exercitação múltipla é elemento imprescindível
para o domínio competente.
·
A reflexão
sobre a própria atividade permite que o aluno tome consciência de sua própria
atuação.
·
A aplicação em contextos diferenciados se baseia
no fato de que aquilo que aprendemos será mais útil na medida em qual podemos
utilizá-lo em situações nem sempre previsíveis.
4.
CONTEUDOS ATITUDINAIS
·
Aprendizagem dos conteúdos atitudinais engloba
uma série de conteúdos que por sua vez podemos agrupar em valores, atitudes e
normas e cada um desses grupos tem uma natureza diferenciada que necessitará de
uma aproximação especifica.
·
De acordo com o autor, os valores são princípios
ou idéias éticas que permitem ás pessoas emitir um juízo sobre as condutas e
seu sentido. Ex: a solidariedade, a responsabilidade, a liberdade e etc.
·
As atitude são tendências ou predisposições
relativamente estáveis das pessoas para atuar de certa maneira, ou seja, é a
forma como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados.
São exemplos de atitudes cooperar com o grupo, ajudar os colegas, respeitar o
meio ambiente, participar das tarefas escolares e etc.
·
As normas são padrões ou regras de comportamento
que devemos seguir em determinadas situações que obrigam a todos os membros de
um grupo social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.