APRESENTAÇÃO
O ensino de Matemática
costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina,
como por parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata
de uma área de conhecimento importante; de outro, a insatisfação diante dos
resultados negativos obtidos com muita freqüência em relação à sua
aprendizagem.
A constatação da sua
importância apóia-se no fato de que a Matemática desempenha papel decisivo,
pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no
mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de
conhecimentos em outras áreas curriculares. Do mesmo modo, interfere fortemente
na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na
agilização do raciocínio dedutivo do aluno.
A insatisfação revela
que há problemas a serem enfrentados, tais como a necessidade de reverter um
ensino centrado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o
aluno. Há urgência em reformular objetivos, rever conteúdos e buscar
metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama.