Íncio

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Planejamento Anual de Ciências Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)


“No mundo da ciência muitas vezes se escuta um cientista dizer “Esse é um bom pensamento, minha teoria estava errada”, e mudar o enfoque para descobrir coisas novas. No entanto, não me lembro a última vez que um político ou um religioso tenha dito o mesmo.”

                                                                                     (Carl Sagan)


Objetivos gerais da disciplina (PCN)³


         Espera-se que o aluno, durante e após a sua formação através do ensino de Ciências apresente as seguintes capacidades:

Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;

PLANO DE CURSO ANUAL DE CIÊNCIAS 7ª SÉRIE 8° ANO



7ª série 8° ano

1ª UNIDADE

CONTEÚDOS

Origem da vida segundo teorias científicas
· Formação do corpo na fase embrionária
· Fases do desenvolvimento: pré-natal e ciclo vital
· Divisão geral do corpo humano
· Constituição anatômica do nosso organismo
· As células e os tecidos
· Célula, sua constituição e funções vitais
· Estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções
· O microscópio
· Importância dos alimentos

PLANO DE CURSO ANUAL DE CIÊNCIAS 6ª SÉRIE 7° ANO



6ª série 7° ano
 1ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.A energia que vem de longe
Fotossíntese
Funções da clorofila
Absorção de água pelas raízes
Sistema condutor
Respiração
Troca de gases nas plantas
Órgãos de reserva dos vegetais
Outros produtos da fotossíntese
Produção de amido pelas plantas

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS 5ª série 6° ano



CIÊNCIAS
OBJETIVOS GERAIS:
    *            Compreender  a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;
    *            Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
    *            Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

Planejamento Anual de Curso para a Educação Infantil



Ano: Educação Infantil: Jardim III

Professoras:

Introdução

Ter quatro, cinco ou seis anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um "morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.
Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.