Íncio

quarta-feira, 8 de abril de 2015

1° Planejamento de Artes 9° ano

  Competências:

 • Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

Habilidades:

• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específico dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.
 • Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

Planejamento de Ensino Religioso 6° ano


*       Competência:

®  Reconhecer a dignidade os valores da pessoa humana;
®  Compreender a diversidade cultural religiosa: ritos, espaços históricos, textos e narrativas religiosas.
®  Conhecer acontecimentos históricos que originaram os mitos e a formação dos textos religiosos.

*       Habilidades

®  Reconhecer que o planeta terra e os seres vivos, inclusive o homem, são produtos do processo e evolutivo. E que o homem, apesar de muito novo sobre a face da terra, destaca-se dentre os outros seres;
®  Valorizar a vida em função da dignidade da pessoa humana;
®  Conhecer as religiões existentes em sua cidade;

Planejamento de Artes 8° ano

Competências:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

Habilidades:

• Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.
• Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
• Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.
• Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.

Conteúdos;

Planejamento de Artes 9° ano

Competências:

 • Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

Habilidades:

• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específico dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.
 • Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

Planejamento de Ensino Religioso

Competência:

*Reconhecer a dignidade os valores da pessoa humana;
*Compreender a diversidade cultural religiosa: ritos, espaços históricos, textos e narrativas religiosas.
*Conhecer acontecimentos históricos que originaram os mitos e a formação dos textos religiosos.
                                                      
Habilidades:

*Reconhecer que o planeta terra e os seres vivos, inclusive o homem, são produtos do processo e evolutivo.
 *E que o homem, apesar de muito novo sobre a face da terra, destaca-se dentre os outros seres;
*Valorizar a vida em função da dignidade da pessoa humana;
*Perceber o valor da existência humana;
*Identificar os inimigos da liberdade.

 Conteúdos:
                            
*A criação do mundo segundo a bíblia;
*Os animais são inteligentes;
*A páscoa;
*Mãe representação de amor na terra.

Planejamento de Artes 7° ano

Competências:  
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

Habilidades:

• Estabelecer relação de respeito, compromisso com sua produção artística e com a produção dos colegas nas atividades artísticas da escola.
• Representar, através de atividades artísticas, articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso de criação.
• Utilizar múltiplos meios (computador, vídeo, cinema, fotografia), matérias naturais e fabricados, percebendo, analisando e produzindo trabalhos artísticos;
*Conhecer e valorizar a cultura local.