Íncio

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A Psicologia da Educação procura utilizar os princípios e as  informações  que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino- aprendizagem..
A contribuição da Psicologia da Educação abrange dois aspectos fundamentais: 

a)    Compreensão do aluno. Compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e social. O aluno não é um ser ideal, absoluto.  É uma pessoa concreta, com preocupações e problemas, defeitos e qualidades. É um ser em formação, que precisa ser compreendido pelo professor e pelos demais profissionais da escola, a fim de que tenha condições de desenvolver-se de forma harmoniosa e equilibrada.

b)Compreensão do processo ensino-aprendizagem. Para o professor, não é suficiente conhecer o aluno. É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, como o aluno  pode aprender de maneira mais eficiente, além de outros aspectos ligados  à situação de aprendizagem, envolvendo o aluno, o professor e a sala de aula.
Na verdade, além desses dois aspectos existe outro, de fundamental importância para que o professor consiga realizar satisfatoriamente seu trabalho: a compreensão do papel do professor.


Reflexão Critica sobre o Filme “Escritores da Liberdade

O filme “ESCRITORES DA LIBERDADE” tem origem na Alemanha/ EUA, foi lançado no ano de 2007, com duração de 122 min., seu gênero é drama, produção e direção de Richard La Gravenese. Estrelado pela atriz Hilary Swank, a qual interpreta a personagem da professora Erin Gruwell.
Erin Gruwell, professora iniciante, cheia de expectativas, sonhos e ideais foi contratada pela Instituição de Ensino para lecionar Língua Inglesa e Literatura na turma 203, uma turma do Ensino Médio. Ao chegar à referida turma ela depara-se com adolescentes conflituosos, que vivem em uma dura realidade com problemas causados pela violência, rejeição, entre outros. A princípio, os alunos não demonstraram nenhum interesse pelas aulas, não corresponderam ao seu modelo de ensino tradicional, tornando- se frustrante os primeiros encontros. Era ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula.

Projeto de Formação - Tema: Repensando saberes e práticas na Educação Infantil

1.    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Instituição Proponente: Universidade Federal do -----------------
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estágio em Formação de Formadores
Alunos/as Formadores/as: -----------------------------
Professoras Proponentes:  -----------------------------------
Atividade Oferecida: Formação continuada de professores
Tema do Projeto: Repensando saberes e práticas na Educação Infantil
Área de abrangência: Professoras de escolas comunitárias do bairro Sá Viana
Instituição Receptora: Escola Comunitária
Carga Horária: 40 horas


2.    JUSTIFICATIVA

Vinculada a um passado de práticas predominantemente assistencialistas e compensatórias, a Educação Infantil brasileira se constituiu como direito da criança a partir da Constituição Nacional de 1988. A década de 90 configurou um período de discussões acerca deste direito, tendo como marco principal o reconhecimento da Educação Infantil como modalidade de ensino e contemplada como primeira etapa da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB –Lei nº 9.394/96).
A partir dessa inserção, vem sendo crescentes no país discussões acerca das necessidades formativas específicas para o profissional que atua junto à criança pequena, desde a formação inicial oferecida em nível de graduação nos cursos de Pedagogia, até a oferta de formação continuada como prática a ser garantida pelas redes de ensino.