O que é Educação Infantil?
É sabido que ,a
educação oferecida nas “escolas” em tempos não tão distantes,eram de forma
bastante limitada e ultrapassada.Equipadas somente com quadro
negro,cartilhas,carteiras e professores que não tinham suportes teóricos
competentes e sem formação adequada a exercerem tais funções e oferecerem um
trabalho sem grandes resultados positivos.
Hoje sabemos que
essa realidade ainda existe,mas a cada dia esses lugares estão perdendo
espaço.Pois todos os artifícios antes transmitidos por eles ,tais como:
caligrafia,método decoreba,cópias,cobertura de pontilhados,tabuada... já quase
não estão sendo mais utilizados,até mesmo porque todos os profissionais a cada
dia estão se empregando a fazer um curso superior e se profissionalizar para
melhor ensinar.
Assim,a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional(LDB),afirma que a educação infantil,por se tratar da primeira etapa de
escolaridade da vida dos seres humanos tem por finalidade oferecer uma boa
estrutura pedagógica a fim de que o
indivíduo não tenha dificuldade em seu
desenvolvimento formativo em outras etapas de sua escolaridade.Isto está
garantido em lei,ou seja,a educação oferecida em primeira
instância,literalmente deverá ser sem dúvida de boa qualidade e sua finalidade
deverá atender crianças de 0 a 02 anos inseridos em creches,e de 04 a 06 anos
em pré-escolas,sendo que seus conceitos estão imbuídos na lei
maior,considerando assim a promoção,o desenvolvimento e a aprendizagem
específica da ordem sem fazer distinção de raça,cor,sexo,posição social etc. de
todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.Porém,na educação infantil
não existe a obrigatoriedade da criança freqüentar esse nível de ensino,é
opcional para as famílias,mas é de competência e dever do estado e do município
oferecerem e administrarem esta etapa escolar,possibilitando aos
profissionais condições necessárias específica para assim promoverem educação
de qualidade e oportunizando ambos a constituírem sua própria história.
A importância da educação infantil
Houve um tempo, ou ainda há em que visão da família sobre
educação infantil é de apenas algo opcional, ou seja, muitos optavam em
matricular seus filhos em creches ou pré-escolas, apenas com o intuito de terem
mais tempo disponível para executarem suas tarefas do dia-a-dia, por outro lado
também sabemos que somente dez anos atrás é que o ministério da educação com
base na (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Reconhecer
a educação infantil com a base solida da educação de todo individuo. Diante
disso, pais e responsáveis e professores tem um papel fundamental no que diz
respeito a educação infantil, pois essa idéia de que criança só deve ir para
escola apenas para brincar é um estopim. A criança, para que não haja rupturas
em seu desenvolvimento, é notável que
ela deve aprender tudo que lhe é conveniente dentro dos períodos certos
e determinados, então porque deixar para inseri-las no processo escolar apenas
aos sete anos? Quer dizer, agindo assim, algo que era imprescindível aprender
nos primeiros anos de escolaridade, não aconteceram e esses conceitos se
perderam no tempo, queimando etapas de sua vida e conseqüentemente retardando
seu aprendizado.
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.