Íncio

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Poesia - Tema: EU


Poesia 
Tema: Eu

Eu sou assim, uma menina bonita, às vezes um pouco levada gosta de ajudar a pessoas e sempre levo uma gargalhada.
As pessoas que mi cercam sempre costumam dizer, que sou uma criança alegre e gosto de aprender. Sou criança, sou feliz e quando começo brinca, às vezes me acho  chata, pois não quero mais parar. Mas assim sou grata.
Gosto de brinca do cola e também de jogar bola, brinco de amarelinha, mas gosto também de casinha.
Eu sou assim ás vezes acho difícil falar de mim, pois, alguém para se descreve e preciso ter
Muito saber. Mais aqui eu ponho fim, e nesses lindos versos  eu vou avisar que sempre estarei por perto.

Teste de Língua Portuguesa



1.      Coloque o ponto nas frases de acordo com sua entonação.


a.       Onde você mora

b.      Socorro

c.       Maria por favor me ensine a dançar

d.      Quem é você

2.      Construa 1 frase.

a.       Interrogativa:

b.      Declarativa:

c.       Exclamativa:

d.      Imperativa:

e.       Optativa:

SINTESE - CURRICULO COMO INSTRUMENTO DA POLITICA CURRICULAR


O currículo é uma teoria que nos fornecem idéias, sobre o aspecto mais importante na educação.
Ele contribui para identificar os aspectos, social existente e que marca a racionalidade, a tomar consciência do sistema educativo.
Lawtan considera que é difícil se di discutir um currículo, por motivo da sua característica social e cultural que é a realidade significativa.

Plano de Curso Língua Portuguesa 7º ano


Plano de Curso Língua Portuguesa 7º ano 

1º Bimestre:
Gramática.

- Sujeito e predicado (revisão)
- Termos essenciais da oração
- Núcleo do predicado
- Predicativo do sujeito e predicativo do objeto
- Transitividade verbal, adjunto adverbial (revisão)
- Complemento nominal
- Vozes do verbo

- Fonema /S/ (1) – Emprego do ss ou do s e do ç ou c
- Fonema /S/ (2) - Emprego do sc e do xc

Proposta para educação infantil - CONSIDERAÇÕES FINAIS


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se ao final deste que a temática enfocada é relevante, pois constitui um dos assuntos mais abordados ultimamente no âmbito pedagógico de educação infantil. assim, em relação a essa nova proposta de educação infantil, tratar da ludicidade implica remeter-se ao processo de desenvolvimento histórico e social da criança.
Fica esclarecido que não se trata de ver jogos, brinquedos e brincadeiras em ações ligadas somente ao brincar por brincar. Mas perceber toda sua dimensão histórico-social enquanto construção de conhecimentos.
Pode-se dizer que as atividades lúdicas (jogos, brinquedos e brincadeiras) são muito importantes para o desenvolvimento da criança.

Jogos e Brincadeiras: Uma Forma de Educar


jogos e brincadeiras: uma forma de educar

Os jogos e as brincadeiras são de fundamental importância para o desenvolvimento infantil, possibilitando a compreensão das relações reais a partir da ludicidade pela qual os jogos e as brincadeiras são norteadas.
Uma criança é uma criança porque brinca. Brincando, ela começa a entender como as coisas funcionam, o que pode e não pode ser feito, aprende que existe regras que devem ser respeitadas, e principalmente, aprende a perder e a ver que o mundo não acaba por causa disso. Descobre que, se ela perde um jogo hoje, pode ganhar em outro amanha, aprendendo assim, a não ser uma pessoa frustrada diante dos conflitos reais e sociais pelos quais a vida lhe proporcionara no futuro.
As mudanças tecnológicas mudaram as formas de brincadeiras. As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola, pular amarelinha e passaram a jogar videogames e jogos de computador. Tanta mudança gera confusão e expectativas. Diante disso, cabe a escola trabalhar de forma quantiqualitativa os anseios que fazem emergir pela sociedade infantil acerca do que é realmente brincar.

A Brincadeira, o Brinquedo e a Realidade


A brincadeira, o Brinquedo e a Realidade

Alem de ser direito regulamento por lei, o brincar, é para a criança de qualquer parte do mundo, muito importante. Nas brincadeiras a criança desenvolve a criatividade através do faz-de-conta e trabalha o que tem de mais serio, de mais necessário, de mais vital: o crescimento e o desenvolvimento da vida. No capitulo II da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96), em seu artigo 29° diz que: “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança ate seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Dessa forma, faz-se entender que o brincar tem hoje sua importância reconhecida por Lei, e que tanto estudiosos, educadores, organismos governamentais nacionais e internacionais vem abarcando seriamente a cada dia esta realidade que se faz presente no contexto pedagógico brasileiro. A declaração Universal dos Direitos da Criança (aprovada na Assembléia Geral das Nações Unidas em 1959), no artigo 7°, ao lado do direito a educação, enfatiza o direito ao brincar: “toda criança terá direito a brincar e a divertisse, cabendo a sociedade e as autoridades publicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”. Portanto, faz-se necessário que a escola mobilize pessoas proporcione atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil de forma coesa e coerente a realidade e a Lei (LDB) vigente. Assim, propormos resgate de jogos e brincadeiras no espaço escolar.

O Brincar e a Aprendizagem: uma proposta inovadora


O Brincar e a Aprendizagem: uma proposta inovadora

A historia da humanidade revela-nos que a educação formal e não formal, sempre esteve intimamente ligada as praticas sócias, produzidas tanto no âmbito individual quanto coletivo das relações humanas. Expressando-se fundamentalmente como uma práxis social, a educação nunca deixou de referir-se a humanidade como um todo.

No processo evolutivo histórico – social, percebe-se claramente demonstração da  importância dos jogos e brincadeiras na construção da autonomia infantil, uma vez que, a partir da vivencia de atividades lúdicas a criança incorpora praticas reais e dessa forma constrói concepções e entendimentos acerca do ambiente que o cerca.

MODELO DE PLANEJAMENTO BIMESTRAL


PLANEJAMENTO BIMESTRAL

Período __/__/___ a __/___/___      

Área de Conhecimento
Objetivo
Conteúdo
Avaliação
Material de Apoio





Professora
Diretora

Supervisora


PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO


PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO
CRIANÇA:
Mãe?
MÃE:
O que foi meu filho?
CRIANÇA:
Estou com uma vontade de  ir logo a escola.
MÃE:
Eu também  filho. Tomara que você cresça logo para que eu possa me ver livre de você.
CRIANÇA:
Porque mãe? Sempre a senhora diz que está loca pra se ver livre de mim.
MÃE:
Há menino, você não para de fazer bagunça, e só me faz raiva.

Literatura infantil


Literatura infantil
A  arte de contar histórias
Levando em consideração a escolaridade infantil,é de grande importância tomar cuidado ao escolher as histórias a serem contadas .Na verdade,a leitura sempre será o ponto de partida na evolução de qualquer processo educativo dos seres humanos,pois ela tem o poder de suprir todas as necessidades dos indivíduos desde que sejam vista como fonte cultural de prazer para que a mesma evidencie à  criança a partir do contato com a leitura despertar de imaginação,curiosidade,identificação,sencibilidade,comoção,prazer em ouvir,emoção,socialização enfim uma série de fatores que propicie para ambos a força essencial e que esses valores perpassem o campo da neutralidade e possa contagiá-los de apreciação e prazer em ler.
É lendo que a criança aguça o prazer em ler,pois elas,nesse momento interagem com os personagens desenvolvendo o gosto em estar em constante contato com o mundo mágico da literatura.Também é necessário tomar cuidado ao escolher o tipo de leitura a serem trabalhados com  nossos alunos.Dê preferência à aquelas que despertem na criança o interesse em ouvir ,pois na idade infantil,é natural que opte por histórias simplificadas e com poucos textos favorecendo assim melhor compreensão por parte do educando.

O que é Educação Infantil?


O que é Educação Infantil?
       É sabido que ,a educação oferecida nas “escolas” em tempos não tão distantes,eram de forma bastante limitada e ultrapassada.Equipadas somente com quadro negro,cartilhas,carteiras e professores que não tinham suportes teóricos competentes e sem formação adequada a exercerem tais funções e oferecerem um trabalho sem grandes resultados positivos.
     Hoje sabemos que essa realidade ainda existe,mas a cada dia esses lugares estão perdendo espaço.Pois todos os artifícios antes transmitidos por eles ,tais como: caligrafia,método decoreba,cópias,cobertura de pontilhados,tabuada... já quase não estão sendo mais utilizados,até mesmo porque todos os profissionais a cada dia estão se empregando a fazer um curso superior e se profissionalizar para melhor ensinar.

PERSONAGEM: JACÓ, FONTES: BÍBLIA


         PERSONAGEM: JACÓ
           LIMITES: LIVRO DE GENESIS
           FONTES: BÍBLIA

   
1º) O propósito de Deus para jacó foi além do que se pudesse imaginar naquela época. Ainda no ventre de sua mãe jacó já havia sido ungido rei perante os homens e nação junto a Deus, nação esta cheia de bençãos e fé. Não quero aqui julgar as atitudes errôneas de jacó, uma vez que seus caminhos seguiram as vontades divina e quanto a estas somos muito pequenos para fazermos qualquer tipo de julgamento. resta-nos apenas compreendê-las.

2º) Jacó sempre sentiu-se superior a seu irmão Esaú, tanto que lhe comprou os direitos de primogênito e usurpou-lhe também sua bênção em um golpe que aplicara com a ajuda de sua mãe Rebeca. Temendo a ira de seu irmão jacó fugiu para a casa de seu tio Labão.

KARL. MARX. Dicionário do Pensamento Marxista.


KARL. MARX. Dicionário do Pensamento Marxista.

                                                                         1. O materialismo Filosófico compreende.
                                                                         a) Materialismo ontológico.
                                                                          b) Materialismo epistemológico.
                                                                          c) O materialismo pratica.

                                                                          1.2. O materialismo Cientifica.
                                                                          1.3. O materialismo e o idealismo.


Assuntos abordados 

                                                                          2. Materialismo Cientifica
                                                                          2.1. O Materialismo Histórico.

                                                                          3. O Capitalismo.

Introdução

Buscar conhecer o pensamento marxista, o que foi, e quais foram suas problemáticas. Pois o marxismo ate hoje continua a influenciar muitos cientistas que, concordam com a idéia de que para compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.

ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL segundo Vygotsky


A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL segundo Vygotsky

RESUMO

A historia do homem, é formada de acordo com suas características típicas humanas e de seu próprio comportamento. A sua historia de vida depende muito do ambiente em que foi criado, como esse processo, evoluiu durante todo período em que o homem se desenvolveu. Seus modos de perceber, de representar, de explicar e de atuar sobre o meio, seus sentimentos em relação ao mundo, ao outro e a si mesmo, enfim, seu funcionamento psicológico, vão se constituindo nas suas relações sociais.

ABORDAGEM PIAGETIANA


A ABORDAGEM PIAGETIANA
RESUMO
O pensamento de Jean Piaget, era voltado para o modo peculiar que a criança tem de pensar sobre as coisas e de estabelecer relações entre elas. Porém, sempre que a criança se diverte ou fala algo, se observa novos pensamentos e novos comportamentos dessa criança, as atitudes são diferenciadas uma das outras, a forma de agir diante de novos contatos com o mundo. Para Piaget, a genética que refere-seà busca das origens e dos processos de formação do pensamento e do conhecimento e a psicologia genética.
A infância é considerada como um período particular do processo de formação do pensamento, que só se completa na idade adulta. Durante esse período, que começa desde a infância até chegar a fase adulta é necessário que tenha uma observação prévia do desenvolvimento e do conhecimento que o individuo adquire durante todo esse tempo de vida. Já na fase, adulta o comportamento do ser humano é voltado para experiência e conduta de vida social.