Íncio

sábado, 15 de novembro de 2014

Sequencia Didática Pnaic: Área de conhecimento: Matemática

Sequencia Didática

Objetivos gerais e específicos
·         Interpretar e transmitir informações por meio de tabele de gráficos;
·         Desenvolver a capacidade critica e analítica do estudante através da discussão de exercícios e problemas

·         Conteúdos: Tabela e gráficos

·         Metodologia passo a passo


1° Passo
Iniciarei a aula chamando atenção dos alunos para as figuras de frutas. Onde iremos fazer uma pesquisa na turma de quais frutas eles mais gostam.
2° Passo
Construiremos uma tabela para saber quais frutas eles mais gostam. Para essa tabela precisamos dar um nome deste que eles sugestionem.

Eixos estruturantes e objetivos dos Direitos de Aprendizagem para Aprendizagem Matemática na perspectiva do letramento.

Eixos estruturantes e objetivos dos Direitos de Aprendizagem para Aprendizagem Matemática na perspectiva do letramento.
            Alguns pressupostos que orientaram a escrita dos cadernos de formação, de um modo geral, foram adaptados do documento orientador inicial dos “Direitos de Aprendizagem”
      I.        O aluno pode utilizar caminhos próprios na construção do
            conhecimento matemático.
    No ciclo de Alfabetização, a criança pode experimentar situações em que é solicitada, por exemplo, a classificar, a comparar, a medir, a quantificar e a prever.
    II.        O aluno precisa reconhecer e estabelecer relações entre regularidades em diversas situações.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PNAIC: ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
TEMA: LEITURA, ESCRITA
TEMPO ESTIMADO: 1 DIA
INTERFACES: CIÊNCIAS, PORTUGUÊS
OBJETIVOS:
Reconhecer, identificar e interpretar os significados dos números em situações do cotidiano, em código, em localizações e contagem.
Compreender o sentido do texto lido e produzir oralmente e por escrito e sobre ordenar as palavras retiradas do texto “ Lista de compras”.
Relacionar a boa alimentação com a saúde e com as atividades diárias do homem.

CONTEÚDOS
Leitura e escrita ( texto lista de compras).
Produção oral e escrito, ordem alfabética.
Escrita dos números de 1 a 10
Alimentação

Avaliações de Geografia e Filosofia 8° ano

Avaliação de Geografia

01º) A língua mais falada na América Latina é:
a) Inglesa
b) Espanhola
c) Francesa
d) Holandesa
02º) A América Anglo-saxônica é constituída por:
a) França e Bélgica
b) Espanhola e Portugal
c) Canada e Estados Unidos
d) Japão e China

Prova de Matemática 5° ano

1ª) Uma caixa de água está com 713 litros de água. Sabendo que a capacidade da caixa de água e de 6.000 litros, determine em litros  quanto falta para enchê-la. Marque a alternativa correta.
A)     4.200 litros                                  C) 2.600 litros
B)     5.287 litros                                  D) 3.900 litros
2ª) A bicicleta foi inventada em 1816 na Alemanha por D.Von Sanverbronn, enquanto o automóvel só em 1887, também na Alemanha, por Daimer Benz. Qual á a diferença em anos entres os dois inventos? Marque a alternativa correta.
A)     16 anos                       C) 71 anos
B)     60 anos                       D) 80 anos

Historia da Educação Infantil

A historia da educação infantil em nosso país tem de certa forma, acompanhado a historia dessa área no mundo, havendo, e claro características que lhe são próprias. A algum tempo ataras, o atendimento de crianças pequenas longe das mães em instituições como creches praticamente não existia no brasil.
Essa situação vai se modificar um pouco a partir do período da abolição da escravatura no país.
No período precedente á proclamação da Republica, observam-se iniciativas isoladas de proteção á infância, muitas delas orientadas ao combate das altas taxas de mortalidade infantil da época, com a criação de entidades de amparo. A abolição da escravatura no Brasil suscitou, de um lado, novos problemas concernentes ao destino dos filhos de escravos, que já não iriam assumir a condição de seus pais, e, de outro, concorreu para o aumento do abandono de crianças e para a busca de novas soluções para o problema da infância, as quais, na verdade, representam apenas uma arte de varrer o problema para debaixo do tapete: criação de creches, asilos e internatos, visto na época como instituições assemelhadas e destinadas a cuidar das crianças pobres.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DECLARAÇÃO DE NÃO ACUMULAÇÃO VEDADA DE CARGOS PÚBLICOS

DECLARAÇÃO DE NÃO ACUMULAÇÃO VEDADA DE CARGOS PÚBLICOS

Eu, ________________, declaro para fins de posse no cargo ou função de Professor, CONCURSO HOMOLOGADO EM 17 DE DEZEMBRO DE 2013, INSCRIÇÃO N° 105.765 no Município de ______________, Estado do ____________, que não exerço qualquer cargo, emprego, ou função pública junto à administração pública direta, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedade de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas direta ou indiretamente pelo poder público, que seja inacumulável com o cargo ou função  em que tomarei posse, em consonância com os incisos XVI e XVII do art. 37, da Constituição Federal.

DECLARAÇÃO DE NÃO ACUMULO DE CARGO

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

DECLARAÇÃO DE NÃO ACUMULAÇÃO

Eu, ________________, declaro para fins de posse no cargo ou função de Professor Educação Infantil, CONCURSO HOMOLOGADO EM 17 DE DEZEMBRO DE 2013, INSCRIÇÃO N° 105.765 no Município de ______________, Estado do ____________, que EXERÇO LEGALMENTE O CARGO/EMPREGO PÚBLICO DE PROFESSOR (A), SEGUNDO A PORTARIA N° 035/01, LOTADA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE _______________, que seja inacumulável com o cargo ou função  em que tomarei posse, em consonância com os incisos XVI e XVII do art. 37, da Constituição Federal.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MODELO DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÊMIO



R E Q U E R I M E N T O

Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de _______________
Nome do Prefeito______________

 Eu Ana de Sousa, Servidor publico municipal, PROFESSORA sob a matricula n° _____ lotada na Secretaria Municipal de Educação, Portadora do RG n° _________,  reside e domiciliada a Rua _______________, N° 33, Centro, nesta cidade venho muito respeitosamente requerer de vossa EXª a concessão de licença premio de 03 (três) meses, merecido após 7 anos de efetivo exercício de encargo publico. Para garantia de tal beneficio vale-se dos dispostos nas leis: Municipal n° 208/93, art. 102: Lei m° 8112/90, no

Modelo de Relatório de Observação da Escola



Relatório de Observação Na Escola
A instituição de ensino realizamos a pesquisa localiza-se na Endereço___________ n° 07 com o nome da Escola ________________________________-atualmente com 06 salas de aulas 01 secretaria, uma sala de informática, dois banheiro mas no que se refere o publico alvo são alunos do bairro _______________________.
Seu funcionamento com as series iniciais é no turno vespertino e matutino com apenas 25 alunos. A sala que visitamos é 1° ano com a professora ___________ que no momento estava escrevendo atividade escrita uma listagem, pois percebemos que algumas crianças não conseguia tirar do quadro, outras por sua vez conseguia, pois sua grafia é legível, a letra utilizada era de imprensa  com o texto ‘’ o Baile da bicharada´´. Que estava  escrito no cartaz , destacando em fichas algumas palavras do mesmo ,ao perguntar sobre o texto algumas crianças identificaram  as palavras.

Resumo do livro “Uma escola assim, eu quero para mim” do autor Elias José



O livro “Uma escola assim, eu quero para mim” do autor Elias José, trata do relato de uma criança que se chama Rodrigo, que veio da roça para estudar na cidade. Assim como toda criança, Rodrigo chegou a escola todo entusiasmado para viver seus momentos escolares.
Rodrigo primeiramente se deparou com a professora Marisa que o desanimou por criticar seu modo de falar, não procurando saber de onde ele veio e qual sua cultura. Mas logo conhece outra professora que substituiu a professora Marisa por algum tempo, se chamava Celinha e tinha metodologia diferente dos da primeira professora, e fez a criança se sentir capaz de aprender e se interagir como as demais crianças.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Planejamento Anual de Ciências Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)


“No mundo da ciência muitas vezes se escuta um cientista dizer “Esse é um bom pensamento, minha teoria estava errada”, e mudar o enfoque para descobrir coisas novas. No entanto, não me lembro a última vez que um político ou um religioso tenha dito o mesmo.”

                                                                                     (Carl Sagan)


Objetivos gerais da disciplina (PCN)³


         Espera-se que o aluno, durante e após a sua formação através do ensino de Ciências apresente as seguintes capacidades:

Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;

PLANO DE CURSO ANUAL DE CIÊNCIAS 7ª SÉRIE 8° ANO



7ª série 8° ano

1ª UNIDADE

CONTEÚDOS

Origem da vida segundo teorias científicas
· Formação do corpo na fase embrionária
· Fases do desenvolvimento: pré-natal e ciclo vital
· Divisão geral do corpo humano
· Constituição anatômica do nosso organismo
· As células e os tecidos
· Célula, sua constituição e funções vitais
· Estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções
· O microscópio
· Importância dos alimentos

PLANO DE CURSO ANUAL DE CIÊNCIAS 6ª SÉRIE 7° ANO



6ª série 7° ano
 1ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.A energia que vem de longe
Fotossíntese
Funções da clorofila
Absorção de água pelas raízes
Sistema condutor
Respiração
Troca de gases nas plantas
Órgãos de reserva dos vegetais
Outros produtos da fotossíntese
Produção de amido pelas plantas

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS 5ª série 6° ano



CIÊNCIAS
OBJETIVOS GERAIS:
    *            Compreender  a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;
    *            Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
    *            Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

Planejamento Anual de Curso para a Educação Infantil



Ano: Educação Infantil: Jardim III

Professoras:

Introdução

Ter quatro, cinco ou seis anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um "morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.
Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.