Íncio

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Lazer e Recreação - Artigo

1. RESUMO

Alguns autores utilizam as expressões recreação e lazer, como se fossem sinônimos. Para vários autores, recreação e lazer resultam num processo criativo para modificar imaginariamente a velocidade e o presente. É difícil estabelecer se uma atividade recreativa é um lazer. Para classifica-la, é necessário analisar como está atividade será desenvolvida e assim chega a uma conclusão.
Diferença entre lazer e recreação:
Lazer é o estado de espirito em que uma pessoa se encontra instintivamente, dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico, que é a diversão, alegria, entretenimento.
Recreação é o momento ou a circunstancia que o individuo escolhe espontaneamente e através da qual se satisfaz suas vontades e anseios relacionados ao seu lugar.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 4° ANO

 1.      A reação química gasosa que se desprende dos corpos em combustão ou seja fumaça é:
a)      (   ) Fogo                      b) (   ) Líquido                     c) (   ) Nenhuma das alternativas
2.      É uma espécie de depósito no qual são descartadas resíduos sólidos ou lixos, gerado pela atividade humana; Chamamos de:
a)      (   ) Campo agrícola     b)(   ) Represa de água          c) (   ) Aterro sanitário

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS E E. RELIGIOSO 3° e 4° ANO

 1.     Uma pessoa foi atropelada e está caída no meio da rua. O que fazer em primeiro lugar?

a)     (   ) Remover a pessoa para a calçada.
b)    (   ) Anotar a placa ou correr atrás do carro que o atropelou.
c)     (   ) Tentar chamar alguns parentes da vítima.
d)    (   ) Chamar o serviço público de socorro para remover a pessoa para o atendimento médico.

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E ARTE 3° e 4° ANO

1.      Os direitos e deveres do cidadão são determinados por um conjunto de regras e normas, para que possam ser exercidas. Marque as alternativas exatas:
a)      (   ) Código de trânsito                         b) (   ) Código civil
   c) (   ) Todas as alternativas estão corretas         d) (   ) Nenhuma das alternativas estão corretas          
   TEXTO

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 3° BIMESTRE / 9º ANO

Avaliação de Ciências

1ª) Considere as transformações abaixo e classifique as em física ou químicas. 

a)      Amassar um papel.

b)      Fotossíntese realizada pelas plantas

c)      Quebrar um copo de vidro.

d)      Ferver a água

2ª) Observe a tabela:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRADA - Língua portuguesa, Matemática/ Série/ano.4°ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRADA- SDI

OBJETIVOS

Ø  Ampliar a capacidade de leitura como fonte de informação e refletir sobre as diferentes modalidades de leitura.
Ø  Aprender a viver juntos com as semelhanças e diferenças, respeitando o m odo de ser de cada um.
Ø  Conhecer seus direitos e deveres para melhorar sua convivência na sociedade.

MAPA DE CONTEÚDO
(conceituais, procedimentais e atitudinais)
§  Português
Ø  Gênero Literário
Poema autor Ruth Rocha
§  Historia/ Ciências/ Geografia


Ø   Os direitos e deveres das crianças

PROJETO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROJETO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

TEMA: CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA AFRICANA

JUSTIFICATIVA
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, comemorar esta data na escola é trazer para o contexto escolar o debate e a reflexão sobre as diferenças raciais e a importância de cada indivíduo no processo de construção da sociedade brasileira e da comunidade local.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Vídeo Motivacional - Professor & Aluno

Este vídeo é baseado em uma propaganda tailandesa. Todo professor se preocupa com seus alunos, apesar dos professores brasileiros viverem em péssimas condições de salário e respeito dos próprios alunos, eles ainda assim procuram levar o aluno para um futuro profissional.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

AVALIAÇÕES DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE 3° AO 4° ANO

  
ESCOLA: ______________________________________________________________
DATA: ________/_________/__________
NOME: ________________________________________________________________

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

LEIA O TEXTO ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
“ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO E QUE ABRE O PROFUNDO GROTÃO”.
1)           A QUE COMPONENTE DO AMBIENTE O TRECHO DA LETRA DA MÚSICA ACIMA SE REFERE.
(           ) LUZ                         (           ) ÁGUA                      (           ) ESTRELA

2)           ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. A ÁGUA DA CHUVA É:
(           ) SÓLIDA                  (           ) LÍQUIDA                 (           ) GASOSA

3)           ESCREVAONDEENCONTRAMOS ÁGUA NA NATUREZA.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________4) PINTE AS IMAGENS QUE REPRESENTAM INVENÇÕESHUMANAS.
   

PLANO ANUAL DE QUÍMICA 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 3° ANO                     
PROFESSORES:

OBJETIVO

O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.


ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.

PLANO ANUAL DE QUÍMICA 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 2° ANO                     
PROFESSORES:

OBJETIVO

O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.

PLANO ANUAL DE QUÍMICA 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 1° ANO                           
PROFESSORES:

OBJETIVO

            O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
            Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.

Avaliação de Língua Portuguesa

Leia este trecho do conto:
“Tomei minha xicara de café quente e acendi um cigarro, disposto á leitura dos jornais do dia. Mas, ao levantar os olhos para certo lado da vizinhança, dei com os de alguém que me fitava; fiz com a cabeça um cumprimento quase involuntário, e fui deste bem pago, porque recebi outro com os juros de um sorriso; e, ou porque aquele sorriso era fresco e perfumado como a manhã daquele abril, ou porque aquela manhã era alegre e animadora como o sorriso que desabotoou nos lábios da minha vizinha, o certo foi que neste dia escrevi os meus melhores versos e no seguinte conversei a respeito destes com a pessoa que os inspirou.”

English Class - SIMPLE PRESENT TENSE (Presente Simples)

1. USA-SE  O  SIMPLE  PRESENT  OU  PRESENTE SIMPLES PARA EXPRESSAR:
a) um fato, uma situação atual ou uma condição geral. 
Ex: I live in Brasília. (Eu moro em Brasília).
b) uma ação ou acontecimento habitual. Nesse caso, é comum o uso de advérbios de freqüência. 
Ex: I get up at 7 o’clock every day. (Eu levanto às 7 horas todo dia).
c) verdades univesais. 
Ex: Birds fly. (Os pássaros voam). 
d) ações futuras planejadas. Ex: The plane leaves in 20 minutes. (O avião parte em 20 minutos).

terça-feira, 31 de maio de 2016

PROJETO VEM BRINCAR COM A GENTE

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1  Título do Projeto: “VEM BRINCAR COM A GENTE”
1.2  Unidade escolar: Centro de Educação Infantil _________________________
1.3  Direção: Josilene de Almeida Figueiredo Aguiar
1.4  Turno: Matutino      Semestre: 2º     Ano: 201___
1.5  Etapa: Berçário ao Infantil II
1.6  Professoras da Turma: _________________

2     JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, a maioria das crianças, não tem a possibilidade de vivenciar a infância em sua plenitude no que se refere ao brincar, uma vez que várias outras atividades têm ocupado o seu tempo, como: o uso excessivo de jogos eletrônicos, a longa permanência em frente à televisão e a internet, entre outros. Sabemos, no entanto, que, muitas vezes, isso acontece devido às próprias condições de vida em que estas crianças estão inseridas, ou seja, mães e pais que trabalham os dois turnos e não possuem tempo suficiente para conversar, brincar ou oferecer aos seus filhos e filhas a atenção necessária.
Além disso, o estado de violência que vivemos no mundo atual não tem permitido que as crianças brinquem na rua, perdendo assim, a liberdade de poder brincar livremente e aprender brincadeiras que, durante décadas, fizeram parte da vida das crianças, como: bandeirinha, esconde-esconde, boca de forno, brincadeiras que fazem uma criança, realmente, se sentir criança.

PROJETO TODOS CONTRA O AEDES (Dengue, chikungunya e Zica)

JUSTIFICATIVA
Sabe-se  que a  saúde  é  de  suma  importância para  a  vida  o  ser  humano, além  dos  cuidados  que  os  seres humanos  devem ter  para  evitar  doenças, a ciência busca  sempre  meios que  possam  preveni-las. Contudo, o  índice  de  pessoas  infectadas  por  epidemias, cada  vez  mais  está  aumentando nos  dias  atuais,  o  que  muito  preocupa  a  sociedade,  uma  vez  que,  dentre  essas epidemias, destacam-se  a  dengue, a  chikunguya e  zica.
Neste  sentido, é  importante  relatar  que  o  mosquito  Aedes  Aegypti,  é  o  responsável por essas  epidemias,  que  vem  causando sérios  problemas  à  saúde  dos  seres  humanos. Assim,  faz-se  necessário  o  combate  a  esse  mosquito,  pois  o  Brasil, é  um  país  que  apresenta  vários  tipos de  clima,  com  predominância quentes  e úmidos. Essa  característica,  faz  com  que  grande  quantidade  de  insetos como o  do  gênero  Aedes,  possam  proliferar,  causando  doenças.
Diante  desse pressuposto, sentiu-se  a  necessidade  de  sensibilizar  toda a  comunidade  escolar,  no  sentido  de  combater  este  mosquito,  através  do  Projeto Todos  Contra  o  Aedes.

PROJETO “DENGUE: VAMOS ACABAR COM ISSO-DIGA SIM A SAÚDE!”

PROJETO “DENGUE: VAMOS ACABAR COM ISSO-DIGA SIM A SAÚDE!”

PROJETO “DENGUE: VAMOS ACABAR COM ISSO-DIGA SIM A SAÚDE!”

JUSTIFICATIVA: O ano de 2016 começa com aumento dos casos de dengue, em relação a 2015. Tendo em vista a epidemia que assola a cidade do Rio de Janeiro e a necessidade de esclarecimento à população escolar, torna-se de alta relevância este projeto.
OBJETIVOS: Trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes. Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e como consequência a doença.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti;
- Reconhecer os sintomas do dengue, chikungunya e zika;